segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Gravidez ou TPM - Como diferenciar?


O fim do ciclo vai chegando e então a mulher começa a notar um determinado número de sintomas, que podem ser físicos ou psicológicos. Mas como saber se o que ela está sentido é apenas uma TPM (Tensão Pré-Menstrual) ou um sinal do corpo de que enfim a cegonha acertou seu endereço. 

Tanto a TPM quanto a nidação (implantação do embrião) podem ser confundidos devido aos sintomas que surgem em decorrência deles. A TPM é um conjunto de sintomas psicológicos que ocorrem alguns dias (cerca de 5 a 10 dias) antes da menstruação. Já os sintomas da nidação ocorrem devido á implantação do embrião. Por ocorrerem na mesma fase do ciclo menstrual, apenas o conhecimento do seu corpo poderá ajudar a diferenciar uma da outra. (Quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez?)


Sensibilidade nos seios



Para algumas mulheres esse sintoma pode ser indicativo de TPM, contudo, em caso de aparecer na gravidez costuma ser com maior intensidade, causando grande desconforto, inclusive ao toque.



Isso ocorre devido a grande alteração hormonal do organismo, que deixam os seios mais inchados ou doloridos. A grande responsável por essa alteração é a progesterona, que irá adequar o corpo para manter a possível gravidez. As mamas aumentam de volume e vasos sanguíneos podem ficar visíveis, além de ocorrer um escurecimento dos mamilos. Isso acontece porque as mamas estão se preparando para a amamentação.

Quando não ocorre a gravidez esse hormônio tende a ficar em menor quantidade do que quando há gravidez e isso é que interfere na intensidade dos sintomas. 


Diferenciando os sangramentos




Logo que está chegando a menstruação, é comum, para algumas mulheres, perceberem um pequeno sangramento ou escape, que antecede o período menstrual. Mas o mais comum é que a mulher esteja familiarizada com esse sangramento, pois nesse caso, tende a se repetir sempre da mesma forma. 

O sangramento de nidação costuma ocorrer mais cedo do que o escape pré-menstrual. Normalmente é breve e em pouca quantidade. Pode-se observar pequenas manchas de sangue mais claro, variando do rosa ao marrom. (Conheça outros sinais de nidação!)


Atenção ao cansaço e sono



A TPM e a gravidez podem deixar a mulher mais cansada. Novamente, o que pode diferenciar uma situação da outra é a intensidade do cansaço. Normalmente, o cansaço comum da TPM é mais leve, misturando-se ao simples desejo de não fazer nada ou falta de ânimo. 

O cansaço proveniente da gravidez costuma ser incontrolável. Embora a mulher deseje fazer suas atividades diárias pode ser acometida de um cansaço extremo, onde qualquer lugar vira um bom lugar para dormir. Ainda que a mulher descanse, o cansaço costuma estar presente em todo o dia, mesmo após uma soneca. Esse sintoma pode surgir na primeira semana de gravidez por conta do pico de progesterona.


Alteração de apetite



Quem não conhece a felicidade que uma barra de chocolate pode trazer? Nos dias que antecedem a menstruação, a mulher pode sentir desejo por determinados alimentos e costuma ser o mesmo alimento. É comum que nos dias que antecedem a menstruação, devido ao sobe e desce hormonal, a mulher sinta necessidade de comer um alimento específico como chocolate, por exemplo.

Algumas mulheres, ao engravidar, poderão sofrer com uma alteração maior do paladar. Então pode ocorrer da mulher passar a sentir vontade de comer um alimento que, até então, não fazia parte do seu cardápio alimentar. Ou ainda, pode ocorrer de sentir repulsa pelo seu alimento preferido. Algumas mulheres sentem um gosto metálico na boca logo após engravidar. Esse sintoma não possui nenhuma relação com a TPM. Junto com alterações do paladar, costumam ocorrer alterações na sensibilidade do olfato, fazendo com que a mudança no paladar seja aguçada. Esse pode ser um sinal de alerta mostrando que algo pode estar ocorrendo no seu corpo. 


