quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Beta HCG - Qualitativo e Quantitativo


Para muitas mulheres, segurar a ansiedade enquanto espera a menstruação atrasar não é nada fácil. Tenta-se observar todo e qualquer sintoma que possa indicar se é a hora de fazer um teste de gravidez. Algumas mulheres irão recorrer logo ao teste de gravidez de farmácia, mas para outras, ainda fica um pouco de dúvida. Nesse momento é a hora de buscar um exame mais confiável: o exame de sangue, o conhecido Beta hCG. É o momento de descobrir se o bebê está a caminho.

O que é hCG?


A gonadotrofina coriônica humana, ou hCG, é o conhecido hormônio da gravidez, já que a sua presença em altos níveis pode ser um importante índice de que houve fecundação.

O hCG é um hormônio protéico produzido pela placenta e células trofoblásticas, composto de subunidades alfa e beta. A subunidade alfa está presente em outros hormônios, enquanto que a beta está presente exclusivamente no hCG. 

O que é beta hCG?


É um exame de sangue muito utilizado para se obter a confirmação de uma possível gravidez. Também pode ser uma opção para o diagnóstico de certas doenças nos testículos, monitoramento de inseminação artificial ou fertilização em vitro, diagnóstico e monitoramento de tumores trofoblásticos gestacionais, teste de triagem pré-natal para síndrome de Down, diagnóstico de gravidez ectópica na diferenciação de outras causas de dor aguda abdominal e  diagnóstico e acompanhamento de aborto espontâneo.


Função do beta hGC


A função desse hormônio é equilibrar os hormônios progesterona e estrogênio, para que ao atingir a hipófise, a produção de outros hormônios que estejam ligados à ovulação possam ser cessados no organismo. Dessa forma, o ciclo da mulher é suspendido, ou seja, caso haja uma gravidez em curso, o hCG irá impedir que a mulher ovule, de forma que não seja possível iniciar outra gravidez com uma já em progresso.

A secreção de hCG serve para estimular a produção de progesterona pelo corpo lúteo, na fase inicial da gravidez, sendo fundamental para o desenvolvimento do processo.

Quando a progesterona é gerada o útero fica com seus vasos sanguíneos e com os capilares mais revestidos e fortificados, de forma a aguentar o crescimento do feto. Logo após a concepção é o próprio feto quem produz o hCG. Mais tarde este hormônio passa a ser produzido por uma parte da placenta que recebe o nome de sinciciotrofoblasto. (Conheça mais sobre a Placenta!)

O hCG atua como protetor do feto pois vai afastando células imunizárias da mãe, ou seja, não permite que o corpo da mãe considere o feto como um intruso que necessita ser eliminado.

Como é medido o hCG?


O beta hCG é um exame simples de sangue que possui o intuito de verificar a presença da gonadotrofina coriônica humana na mulher. A coleta de material pode ser feita em qualquer laboratório de análises. O procedimento é rápido e não costuma provocar efeitos colaterais. Para o dia do exame não é preciso fazer qualquer tipo de preparativo, nem mesmo jejum.

Existem dois tipos de exames de beta hCG: qualitativo e quantitativo. O qualitativo apenas indica se há ou não presença do hormônio no sangue, onde o resultado costuma ser apresentado como POSITIVO ou NEGATIVO, ou ainda REAGENTE ou NÃO REAGENTE, enquanto o quantitativo revela o valor encontrado na amostra em valores por mUI/mL.

Com o aprimoramento das técnicas quantitativas do mercado, é possível a detecção de hCG em cerca de 1-4 dias após a fertilização, o que permite um diagnóstico da condição antes mesmo do atraso menstrual. As concentrações de hCG praticamente dobram a cada 48 horas durante uma gestação inicial normal, até em torno da 6ª semana, quando seus níveis começam a decrescer lentamente.

Com a finalidade da determinação da gravidez, níveis acima de 30 mUI/mL são associados a processos gestacionais, ou seja, são considerados positivos. Níveis inferiores a este valor podem estar associados a processos gestacionais muito recentes, a ponto de não haver hCG suficiente para o estabelecimento do diagnóstico (especialmente antes do atraso menstrual).

No período em que as concentrações de hCG começam a diminuir, a placenta está suficientemente desenvolvida para produzir quantidade suficiente de progesterona, para manter o endométrio e permitir que a gestação continue.


Quando fazer o exame para obter resultados confiáveis?


O nível de beta hCG no sangue, indicativo de gravidez, é atingido de 7 a 10 dias após a fecundação.

O período fértil da mulher é no meio do ciclo menstrual – entre o 11º ao 17º dia – (considerando-se mulheres com ciclo regular de 28 dias). Essas variações biológicas no período fértil podem somar até 7 dias. Assim, resultados mais confiáveis somente podem ser obtidos após 14 dias da fecundação. Portanto, resultados negativos obtidos antes desse período ou em mulheres com ciclos irregulares devem ser confirmados com novos exames. Resultados positivos nos primeiros dias de gravidez devem ser confirmados pela evolução clínica, uma vez que podem ocorrer abortos espontâneos e imperceptíveis nesta fase da gestação. 


Avaliando os resultados


A observação de um padrão crescente da concentração do hormônio pode ser facilmente associada à gravidez. A mesma lógica segue o diagnóstico de aborto espontâneo; em determinações seriadas durante as primeiras semanas gestacionais, a concentração sérica do hormônio encontra-se decrescente. A determinação quantitativa do hCG no segundo trimestre da gravidez pode ser utilizada como marcador de risco para o desenvolvimento de síndrome de Down (realizada em associação com alfafetoproteína), embora esta modalidade seja discutível e sujeita a uma série de interferentes. Valores aumentados: tumores gestacionais trofoblásticos benignos ou malignos (coriocarcinoma, carcinoma embrional, mola hidatiforme, mola parcial, etc.), outros tumores (especialmente tumores testiculares). 

Resultados falso-positivos: uso de medicamentos (pregnil, por exemplo), em estados pós-orquiectomia (secundário à diminuição de testosterona), usuários de maconha. Em mulheres grávidas, valores inesperadamente diminuídos de beta hCG podem estar associados a gestações ectópicas.


A importância do laboratório


Em termos gerais, alterações nos valores do Beta hCG quantitativo indicam que começou a implantação do embrião, basicamente que se iniciou uma gravidez. Se o laboratório tiver uma boa precisão, é possível ter valores já desde 3 mUI indicando que se iniciou a implantação. Porém em alguns laboratórios a precisão é acima de 5 mUI, e em outros apenas acima de 25 mUI. Nestes dois últimos casos, os valores acima do limite mais baixo de precisão já podem indicar um início de gravidez.



Contudo, o início da implantação do embrião ainda requer uma certa atenção, já que é relativamente comum gestações que apenas se iniciam, mas que não progridem, são chamadas de Gravidez Química. Por isso os médicos costumam pedir para esperar um atraso de 10 dias antes de fazer o exame.

Eu posso estar grávida e ter um resultado negativo? 


Sim. Cada mulher é única e da mesma forma, cada gravidez é única. Embora possa se detectar o hCG com alguns dias após a fecundação, nem todas conseguirão ter esse resultado muito cedo. Isso se deve a vários fatores como baixa concentração de hCG no sangue ou mesmo uma implantação mais lenta. Muitas mulheres têm um resultado positivo alguns dias antes do atraso e muitas outras recebem um resultado negativo mesmo depois do atraso. Da mesma forma que duas mulheres com o mesmo tempo de gestação podem receber o resultado do exame beta hCG com valores bem diferentes, sem que isso indique um problema na gravidez de uma delas. 

Caso desconfie de uma gravidez e mesmo com resultado negativo, o melhor é procurar o médico para que sejam feitos outros exames que possam ajudar a confirmar a gravidez. E caso tenha um resultado positivo, procure um médico o quanto antes para iniciar o pré-natal. Até a próxima!






13 comentários:

  1. Olá... Estava esperando minha menstruação dia 19/09, não veio, quinta-feira dia 21/09, diz um teste de farmácia e a segunda linha apareceu muito fraquinha, diz um beta hcg e o resultado deu como reagente. Na sexta-feira dia 22/09, fiz um quantitativo em outro laboratório, e o resultado foi 18,05. A referência deles é 25. Ontem dia 23/09, tive um leve sangramento ao urinar notei um sangue vermelho claro, quase rosa,sem fluxo, somente ao me limpar. Hoje dia 24/09 realizei outro teste de farmácia e novamente a linha mal aparece. Minha dúvida: será que o teste deu somente como reagente pois estou muito no início, e esse sangramento pode ter sido a implantação? Pretendo repetir o quantitativo na próxima sexta-feira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente o processo de implantação ainda está ocorrendo. Faça novo beta quantitativo para acompanhar a evolução. Parabéns pelo bb!!!

      Excluir
  2. Olá,

    No dia 30 de Janeiro fiz o teste Beta Qualitativo - positivo e Quantitativo 474 mUl/mL, entretanto hoje dia 14 notei um sangramento como se fosse a menstruação.
    Tento em conta que vi o meu período no dia 15 de Janeiro. o que pode estar a acontecer?
    Sera que o resultado do meu teste de gravidez era falso?

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é procurar um médico pois pode ser ameaça de aborto. Não há falso positivo quanto ao valor do seu teste. Boa sorte 🍀

      Excluir
  3. Boa tarde! Estou com minha menstruação 12 dias em atraso, quando fiz 9 dias de atraso, diz um exame de sangue BHCG,deu negativo, estou fazendo uso de Orlistate.. pode haver alguma interferência no exame? Tipo "falso negativo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, flor. Não há interferências de medicamentos no resultado do beta a menos que se faca uso de medicamentos que contenha hcg na fórmula. O melhor é conversar com um médico para investigar o motivo do atraso.

      Excluir
  4. Bom dia! É normal o beta hcg aumentar e não dobrar?

    ResponderExcluir
  5. Me indicaria fazer um teste de farmácia?

    ResponderExcluir
  6. Me indicaria fazer um teste de farmácia?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde ainda não estou atrasada mais faço uso de rivotrRi 2 MG e topiramato e tenho quase certeza que engravidei se eu fizer um teste de farmácia vai dar resultado negativo por conta dos remédios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas remédios que contenham hcg podem afetar o resultado dos testes.

      Excluir
  8. Desceu pra mim 2 dias é no 3 dia só veio de manhã só usei 3 absorventes desceu muito pouco um vermelho quase água e gotas no 3 dia enfiei um contonete saio marrom e hoje no 4 dia fui ao banheiro só na hora de limpar sujou o papel bem pouco posso estar grávida devo fazer o teste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, qualquer dúvida em relação à estar ou não grávida deve ser tirada com o teste de gravidez. Boa sorte!

      Excluir