segunda-feira, 24 de julho de 2017

Barriga Tremendo: será gravidez?


É gravidez ou não? Essa é uma pergunta recorrente dentre as mulheres que desejam engravidar (e até aquelas que não pensam no assunto). Enjoos, tonturas, falta ou excesso de apetite, sono, aumento da vontade de fazer xixi... Esses são os "sintomas" clássicos que nos fazem pensar em gravidez. Mas e quando o sintoma é a barriga mexendo ou tremendo? Primeiramente, sentir a barriga tremer como se fosse um bebê é normal e várias são as explicações para isso, principalmente para quem já engravidou antes. Vamos conhecer as causas das mexidinhas na barriga:

Superconsciência corporal


Isso mesmo! A verdade é que as mulheres que já engravidaram antes ou aquelas que desejam muito engravidar passam a observar e conhecer muito melhor seu corpo. Essas mulheres, por prestarem atenção demais no próprio corpo, percebem mais facilmente coisas que para outras pessoas passariam desapercebidas. Esse tipo de percepção em conjunto com a ansiedade pode fazer com que a mulher se preocupe demasiado com situações completamente normais.


Gases intestinais


Eis aqui uma das explicações para essa sensação de movimentos na barriga. Os gases intestinais são produzidos por bactérias que habitam o intestino e atuam na digestão dos alimentos. Quando produzidos em excesso, eles podem mesmo fazer a barriga mexer, como se estivesse "algo" lá dentro. 

Além disso, os gases intestinais podem deixar a barriga dura e inchada, causando dor abdominal e flatulência.

A principais causas de gases intestinais são:

  • Alimentos como feijão, ovos, leite, batata, milho, brócolis, couve-flor, grão-de-bico, ervilha
  • Falta de atividade física
  • Prisão de ventre
  • Intolerância à lactose


Na maior parte dos casos, a produção excessiva de gases intestinais não está associada a nenhuma doença. No entanto, se surgirem outros sintomas, como emagrecimento, diarreia crônica, falta de apetite, anemia e sangramentos, deve-se consultar o/a clínico/a geral ou médico de família.


Movimentos intestinais ou peristálticos


Esse movimento é típico do processo completo da digestão e está presente ao longo de todo tubo digestório, desde o esôfago, estômago e intestinos. Esse movimento é frequente e são como pequenas fisgadas ou tremores que podem ser sentido até no baixo ventre, o que pode explicar que se confunda com movimentos no útero.

Normalmente, o movimento se dá pela presença das secreções que se misturam com a comida ingerida pela pessoa. Algumas vezes esse movimento pode gerar um barulho na barriga causado pela mistura de fezes líquidas e gases produzindo sons que são percebidos pela pessoa ou até por alguém que estiver perto.

Movimentos das Trompas


A trompa é um órgão que pode fazer com que a mulher sinta a barriga tremendo. Isso ocorre por se tratar de um órgão parcialmente solto na cavidade abdominal. Parte da trompa está ligada ao útero, a outra parte fica solta. No período fértil, ela se movimenta suavemente e pode dar sensação de pulsação e tremor. Isso acontece para permitir que as trompas possam coletar os óvulos dos ovários, de forma que ela vai se aproximando do ovário durante o processo de ovulação. Os músculos são também um fator a levar em consideração, quando se desconfia que os movimentos não são efetivamente de gravidez. O músculo pode sofrer contrações e relaxamento, assim dá a sensação de tremor e de barriga mexendo.

Mãe do Corpo


Os antigos têm uma explicação não científica para os movimentos que as mulheres sentem. Trata-se da Mãe do Corpo. Segundo a crença popular, a mãe do corpo vive no corpo da mulher durante a gestação e após o parto tenta encontrar o bebê, causando os movimentos iguais ao bebê. A barriga pode tremer por longos períodos após o parto ou mesmo anos. 

Já a ciência explica a crença da mãe do corpo como sendo o reflexo dos movimentos dos órgãos retornando aos seus lugares. Trata-se apenas de uma forma que os antigos encontraram para explicar as mudanças que o corpo passa após o parto. Quando a mulher sente esses movimentos após um longo período do parto, como um ano, pode ser pelo movimento do útero que possui um maior volume, além de ocupar um espaço maior dentro do abdome. 


E se for gravidez, quando o bebê começa a mexer?


Os primeiros movimentos do bebê começam a partir da 7ª semana de gestação. Infelizmente, ainda não é possível, nessa fase, para a mãe sentir esse movimento. Apenas mais tarde, por volta da 16ª semana é que será possível perceber as conhecidas borboletas na barriga. Para as mães de segunda (ou mais) viagem essa sensação pode aparecer mais cedo, mas não no primeiro trimestre. Ou seja, é preciso estar com pelo menos 4 ou 5 meses de gestação para sentir o bebê mexer.


A ansiedade aliada ao desejo de conseguir o positivo pode dar a mulher a impressão de que aquela sensação de barriga tremendo é o tão sonhado positivo, mas é mais provável que muitos outros sintomas apareçam antes que o bebê possa se anunciar através dos chutinhos. Até a próxima!







Nenhum comentário:

Postar um comentário