terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Nidação: entendendo um pouco mais

ovulo-utero
Nidação do embrião

Quando estamos a espera da chegada da menstruação, costumamos ficar pensando no que acontece com nosso corpo e quais sintomas podem indicar que enfim o positivo está a caminho. Muitas pré-mães tem dúvidas a respeito de como ocorre e o que é a nidação. Já li muitos depoimentos contando que nunca tiveram essa tal de nidação, mesmo algumas grávidas costumam fazer essa afirmação.

Na verdade, toda mulher grávida ou que já tenha tido uma gravidez teve a nidação. O que muitas não tiveram é um sintoma característico, mas nem sempre observável, do sangramento de nidação.

A palavra nidação tem origem no latim nidus, que significa "ninho”. Então o processo de nidação nada mais é que o embrião fazendo seu ninho no útero. Lugar onde ele ficará fixado e protegido (desejo de toda mãe) até o fim da gestação.

Entendendo o processo


Após a fecundação do óvulo nas trompas de Falópio ocorre uma movimentação do mesmo até o útero. Durante esse processo é que vão ocorrendo as divisões celulares que serão futuramente tecidos e órgãos do bebê. Trata-se de um período onde o ovo fica mais vulnerável, pois o corpo da mãe pode considerar o mesmo um agente nocivo, dessa forma tentará eliminá-lo.

nidacao
Caminho do óvulo da fecundação até o útero

Geralmente, a cada 3 óvulos fecundados que percorrem este caminho, somente 1 consegue chegar ao útero para a nidação. Vencida essa etapa ao chegar lá, o embrião "se afunda" no endométrio (parede que reveste o útero) fixando-se no mesmo.

O sistema da mãe faz uma verificação natural a fim de preservar apenas o embrião mais viável. Dessa forma, durante o processo que o embrião encaminha-se até o útero, o organismo confere se existe alguma má formação celular, e em caso positivo, interrompe o processo para que haja expulsão natural do ovo, é o caso da gravidez anembrionária.

O endométrio necessita estar apto a receber o embrião de forma segura. Se a parede do útero estiver fina demais, o embrião não conseguirá se fixar e poderá ocorrer o abortamento do mesmo. Assim sendo, um endométrio viável terá cerca de 7mm a 15mm e será constituído de 3 camadas.

slide_6
Nidação detalhada

Processo de Nidação


Dias após a fecundação, o ovo, com as células ainda em multiplicação, faz sua descida ao útero e começa a procurar um lugar para se fixar. Nessa altura, um hormônio ovariano, a progesterona, já terá preparado o endométrio para alimentar o ovo, mediante suprimento adicional de glicogênio e outras substâncias nutritivas. Sem isso, dificilmente o embrião "vinga". Acontece às vezes de o óvulo fecundado acomodar-se na mucosa da trompa, e não na do útero. Ou mesmo, em casos raríssimos, em alças intestinais e outras mucosas. São casos patológicos (gravidez ectópica), em geral muito graves, por ameaçarem a vida da mãe. 

Normalmente, dentro do útero, o ovo se transforma numa bolha sólida cheia de liquido. Por dentro desse globo, num dos pólos, aglomera-se um tipo especial de células, numa protuberância interna do tamanho de uma cabeça de fósforo. O ovo agora se chama blastocisto (blasto = que vai gerar algo; cisto = cavidade). Mais tarde, a parede do blastocisto, chamada trofoblasto, irá dar origem à placenta. 

A massa polar de células dará origem ao embrião. Quando o blastocisto finalmente faz contato com o endométrio, as células do trofoblasto atacam vigorosamente as células endometriais e as vão destruindo. Os elementos constituintes das células do endométrio servem para alimentar o blastocisto nesse estágio, que ataca tudo vorazmente, inclusive microscópicos vasos capilares da região. E o sangue da mãe começa a alimentar o filho. O rompimento dos vasos, devido ao processo de nidação, forma lagunas de sangue que alimentam o blastocisto. O endométrio começa a transformar-se, num processo que se irradia circularmente do ponto em que o trofoblasto ataca, em geral a região mais alta do útero, mas nem sempre.
Em torno do sétimo ao décimo dia após a fecundação o blastocisto fixa-se ao endométrio (momento culminante da nidação) e, finalmente, entra em contato com a mãe. Após a fixação do blastocisto, começa a formar-se o embrião, que toma esse nome três semanas depois.

O endométrio na nidação


O endométrio recobre o blastocisto e forma em torno dele uma cápsula de tecido modificado. A modificação do endométrio chama-se reação decidual, porque o tecido endometrial se transforma em decídua ("que desce", ou cai), a ser expulsa no parto. A cápsula vai crescendo, dentro do útero, com o embrião dentro dela. É importante notar, portanto, que o embrião não se desenvolve dentro da cavidade normal do útero, mas dentro de uma cápsula hermética que, ao crescer, acaba por ocupar toda a cavidade uterina e dilatá-la. A razão disso é a necessidade de proteger o embrião ou feto contra qualquer contato direto com o exterior. Isso não aconteceria se o processo decorresse dentro da cavidade normal, que se comunica com a vagina através do canal do colo do útero.
O endométrio transforma-se em três tipos de decídua: a parietal que é a que continua a revestir internamente o útero nas partes ainda não atingidas pela cápsula onde se aloja o embrião; a decídua capsular, que envolve a cápsula; e a decídua basal (de base), que fica por baixo dela. O trofoblasto primitivo regride na decídua capsular e forma uma camada lisa por baixo dela, o cório careca. Junto à decídua basal, o trofoblasto se transforma em cório frondoso, de onde se originará a parte fetal da placenta. A decídua basal, par baixo do cório frondoso, dará origem à parte materna da placenta.
O âmnio é uma cavidade que existe primitivamente junto ao dorso do embrião, por baixo do trofoblasto. Ao crescer, acaba por envolver totalmente o embrião e, quando adere ao cório careca, que o reveste, forma a parede do saco córioamniótico, conhecido popularmente como bolsa d'água, que em geral se rompe na iminência do parto. A cápsula recoberta pela decídua parietal vai crescendo e ocupando uma porção cada vez maior da cavidade uterina, mas levará muitas semanas até ocupá-la totalmente.
Um aspecto importante de todo o processo de nidação é que o embrião está a salvo de contrações uterinas que poderiam resultar do ataque ao endométrio. O que o protege contra os movimentos, que poderiam expulsá-lo, é a ação da progesterona, secretada pelo corpo lúteo, a principio, e pela placenta depois. A progesterona inibe a contração das fibras musculares uterinas e contribui assim para maior segurança da gravidez.

Quanto tempo leva para ocorrer a nidação?


Não se pode determinar uma data certa para que haja a nidação. É um processo que irá varia de mulher para mulher, bem como o tempo em que houve a ovulação e a fecundação. Da fecundação até a nidação, leva-se cerca de 5 a 12 dias. Ou seja, essa viagem das trompas até o útero não é imediata. Algumas mulheres imaginam, equivocadamente, que ovulou num dia e no outro dia o embrião já estaria se fixando no útero, em média, o prazo para isso ocorrer é cerca de 7 dias. A implantação completa do embrião pode levar em torno de 13 dias. De modo geral, o processo todo levaria de 4 a 15 dias.

Somente após a nidação é que o corpo passa a produzir  HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana), que é o hormônio que os exames de farmácia e de sangue (beta hCG) detectam para confirmar a gravidez. O nível de hCG no corpo da mãe aumenta diariamente, sendo que dobra de valor a cada 48h. Isso facilita para determinar o tempo de gestação com base na concentração do mesmo. Geralmente, seu valor passa a ser detectável no mesmo período em que haveria o ciclo menstrual.

Sintomas de nidação


Nem sempre é possível de observar que houve a nidação. Em algumas mulheres, esse processo passa despercebido. Contudo, em se tratando de pré-mãe, costumamos estar mais atentas às mudanças do nosso corpo, isso pode ajudar a identificar que há um bebê no forninho.

Sangramento: durante o processo de fixação do embrião ao útero, uma veia pode ser atingida, dessa forma, um pouco de sangue pode se apresentar, nos fazendo confundir com o período menstrual, já que ocorre em média no mesmo período em que deveria vir a menstruação. Algumas vezes, pode ocorrer esse pequeno sangramento uns dias antes do que seria normalmente o ciclo. Nem todas as mães verão esse sangramento, já que o processo pode ser silencioso, sem que haja qualquer indicação que esteja ocorrendo.

Algumas pessoas descrevem esse sangramento como sendo em quantidade pequena, outras de pequena a moderada, mas sempre menor fluxo que o normal. Pode ter coloração marrom clara ou café, mas há casos, em que se apresentou rosado ou mesmo uma gota vermelha, podendo ser aguado ou em meio ao muco cervical. Costuma ser rápido e durar até 3 dias.

alivio-da-colica-1Cólicas: esse é outro sintoma que nos faz duvidar de que o positivo tenha chegado. Nem sempre elas indicarão que houve ou está havendo nidação, principalmente por ser uma característica muito comum às vésperas do aparecimento da menstruação.  Ocorre devido a preparação do útero para o crescimento uterino, os músculos do útero se esticam para acomodar melhor o embrião.


remc3a9dio-caseiro-para-cc3b3licas-de-fc3adgadoPontadas e dor no baixo ventre: é uma leve dor na parte baixa do ventre, que podem ou não serem acompanhadas de pontadas ou fisgadas no útero. Costuma ser leve, mas pode se apresentar de forma mais forte. No geral, é uma dor suportável.




