sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Primeiros Sintomas de Gravidez


Depois da tristeza de um novo ciclo que começou, e passando a fase de namoro intensivo do período fértil, estamos nós, ainda que muitas prefiram não assumir, observando cada alteração mínima no nosso corpo. Como saber se foi dessa vez? Essa pergunta não costuma sair da cabeça na fase final do ciclo. Mas esperar até que haja, ou não, um atraso é geralmente angustiante. Por esse motivo, vou listar alguns sinais que o corpo pode dar indicando que há um bebê no forninho! (Quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez?)

Primeiros sintomas


Antes de tudo, por causa da complexidade que é nosso corpo, devemos sempre estar atentas aos sintomas específicos do nosso ciclo. Alguns sintomas, apesar de poder indicar gravidez, na verdade pode ser comum para determinada pré-mãe antes da monstra chegar, dessa forma, o melhor é que essa pré-mãe exclua esses sintomas da lista de possíveis sinais de gravidez para que não fique frustada quando a monstra aparecer. Se sempre antes da minha menstruação meus seios ardem, por exemplo, o melhor é desconsiderar essa ardência como possível sinal de gravidez. Mas vamos aos sintomas:

Cansaço e sonolência: a causa desse sintoma é a progesterona. Esse hormônio é a chave da segurança do embrião nos primeiros meses de vida. Dessa forma, o corpo, na fase lútea (segunda metade do ciclo menstrual), eleva a produção de progesterona para tentar garantir que, caso ocorra a fecundação, o embrião, conseguirá manter-se seguro e recebendo os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. 



É comum um pouco de cansaço e sono na segunda metade do ciclo, mas saiba que notará que sua intensidade é muito maior que normalmente seria nesse período, podendo chegar a ser incontrolável. Esse foi o único sintoma que eu tive quando engravidei, mas não me atentei a ele, afinal, gosto muito de dormir rsrsrs. Contudo, era um sono incontrolável, pois podia estar assistindo ao meu programa preferido, bastava piscar para não conseguir abrir os olhos. O cansaço durava o dia todo, e mesmo eu dormindo uma hora a mais pela manhã e mais duas horas após o almoço, no começo da noite já queria dormir mais cedo. Então saiba que perceberá que há algo diferente com você.



Muco cervical em excesso: muito comum para algumas mulheres nos últimos dias do ciclo menstrual, o excesso de muco cervical pode indicar uma gravidez em curso. Tem aspecto de hidrante por sua consistência e cor. Pode ser notado em grande quantidade, tanto que pode chegar a senti-lo escorrer para a calcinha. Muitas mulheres, antes de descobrir a gravidez, relatam confundir a sensação do muco descendo com a chegada da menstrual, pois sentem um fluxo aquecido deixando-as totalmente úmidas. 


Embora seja comum a presença do muco hidratante indicando o aumento de progesterona no corpo, há casos em que houve a presença do muco clara de ovo, o mesmo comum no período fértil. Costuma ser mais raro, contudo, se você já ovulou e notou que voltou a produzir em excesso o muco transparente, pode ser que o positivo tenha chegado. Pode ocorrer também que o aspecto do muco seja uma mistura dos dois, um pouco leitoso e um pouco transparente, mas costuma sempre ser em excesso. 

Cólicas e pontadas no baixo ventre: outro sintoma que costuma confundir muito a cabeça das pré-mães. Como são muito comuns antes da menstruação, são os sintomas mais difíceis de considerar antes do atraso. Alguns aspectos podem ajudar a reconhecer a diferença sutil entre as cólicas de TPM e as que antecedem o positivo. Ocorrem devido aos músculos estarem se esticando para o crescimento uterino. Podem aparecer em ciclos de dor durante o dia, alguns momentos mais intensos que outros. As pontadas costumam ser sentidas durante o dia mas não constantemente, podem vir após um movimento mais brusco como levantar rapidamente, espirrar ou tossir. 

Inchaço abdominal, prisão de ventre e gases: quando ocorre a fecundação do óvulo, há um aumento de fluxo sanguíneo na região pélvica e também o corpo começa a adaptar-se ao crescimento uterino, isto pode causar a sensação de que o ventre está inchado. Por volta das 7 semanas de gestação a parte de baixo do umbigo começa a ficar dura. 

O inchaço sentido pode também ser em decorrência do lento trabalho intestinal causado pela progesterona, que faz com que o corpo passe a dar mais atenção a nova vida que está sendo gerada que as demais funções do corpo. Essa demora toda no trânsito intestinal pode levar a prisão de ventre. Logo, é muito comum sentir um certo peso na região pélvica. O alto nível de progesterona costuma apresentar-se também de forma pouco educada, ou seja, em forma de gases. Isso tudo pois com o lento trabalho intestinal é mais fácil que haja a proliferação dos gases estomacais. 


Apetite alterado: desde que a nova vida começou o corpo passou a trabalhar muito mais mantê-la protegida, assim sendo, ele requer mais energia para continuar trabalhando. Para garantir que haja estoque suficiente de nutrientes e fontes de energias, o cérebro passa a enviar mais constantemente avisos de que necessita de nutrição aumentando nosso apetite. Daí que surge aquela vontade louca de atacar a geladeira em plena madrugada! O colapso hormonal por qual se passa na gravidez pode também alterar nossa percepção do alimento, fazendo com que tenhamos aversão ou predileção por determinadas comidas. Essa percepção pode ser alterada de forma que também podemos passar a criar combinações bem inusitadas. Nesse momento, pode ser que você queira um belo ovo frito na manteiga ou talvez você prefira, e até sinta a irresistível vontade, que ele venha acompanhado de rodelas de abacaxi. 



Enjoos e Tonturas: um clássico sintoma de gravidez também é causado pelo aumento de progesterona nessa fase da gestação. Os enjoos se devem aos novos níveis hormonais no corpo. 


Muito conhecido como enjoo matinal, a verdade é que ele pode ocorrer em qualquer hora do dia. A questão de ocorrer principalmente pela manhã se deve ao grande período que passou sem comer. O que te fazer notar que mais de 3 horas sem se alimentar pode significar uma corrida até o banheiro mais próximo. Nem sempre são acompanhados de vômitos, embora a sensação de que pode colocar até o útero para fora te acompanhe durante o dia. Os níveis de açúcar pode baixar muito fazendo com que de repente você se sinta saindo de um brinquedo de parque de diversão. As tonturas e até mesmo desmaios (pela baixa pressão) podem te pegar de surpresa mostrando que há algo novo acontecendo. 

Dores de cabeça: dou um doce para quem adivinhar o responsável pela intensificação das dores de cabeça?! Isso mesmo! A nossa amiga progesterona. Ela também conta com a ajuda da pressão arterial, do fluxo sanguíneo, causando uma verdadeira festa em nossa cabeça. Com tudo isso ocorrendo é comum a mulher acreditar que ficou resfriada ou gripada. Um verdadeiro martírio mas que tem por finalidade uma linda causa, então por mim, que venham as dores! rs. 

Alterações de peles: os níveis hormonais podem levar ao aumento da oleosidade natural da pele, não que já não tenhamos passado por isso na adolescência, mas a volta dos cravos e espinhas podem incomodar. Se de repente a pele passou a ficar mais oleosa podemos intuir que há uma grande mudança hormonal ocorrendo. Nesse caso deve-se observar se há outras mudanças acontecendo no corpo. 

Um alerta importante é que não faça uso de produtos químicos para tratar da pele sem que você tenha certeza que não está grávida, opte por uma higiene intensificada ou ainda produtos naturais para melhorar os sintomas. Lembre-se que muitos produtos podem interferir no bom desenvolvimento do bebê.

Olfato apurado: se você nesse período passou a sentir até os mínimos odores, pode ficar atenta. Trata-se de um artifício da mãe natureza como proteção ao bebê. Com o olfato mais apurado você conseguirá detectar qualquer alteração no alimento que normalmente passaria despercebida, de forma que dificilmente você consumirá um alimento que prejudique a gravidez. O lado negativo é que por passarmos a sentir mais forte os odores, podemos enjoar com mais facilidade já que um pouco de tempero pode parecer exagerado para algumas gestantes. Alguns odores que antes nos fariam virar a cabeça em sua direção para apreciar mais nos causam então o efeito contrário. Isso poderá fazer com que você deixe seu perfume preferido no armário sem usar por um bom tempo ou ainda que faça seu marido trocar o creme pós barba.

