quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez?


Os primeiros sintomas de gravidez são bem conhecidos pelas pré-mães. Tonturas, enjoos, atraso menstrual, inchaço, dores nas mamas e de cabeça são sinais que costumamos buscar de forma exaustiva ao final do ciclo menstrual. Contudo, nem sempre sabe-se quando esses sintomas podem aparecer e essa é a grande chave para evitar de que a ansiedade faça surgir algum sintoma que na verdade ainda nem teve tempo para ocorrer.

Não há regras


Antes de falarmos quando podemos apresentar os sintomas de gravidez, é importante saber que, embora sejam comuns, os sintomas podem não aparecer da mesma forma e também, dependendo da mulher, em ocasiões diferentes. Toda mulher tem características próprias que fazem com que as regras comuns não sejam a elas aplicadas.

Sentindo a gravidez


Muitas mulheres afirmam que conhecem tão bem seu corpo que souberam bem cedo da gravidez, bem antes do atraso. Contudo, a maioria de nós, meras mortais, teremos que aguardar o atraso para desconfiar que o sonho do positivo pode estar mais perto. 

Acontece que poucas mulheres conseguirão aguardar o atraso sem "bisbilhotar" algum sintoma perdido no meio do caminho. Entender o ciclo ajudará a perceber quando os sintomas são reais ou apenas fruto de um desejo profundo de engravidar.

Afinal quando aparecem os sintomas?


Para saber quando os sintomas vão aparecer, basta conhecer a fisiologia do ciclo menstrual e como ocorre a fecundação. Dessa forma, podemos, por exemplo, saber que um dia após a ovulação é muito cedo para que o corpo dê algum sinal de gravidez. A verdade é que ela ainda nem mesmo aconteceu realmente.

Entendendo cada etapa


O óvulo após ser liberado, tem um tempo de vida de até 24h. Nesse tempo ele fará seu caminho até o útero. Do ovário até o útero, o óvulo fará uma viagem que durará cerca de 4 a 5 dias, podendo chegar a 7 dias. 


Imaginando que uma mulher teve a ovulação ocorreu no 14º dia do ciclo, até que o óvulo chegue ao útero para dar início à nidação, não há como apresentar sintomas como enjoos, tonturas e também ainda não é hora de fazer nenhum teste. Nesse exemplo, a mulher estaria entre o 18º ao 19º dia do ciclo, ou seja, faltando 10 ou 9 dias para a menstruação vir ainda é cedo para os sintomas. Claro que há casos em que o óvulo pode chegar mais cedo, dai os sintomas poderiam aparecer antes, contudo, ainda temos mais um etapa: nidação!

Depois da viagem do óvulo até o útero, enquanto o embrião era formado, é hora do futuro baby fazer seu ninho no útero. A chamada nidação! A implantação pode demorar dias, com duração entre 4 a 7 dias, contudo, pode estar completa com 5 dias após seu início. Como se vê, existe um motivo para que os médicos utilizem a data da última menstruação para determinar o tempo gestacional, já que não há como calcular certinho os dias de duração da fecundação até a nidação. 

Somente após a implantação do embrião é que a produção de hCG começa, e só então, com seus níveis aumentando é que a mulher passará a apresentar sintomas da gravidez. 



Dessa forma, espere pelo menos a semana anterior a data prevista da menstruação para então atentar-se para os sinais de que possam enfim confirmar ter conseguido o positivo. 

Os sintomas podem confundir


Confundir os sintomas de TPM com os de gravidez é muito comum, principalmente para as mães de primeira viagem. Mesmo que você acredite que essa é a sua vez, esperar no mínimo 12 dias após a ovulação é uma maneira de garantir que os níveis de hCG estejam mais concentrados. Controlar a ansiedade e saber que é muito cedo para fazer um teste ou mesmo cogitar a gravidez, com certeza impedirá que a mulher sinta-se angustiada e triste por um negativo, que na verdade pode nem ser um resultado confiável. O ideal é esperar para fazer o teste após alguns dias de atraso. Saiba mais sobre o Teste de Gravidez. Até a próxima!


O que pode alterar o resultado do teste de gravidez?

Barriga Tremendo: será gravidez?


Nenhum comentário:

Postar um comentário