Quando posso fazer o teste de gravidez?


dificuldade-em-engravidarComo não há datas específicas para determinar a nidação, não há um período certo antes do atraso menstrual. Caso haja a suspeita de que houve nidação, deve-se esperar pelo menos uns 13 dias após o evento para que a presença de hCG seja detectável na urina ou no sangue.

Lembre-se que cada mulher tem suas particularidades, ainda que uma mulher tenha conseguido seu teste positivo mesmo antes do atraso, não significa que seu corpo reagirá igual. Da mesma forma, caso tenha suspeitado de nidação mas o teste não positivou e ainda continua com sintomas, aguarde uns dias para que, caso esteja grávida, o nível de hCG aumente no corpo.

O importante é não desanimar, mesmo que você ainda não tenha conseguido seu positivo. Lembre-se que muitas mulheres também estão aguardando a chegada da cegonha e que talvez a bendita esteja apenas procurando seu endereço. Não perca a fé... O seu bebê vai chegar. Até a próxima.






42 comentários:

  1. Parabéns, essa foi a melhor explicação sobre nidação que li...e olha que eu não me cansou de pesquisar sobre esse tipo de assunto.
    BJo e obg.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a explicaçao...ontem tive isso pensei q fosse menstruaçao mas NAO desceu ainda ...torçam por mim...aguardando o sonhado positivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na torcida flor! Depois conte pra gente!

      Excluir
    2. Também tive um sangramento hontem achei que era mentruada mas hoje não sujou o absorvente só uma mancha marron,so aguardando será que foi nidação?

      Excluir
    3. Espere uns 4 dias e se não aumentar o fluxo então faça um teste. Boa sorte ☺️

      Excluir
  3. Parabéns pela ótima explicação! Até que enfim consegui entender o processo da nidacao! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tive um pouco de sangramento faz dois dias e hoje já não veio mais, seios inchados e doloridos, pode ser gravidez? A cor era meio cor de todynho , estou confusa.

    ResponderExcluir
  5. Excelente exposição sobre a nidaçao. Parabéns Pam!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia.coloquei DIU de cobre a 5 anos, que foi a uando meu filho nasceu, mais nos últimos 2 anos com a correria acabei sem fazer a manutenção semestral. Mantenho relações constantes com meu marido, sem proteção, minha M sempre vem certinha todo dia 01 e vai até dia 06 ou 07. Acontece que dia 19 vi que tinha uma manchinha clarinha na calcinha e coloquei absorvente mais sujou muito pouquinho e agora parou. Pode ser gravidez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é avaliar junto com o médico, já que com o passar do tempo o método pode ser ineficaz para prevenir a gravidez. Boa sorte!

      Excluir
  7. Li e adorei a explicação, hoje vi meu absorvente diário e vivemos a cor rosada bem pequena e como estamos querendo muito um Baby, resolvi pesquisar...Agradeço..

    ResponderExcluir
  8. Boa sorte, amada! Daqui a uns dias já pode fazer um teste... Depois conta pra gente o resultado. 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê adorei a matéria mais preciso de uma ajuda minha menstruação veio dia 21/05 e no dia 18 e 19/06 me veio um líquido branco igual hidratante e minha menstruação atraso 5 dias e ontem quando fui me limpar me saiu algo rosado e depois meio caramelo e hj de manhã sangue aguado e continua bem pouco oq poderia ser não entendo

      Excluir
    2. O melhor é fazer um teste de gravidez flor! Pode ser um problema hormonal que esteja evitando que a menstruação venha normalmente mas também pode ser ameaça de aborto, muito comum no início da gravidez. Apenas com exames pode-se saber do que se trata.

      Excluir
  9. Oi minha menstruaçao era pra ter descido dia 30/08 atrasou cinco dias, e hj dia 05/09 pela manha começou a descer um sangue meio rosado e estou com colica pode ser nidiçao? Pq estou tentando engravidar ou o q pode ser me ajude por favor. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente a nidação acontece até a data prevista para a menstruação a menos que tenha ovulado mais tarde. Aguarde uns 3-4 dias e se não houver aumento do fluxo faça um teste de gravidez. Boa sorte!