Emoções a flor da pele: se você não é uma manteiga derretida como eu, pode estranhar que aquele comercial de creme dental possa ter te feito chorar. Ou ainda que o fato do seu marido ter esquecido de comprar cotonetes te faça querer quebrar toda a casa. Essa enxurrada hormonal da gravidez pode te deixar com o humor muito mais variável que numa TPM comum. Sentir-se sentimental e chorona, e ainda alternando entre eles tão rapidamente quanto o Papaléguas corre do Coyote, é um sintoma que costuma perdurar toda a gravidez.

Seios maiores e sensíveis: algumas pré-mães podem desconfiar de gravidez devido ao aumento repentino dos seios. Também é uma preparação do corpo para a amamentação futura, fazendo com que haja mais fluxo sanguíneo para a região bem como a produção de prolactina, hormônio responsável pela produção do leite. Com o fluxo sanguíneo alto, os seios costumam ficar muito sensíveis, podendo mesmo incomodar ao toque, ainda que levemente como quando usa-se uma camiseta de algodão, dificultando também o uso de sutiã. Os mamilos também sofrem alterações de formato e cor, tudo isso para que o bebê possa mamar melhor. Eles tendem a formar mais acentuadamente o bico, escurecer (facilitando o bebê vê-los) e a engrossar a pele (para suportar as mamadas). 



Leves sangramentos: esse sintoma pode levar a pré-mãe a achar que mais um ciclo foi perdido e que a monstra está apontando. Por geralmente ocorrer no período que deveria vir a menstruação a mulher pode ignorar esse sintoma. Esse sangramento costuma ser decorrente da nidação, momento em que o embrião fixa-se no útero. Muitas mulheres acham que a nidação dura 3 dias, pois é o tempo que costuma durar o sangramento ou corrimento rosado, mas a verdade é que o processo todo pode levar até 13 dias. Esses leves sangramentos, podendo ser rosados ou marrons, não fazem mal nenhum a mulher. Para conhecer mais a respeito leia sobre a nidação aqui



Temperatura elevada: o corpo funciona como uma máquina, quanto mais funciona, mais aquece. A gravidez então faz com que o corpo trabalhe muito mais, de forma que todo esse trabalho faz com que a nossa temperatura fique elevada. A temperatura média do corpo é 36º Celsius, após a ovulação (momento que pode ocorrer a gravidez) essa temperatura fica mais alta (lembre-se que o corpo tá trabalhando para a possível gestação), quando não houve gravidez essa temperatura cai novamente e então ocorre a menstruação. No entanto, se ela se mantém elevada mesmo no período que deveria vir a monstra, pode indicar que há uma gravidez em curso. 



Algumas mulheres notam mais facilmente esse sintoma pois fazem o controle da temperatura basal, podendo inclusive prever se a temperatura indica que virá a menstruação ou não. Na minha gravidez, apesar de não ter feito controle basal, notei que estava sempre febril. Esse também é um motivo para que a gestante passe a sentir muito mais calor. Durante toda a gravidez (infelizmente apenas 19 semanas e 3 dias) eu gostava de manter o ar condicionado e o ventilador ligados juntos (com a crise energética de hoje, não se pode fazer isso).

Será então que estou grávida?


