quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Teste de Gravidez


Nada deixa a pré-mãe mais ansiosa do que fazer (ou pensar em fazer) um teste de gravidez. Mesmo as mais experientes no mundo das tentantes não escapam de passar por um turbilhão de sentimentos. