sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

O que pode alterar o resultado do teste de gravidez?


Quem nunca teve dúvidas após fazer um teste de gravidez? Principalmente os de farmácia que dependem de muitos fatores para que seja confiável. Embora muitos profissionais, fabricantes de testes e alguns médicos digam que é improvável um teste de gravidez dar um resultado errôneo, é muito fácil encontrar pessoas cujo exame não deu certo, seja dando positivo ou negativo. Afinal, há alguma doença ou medicamento que interfira no resultado? A seguir doenças e medicamentos que podem interferir no teste.

Exame de farmácia 



O teste de farmácia embora muito usado não é 100% eficiente.

Para saber se está grávida ou não é preciso checar as taxas do hormônio Beta hCG, isso por que, esse hormônio é produzido  durante a gestação para não permitir que o ovário desidrate, é muito importante também, na manutenção de progesterona, que durante a maturação do feto sofre baixas substanciais.


Teste de Farmácia x Teste de Sangue 




O teste de farmácia não é o mais eficiente dos métodos, contudo, é o mais usado, isso por que lhe dá privacidade, além de ser fácil e rápido de executar. O problema do diagnóstico desse método é que ele é varia de acordo com o nível da taxa de hCG no corpo e por isso, as vezes a erros. A maioria das mulheres que já usaram recomenda que se faça o teste duas a três vezes em dias dispares, aumentando as chances de acerto do produto.

O exame de sangue é o mais indicado para quem quer ter certeza, sendo que é quase impossível que este de errado, pois, este faz um balanço total da concentração de hCG no organismo não importando o  período. Entenda melhor como funciona o exame de Beta hCG.

Remédios podem alterar o teste de gravidez?


O que ocorre é que alguns medicamentos podem esconder a o verdadeiro resultado de um exame de gravidez. Medicamentos como tranquilizantes, hipnóticos,  anticonvulsivo e para tratamento de Parkinson podem causar erros nos resultados. Algumas drogas, infecções urinarias, excesso de líquidos antes do exame e compostos que envolvam hCG podem também influir no teste.


Medicamento para fertilização 



Alguns medicamentos utilizados nos procedimentos de fertilização como FIV, indução de ovulação e até para que o óvulo seja liberado, tem como base o hormônio hCG. Acontece que dessa forma, após o uso de algum deles é normal que o teste de gravidez tenha resultado positivo. Nesse caso é importante que após utilizar qualquer medicamento que tenha gonadotrofina coriônico é preciso esperar 15 dias para realizar um teste de gravidez com segurança.


Outros medicamentos 


Alguns medicamentos também podem mascarar um resultado positivo, como remédios a base de prometazina e diuréticos, já que eles fazem com que a mulher excrete a urina diluída.

Remédios como analgésicos, antibióticos ou mesmo anticoncepcionais não interferem com o resultado.

Doenças que podem interferir no teste de gravidez


Hepatite, cistos, tumores no ovário, infecções urinárias, sangue ou proteínas na urina, ovarianos também podem causar alterações no resultado dos testes.

Outro interferente importante é a presença de hematúria ou sangue na urina, contaminação bacteriana e proteinúria (presença de proteínas na urina), podem determinar resultados falso-positivos, ou seja, resultado de exame positivo na ausência da gravidez.


O importante é estar atenta ao tempo adequado para verificar o resultado do teste de gravidez. A urina não deve ser introduzida em um recipiente contaminado ou sujo. Muitos testes já disponibilizam um recipiente apropriado, caso contrário, a urina pode ser introduzida em um copo descartável. Não se deve guardar a urina para realizar o teste em outro momento. É muito importante ler com cuidado a bula do produto antes de começar o processo. Quando o risco aparece na janela de resultado, mesmo que seja bem clarinho, é indicação da existência de gravidez. Apesar disso, quando a utilizadora fica com dúvidas, o teste deve ser repetido. Até a próxima!






43 comentários:

  1. Ola não sou tentante meu marido operou mas sabemos que pode acontecer em fim tive umas coceiras loucas na vagina tomei o medicamento e fiz o uso da pomada vaginal hj e o ultimo dia mas a minha monstra esta atrasada 9 dias e ontem quando fiz xixi e me limpei saiu rosado com um pontinho de sangue achei que era ela mas hj so sujou o papel e amanha ela tem que ir embora pq so dura 3 dias não mas que isso comprei um teste sera que posso fazer ou não por conta da pomada?

    ResponderExcluir
  2. Olá é sou tentante e m a última monstra não foi dia 18 do oito e tivemos relações a partir do primeiro de setembro... E estamos tentando fiz um teste no dia 14 de setembro deu negativo 😞 agora já se passou sete dias que a minha monstra não veio Será Será que eu posso estar grávida? Confesso estou com medo do resultado negativo 😞

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, primeiro teríamos que saber qual o tamanho do seu ciclo. Normalmente a mulher ovula na metade do ciclo e deve começar a namorar uns dias antes. Se a m veio 18/08, num ciclo de 28 dias, deveria ter namorado a partir do dia 27/08. Pode ser que tenha ovulado antes e não tenha conseguido engravidar. Sua ansiedade pode estar atrapalhando vir a m. Repita o teste e se ainda for negativo talvez não tenha sido dessa vez. Use a calculadora no início do blog para saber os melhores dias para namorar. Boa sorte.

      Excluir
  3. Boa tarde minha regra está atrasada um mês e meio e fiz teste de farmácia deu positivo mais não veio rosado e veio sangue vivo e DPS ta vindo mais de duas semanas corrimento marrom com mau cheiro e MT coceira e sera que estou grávida ou estou Vaginose bacteriana?? (Gardnerella)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Procure um médico para tratar a coceira. Gestantes podem ser mais suscetíveis a infecções e inflamações.

      Excluir
  4. Oi bom dia fiz um teste de farmácia e deu positivo pois minha ultima menstruação veio no mês de julho e agora em agosto no dia 3 veio so um dia com muitas dores, cólicas,vômito e diarreia e veio amarosado pela tabela ovulei dia 18 de julho e tive relação no mesmo dia sera que posso estar grávida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o teste deu positivo sim. Consulte um médico para ver seus sintomas e iniciar o pré
      Natal.

      Excluir
  5. Olá pessoas com problema de tireóide pode engravidar? E se fizer o teste de farmácia pode dar resultado errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde 😃 Sim pode engravidar desde que trate. Não afeta o resultado do beta.

      Excluir
  6. Tomo remédio controlado ele pode interferir no resultado do exame de urina,estou atrasada a 5 dias

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde. Minha menstruação já desceu 3 vezes depois da minha iltúlt relação. Tenho muito medo de engravidar, fiz dois testes de farmácia em meses diferentes. Mas sinto alguns sintomas como barriga mexendo e um pouco de ânsia. Posso estar grávida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fez testes e deu negativo é provável que os sintomas sejam do seu medo de engravidar. Nossa cabeça consegue criar sintomas inclusive físicos.

      Excluir
  8. Olá meninas meu ciclo e de 31 fica 5 dias de sangramento e nunca costuma atrasar, mais eu tive relação com meu namorado dia 28 de setembro e a data que era pra vim que e dia 20 ela não veio nem em setembro antes de eu ter relações e nem outro dia 20 não veio, meus seios estão inchado, dores as vezes,não semore,as veia estao aparecendo e com enjoos as vezes de manhã tbm, espinhas na testa oleosa principalmente no rosto. O que vcs acham meninas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça um teste flor! Caso de negativo procure um médico para saber o que está acontecendo. Boa sorte 👍🏻

      Excluir
  9. ola eu tomei o indutor chama indux tomei dois ciclos dele , e era pra descer dia 22 nao desceu fiz um teste e deu positivo pode ser por conta do indutor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, não o indutor não interfere no resultado do teste. Parabéns!

      Excluir
  10. Olá fiz teste de farmácia e deu positivo e também o de sangue beta hcg os dois deram positivo, mas fiz uma ultrassom transvaginal depois do resultado dos teste e o médico falou que estou com um cisto no ovário esquerdo e outro no ovário direito. Será que estou gravida mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser repetida a ultra após duas semanas. Os cistos não impedem a gravidez. Parabéns.

      Excluir
  11. Boa noite! Minha namorada tem ovarios policistipos. Dificilmente menstrua, raramente. Fez teste de farmácia ontem por fazer duas vezes e deu positivo e depois fez exame de sangue hoje e deu Beta HCG qualitativo positivo, sem sentir sintomas de gravidez, nada disso, sem enjôo, sem tonturas. Acha que pode estar grávida? Semana que vem.iremos ao médico ginecologista para verificarmos. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim os testes positivos confirmam a gravidez. Ocorre muito de gravidez sem que a mulher desconfie antes por causa dos ovários policísticos. Parabéns

      Excluir
  12. Boa noite,sinto muita cólica e dor do lado direito da barriga estou com 10 dias em atraso,será que posso estar grávida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sim pode ser faça um teste para saber. Boa sorte.

      Excluir
  13. Oi minha menstruação não desce a 1 ano e 1 mês e amamento estou com sintomas de gravidez mas fiz três exami de farmácia deu negativo será que posso tá grávida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é fazer exames para saber o motivo do seu ciclo estar irregular. As chances de ser gravidez são muito pequenas. Quanto mais tempo sem menstruar menos chances de engravidar. Converse com seu médico.

      Excluir
  14. Oi, minha DUM foi dia 30/11/18.. Fiz um teste de farmácia e um bthcg é ambos deram negativo, tenho hipotireoidismo, trato com levoid. Posso estar gravida com 2 resultados negativos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com dois resultados negativos e ainda histórico de hipotireoidismo o melhor é avaliar junto ao médico o motivo do atraso no ciclo. Boa sorte.

      Excluir
  15. Olá, tomo anticoncepcional porém nunca no mesmo horário, sempre atraso até 3 h, tive relação e tomei a pds, minha menstruação desceu e fiz o teste de farmácia 20 dias após a relação e deu negativo, tomo puran T4 pra tireoide, será que pode influenciar no resultado? Estou próximo do período fértil novamente e sinto colicas e seios doloridos. Será gravidez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o teste dá negativo mas os sintomas persistem o melhor é repetir o teste após uma semana.

      Excluir
  16. Bom dia
    Tenho hiportiroidismo fiz um exame de sangue e deu 107 tenho chance de não estar grávida? Tomo eutirox 150

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o exame feito foi o beta hcg então é positivo realmente. Parabéns!

      Excluir
  17. Olá, fui na medica e fiz o beta, deu negativo mas ainda tenho sintomas. Minha menstruação veio com um fluxo um pouco menos é mais escuro. Ainda tenho chances de estar grávida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o teste dá negativo mas os sintomas persistem o melhor é repetir o teste após uma semana.

      Excluir
  18. Estou com a minha M ela sempre vem dia vinte e esse mes nao veio esta atrasada a 7 dias e fiz o teste de farmácia quando completei 5 dias de atras o teste deu positivo
    Mais antes de a minha M atrasada já estava tratando-se uma infecção de urina tenho um cisto no ovário e tbm tenho tireóide Será que posso estar grávida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o teste deu positivo então sim vc está grávida. Procure um médico com urgência pois infecção urinária é perigoso em caso de gravidez. Parabéns.

      Excluir
  19. Estou com a M atrasada ela sempre vem dia 20 e esse mês não veio fiz o teste com 5 dias de atrasos estou com infecção de urina e tenho cisto no ovario pode ser que estou grávida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas um exame para identificar o motivo do atraso. Consulte um médico de confiança. Boa sorte.

      Excluir
  20. Boa tarde esse mês de março minha menstruação era pra ter vindo dia 5 sendo que so foi vim 10 dias depois e ficou só 2 dias no segundo só veio uma borra de café e foi embora ,fiz 2 testes de farmácia e deu negativo ,pode ser gravidez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o teste da negativo e ainda há dúvidas quanto ao resultado o melhor é repetir o mesmo depois de alguns dias em caso de persistir a dúvida, o melhor é consultar um médico.

      Excluir
  21. Boa tarde tirar uma dúvida fiz um Bhcg quantitativo , mas antes de fazer o exame eu tomei o remédio Puran será que dá alguma alteração ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Não esse medicamento não altera o resultado do exame.

      Excluir
  22. Oi, gostaria de saber se o remédio primogyna interfere no resultado do exame HCG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, apenas remédios que contenham HCG ou LH podem interferir no teste. Não é o caso do Primogyna que é estradiol.

      Excluir