      Excluir
  10. Amei a explicação!! Foi a melhor de todas que li parabéns!!!
    Na segunda feira dia 6/11 saiu ao me limpar um risco de sangue e deu umas fisgadas até pensei que minha menstruação tivesse adiantando coloquei absorvente e fui dormi na terça feira já não tinha nadaaaaa. Minha M está prevista para o dia 13/11 será que foi a nidação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, flor. Quanto à sua dúvida, depende de quando iniciou seu ciclo (1o dia da menstruação). Caso tenha passado uns 7 dias da ovulação, pode ser que seja nidação mas se não tem certeza quanto a ovulação, pode ser uma ovulação tardia com sangramento de ovulação. Em caso de chegar a data da m e não vir nada, faça um teste. Boa sorte!

      Excluir
  11. Estou na mesma situação do post tive a nidação com muco elastico na cor caramelo e vindo uma borrinha de café e depois 3 dias uns pingos de sangue somente quando vou no banheiro tive relação em todo período estou esperando cessar pra fazer o teste queria muito a gravidez será que estou gravida? ☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de 4 dias da suposta nidação já pode tentar um teste. Boa sorte!

      Excluir
  12. Oi tive um pequeno sangramento no dia 20 de dezembro e tive coloca também será que foi nidação me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser flor... Faça um teste de gravidez pra confirmar. Boa sorte!

      Excluir
  13. Boa tarde no mês de janeiro dia 11 veio pouco só quanto fazia xixi depois três dias ficaram fortes aí comecei a fazer tratamento com uxi amarelo e unha de gato por 7 dias brinquei muito no antes e depois do periodo fertil só que agora não desceu no dia 17 de fevereiro desceu sangue rosado e parou estou com umas fisgadas que pode ser á mestruacao vindo ou estou gravida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, teria que esperar uns dias pra confirmar se não é a m vindo. Caso passe uma semana e nada mudar faça um teste. Boa sorte 🍀

      Excluir
  14. Minha nossa tirou todas as minhas dúvidas numa só matéria! Olha que passo o dia inteiro pesquisando! Encontrar isso foi mesmo que tirar na mega sena da vida! Obrigada minha flor por suas explicações tão detalhadas sobre tudo! Que Deus te abençoe. Estou no 9° dia pós ovulaçao, vou aguardar até o 15° pra fazer o teste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha flor! Fico muito feliz por poder ajudar! Deus abençoe sua vida e venha nos contar do positivo! Grande abraço 😘

      Excluir
  15. Ola estou tentando engravidar gostaria de saber pq minha mestruacao veio no primeiro dia uma cor tipo marrom no 2 dia somente quando fazia xixi e limpava e agora n tem muito fluxo nem suja muito o absorvente mas no papel suja bastante o q pode ser mi.ajudem

    ResponderExcluir
  16. Parabéns. Perfeita a explicação. Conseguir tirar as minhas dúvidas. Eu estou tentando engravidar. Tive um aborto a dois meses e meio, mas já tô tentando engravidar novamente. Dia 4 de setembro veio a M e desde ontem tô tendo um corrimento marrom será q foi
    de nidação ou é monstra querendo descer? Ansiosa pelo positivo

    ResponderExcluir
  17. Parabéns. Perfeita a explicação. Conseguir tirar as minhas dúvidas. Eu estou tentando engravidar. Tive um aborto a dois meses e meio, mas já tô tentando engravidar novamente. Dia 4 de setembro veio a M e desde ontem tô tendo um corrimento marrom será q foi
    de nidação ou é monstra querendo descer? Ansiosa pelo positivo

    ResponderExcluir
  18. Hoje 26 eu tive um muco com sangue faltando uns três a 4 dias para mestrusar será nidação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde de três a quatro dias e faça um teste de gravidez. Boa sorte 👍🏻

      Excluir
  19. Boa noite, no dia 6 tive um corrimento parecido com o da foto e hoje tive novamente, pode ser a nidação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, depende do período do ciclo que vc esteja. Se estiver perto da data prevista para sua menstruação pode ser nidação. Aguarde 4 dias e se o fluxo não aumentar faça um teste de gravidez. Boa sorte.

      Excluir
  20. Oi eu faz 2 Mes Que a naum desse pra mim e ta saindo esse negocio amaron

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde uns 4 dias e se não houver aumento no fluxo faça um teste de gravidez. Caso negativo veja com um médico pois pode ser desequilíbrio hormonal. Boa sorte.

      Excluir
  21. Melhor explicação sobre nidação , tive esse pequeno sangramento marrom e depois fio de sangue clarinho, esperando a menstruação atrasar para fazer o teste.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite , minha menstruação desceu no mês de junho e agora desceu um corrimento com uma cor diferente e sinto um pouco de cólica oque possa ser ?

    ResponderExcluir