Alterações do humor



A TPM é conhecida por muitos como uma tempestade hormonal capaz de transformar até a mais doce das mulheres em uma leoa. Esse é um sintoma que é mais fácil de saber se trata-se de um sintoma típico ou uma alteração atípica. Sintomas emocionais como raiva, irritabilidade, tristeza ou aumento de conflitos com outras pessoas tende a ser típico desse período do ciclo menstrual mas em geral, são mais ou menos constantes.

Na gravidez as alterações costumam ser tão intensas quanto imprevisíveis. A gestante pode ir da raiva profunda a alegria em pouco tempo. Uma outra característica pode ser a falta de um motivo que justifique a alteração de humor. 


Inchaço e dores



É normal que, devido aos hormônios, o corpo retenha mais líquidos no período pré-menstrual, fazendo com que se tenha uma sensação de ganho de peso ou inchaço. Os hormônios também são responsáveis pelas cólicas, dores de cabeça e nas costas. Quando os sintomas são pré-menstruais, tende a não ser persistentes, aparecendo um ou dois dias antes. 
No caso de gravidez, a sensação de inchaço pode ser concentrada no abdômen. Algumas mulheres podem notar a diferença no ajuste das roupas já nas primeiras semanas. As dores de cabeça e cólicas podem aparecer mais dias do que o habitual, fazendo com que a mulher sinta-se ainda mais indisposta. Em geral, as cólicas são menos intensas do que na TPM, costumam aparecer com intensidade mais moderada nas primeiras semanas de gestação.


Enjoos e tonturas



O enjoo não costuma ser um sintoma presente na TPM. Contudo, muitas mulheres podem sentir-se tontas nos dias antes da menstruação. Embora esse seja uma condição muito particular, normalmente a mulher que não apresenta esses sintomas na TPM não passará a ter em determinada fase da vida. Deve-se observar se não há uma condição física, como um resfriado ou mesmo má alimentação, que explique o aparecimento desse sintoma na TPM.

No caso de gravidez é um sintoma muito frequente, sendo mais comum depois de longo período sem comer, como pela manhã. Esse sintoma pode surgir até duas semanas após a concepção. As tonturas ocorrem por conta das alterações hormonais, a gestação faz com que muitas mulheres sintam tonturas. Alguns médicos acreditam que tal sintoma também possa surgir devido ao fato da criação de mais sangue para o bebê no organismo.


Atraso menstrual


Embora esse seja uma questão importante, muitas mulheres procuram os sinais de gravidez muito antes da data da menstruação. Dessa forma, acabam ficando ansiosas (por mais que digam que não!), o que atrapalha inclusive a descida normal da menstruação. 


Cada caso é um caso


Em se tratando de sintomas, é importante não tentar comparar-se a outras mulheres, pois sintomas variam  de pessoa para pessoa. Algumas mulheres podem apresentar os mesmos sintomas que os seus, contudo, ser apenas uma TPM, quando no seu caso é uma gravidez, ou vice-versa. 


Embora os sintomas da TPM e da gravidez sejam semelhantes, é importante  tentar observar seu corpo de maneira imparcial. A mente é uma ferramenta poderosa, e nesses casos, confiar em sua intuição nem sempre é o melhor plano. As vezes o desejo de engravidar é tão grande que a mulher acaba sentindo enjoo, tonturas e desejos. A mulher deve conhecer muito bem as alterações do seu corpo para identificar corretamente uma possível gravidez apenas a partir dos sintomas. Contudo, o melhor é tentar controlar a ansiedade e aguardar o atraso menstrual. Caso esteja atrasada e sinta algum desses sintomas ou sinta que algo pode estar diferente, faça um teste de gravidez e procure seu médico. Até a próxima!






Nenhum comentário:

Postar um comentário