Se você leu até aqui e achou que eu estava descrevendo seus sintomas, há grandes chances de tenha um bebê no forninho. Contudo, todo cuidado é pouco nessa fase. Muitas vezes nos deixamos influenciar pelo grande desejo de ser mãe. Nosso inconsciente é muito suscetível a nos pregar peças. Ainda que muitas pré-mães afirmem que não estão se deixando influenciar pelo sonho do positivo, a verdade é que isso ocorre com mais frequência do que gostaríamos, pois ocorre inconscientemente, sem que possamos ter qualquer controle a respeito. 
Infelizmente, ainda que tenha mais de um dos sintomas descritos, eles não são exclusivos da gravidez. Apenas uma acompanhamento diário do que costuma ocorrer no seu ciclo normalmente vai te dar segurança para determinar o que é ou não sintoma que pode ser levando em consideração. Uma forma de fazer isso é manter um diário do ciclo, anotando tudo, desde sintomas físicos às alterações emocionais. Assim, caso haja algo novo ocorrendo você saberá com mais certeza. Da mesma forma, não se deve levar em consideração uma gravidez ocorrida anteriormente. Não é porque você sentiu determinados sintomas antes que eles ocorrerão igualmente em caso de nova gravidez. Muitas mães colocam que nenhuma gravidez é igual a outra, então vamos levar isso para o nosso dia-a-dia quando estivermos em busca de sintomas. 

Também não desanime se não sentir nenhum sintoma descrito no post. Algumas vezes, a falta de sintomas é um sintoma. Se normalmente no período pré-menstrual você sente cólicas, seios sensíveis e outros sintomas, mas nesse nenhum sintoma apareceu, então fique com os olhos bem abertos pois pode ser que tenha chegado sua vez de ser mãe. 

Se você está desconfiada de que possa ter engravidado, espere o atraso e faça um teste, depois me conte como foi. Espero que tenha gostado do post, deixe seu comentário a respeito. Qualquer dúvida ou depoimento é bem vindo, ajudarei no que for possível. Boa sorte e até a próxima.



16 comentários:

  1. Olá Pam! Amiga!! Amei seu blog!!! Parabéns! Caprichosa como sempre!! Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olá estou muito na dúvida tive relação dia 30 e ser passado 3 semanas venho sentido muito sono do de cabeça uma pequena diarréia, mas agora dia 16 comecei a sagra, mas estou na dúvida pois só eram pra vir dia 21, e o sagramentô veio pouco uso durou 5 dias mas foi diferente. Fiz o teste do mijo e ferveu e criou uma nata branca e o da agulha e ficou escura estou na dúvida mim ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é fazer um teste de farmácia ou de sangue Flor, boa sorte.

      Excluir
  3. Nossa, muito bom seu blog parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Posso esta gravida? Sinto sintomas como cançaso alem de mim dor de cabeça esto com vontade de comer ovo com manteiga tbm sinto dor no peito mas costa fiz o teste deu negativo mas isso e des do dia 20 de janeiro de 2018 sera posso estar gravida? 🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, se ainda há dúvidas sobre os sintomas, repita o teste. Pode ser sintoma de gravidez mas pode ser TPM, então o melhor é fazer um teste mesmo. Boa sorte.

      Excluir
  5. Boa tarde!... não tive muco elastico no periodo fértil,mesmo assim namorei nesses dias,é possível eu estar grávida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor! O muco fértil nem sempre fica visível na entrada da vagina. Às vezes ele tá apenas na entrada do útero. Fica difícil então afirmar que não estamos tendo muco. Por esse motivo que muitas mulheres engravidaram achando não ter muco quando apenas não notaram. Outras vezes vc pode ter muco e ainda assim não estar fértil por não estar ovulando.

      Excluir
  6. Boa noite !
    Parabéns pelo assunto.
    Tive muco branco e hj tive um muco elástico, faltando 9 dias para descer a menstruação. Pode ser gravidez ? Ou estou sonhando muito ? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ainda faltam 9 dias pode ser que agora que esteja ovulando. Boa sorte flor.

      Excluir
  7. Boa noite em mim saindo muco cremoso parecendo hidratante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O muco hidratante costuma aparecer após a ovulação durante a fase lútea. Apenas ele não é indicativo de gravidez. Caso haja suspeita de gravidez o melhor é fazer um teste de gravidez. Boa sorte.

      Excluir
  8. Boa noite !fiz uma fertilizacao In vitro e a transferência foi há oito dias atrás 31/08/2019!ontem à noite começou sair um sangue rosa claro 07/09/2019,minha cabeça está doendo muito.pode ser a nidação????

    ResponderExcluir