quinta-feira, 20 de julho de 2017

Grávidas com testes negativos: por que acontece?


Quem nunca ouviu uma história de alguém que fez o teste de gravidez e apesar de estar grávida o resultado foi negativo? Muitos especialistas explicam essa situação como sendo em casos em que o exame é feito muito cedo e por isso o resultado foi negativo, pois não foi possível detectar o hCG por estar muito baixo no organismo. Mas e quando a mulher está com mais tempo de gestação e ainda assim os testes são negativos? Há uma explicação para isso? Sim! Conheça a explicação do porquê que alguns exames irão dar resultados negativos mesmo depois de um tempo de gestação.


A primeira explicação para o resultado falso negativo


Os testes de gravidez tanto na urina quanto no sangue (tecnicamente referidos como soro) são baseados na detecção de gonadotrofina coriônica humana (hCG). Há sempre um tempo de atraso entre a concepção e a produção de hCG, por isso, não importa o teste que você usa, é possível que a gravidez seja muito cedo para ser detectada. Os testes de urina geralmente se tornam positivos cerca de 12 dias após a concepção (a sensibilidade varia de acordo com a marca), quando a concentração de hCG na urina atinge um certo limiar. Portanto, qualquer teste de gravidez na urina feito muito logo após a concepção pode dar um resultado falso negativo porque o nível de hCG não será suficientemente alto para se registrar. Mas existem outras situações em que o resultado do teste também pode ser um falso negativo, como se a urina é tão diluída que o hCG não está concentrado o suficiente para se registrar. Conheça neste post outros fatores que podem alterar o resultado do teste de gravidez.

O efeito gancho pode resultar em falso negativo


Existem casos em que a mulher pode ter um teste de gravidez de urina falso negativo, porque há muito hCG ou uma variante de hCG na amostra (estranho, certo?). Em essência, o hCG inunda e cobre a parte que reage do teste, deixando nenhuma parte disponível para se ligar ao papel onde os resultados são exibidos. Isso é conhecido como efeito de gancho. Quando os níveis hormonais são extremamente altos, ocorre saturação na ligação de anticorpos, o que pode produzir uma leitura falsamente baixa. Observe a imagem abaixo:



De forma simples, para entendermos o efeito gancho, tenha em mente que temos o anticorpo de captura, que irá determinar a quantidade hormonal capturada. Em seguida temos o hormônio hCG que terá a quantidade determinada em conjunto com os anticorpos de sinais, formando os "sanduíches". Num exame com concentração normal, os hormônios irão se unir a alguns anticorpos de captura juntamente com os anticorpos de sinais formando os sanduíches. Olhando para a primeira figura, vemos que há um número elevado de "sanduíches", resultando assim num resultado POSITIVO pela alta concentração de hCG capturada. Na segunda imagem, o número hormonal é extremamente maior, se ligando aos anticorpos de sinais e fazendo com que quase não sobrasse deles para se unir com os anticorpos de captura. Assim, apenas um anticorpo de captura foi formado o sanduíche, de forma que observando, será um resultado baixo ou NEGATIVO, mesmo com o alto nível hormonal. Embora nesse último caso houvesse muitos anticorpos de captura, o número de anticorpos de sinal era menor que os hormônios, não sendo possível a formação de "sanduíches" suficientes para a interpretação dos resultados. 

E quanto aos testes de hCG de sangue? 


Estes são mais precisos do que os testes de urina, mas ainda há espaço para erros dependendo do tipo de teste selecionado. A maioria dos laboratórios oferece testes de hCG séricos qualitativos e quantitativos. Embora o teste qualitativo de hCG sérico seja mais sensível do que o teste de urina, porque também possui um limiar, também está sujeito aos mesmos problemas de diagnóstico errado se a concentração do hCG não for alta o suficiente para atingir o limiar.

O teste quantitativo de hCG sérico é o teste mais sensível e geralmente pode detectar a gravidez dentro de uma semana de concepção. É o padrão-ouro para testes de gravidez. É importante notar que os testes de gravidez séricos qualitativos podem ocasionalmente ter os mesmos problemas de diagnóstico errôneo do que os testes de gravidez na urina quando os níveis de hCG são muito altos, mas este é um problema muito mais raro e não vi nenhum relatório confirmado sobre isso acontecendo com o teste quantitativo de hCG.

Então, o que fazer se você tiver um teste de gravidez na urina negativo, mas 
ainda está desconfiada que possa estar grávida? 

Suas opções são basicamente:
1) Espere por semana e repita o teste; 
2) Obter um teste quantitativo de gravidez de sangue; 
3) Fazer um exame de ultrassom. 

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário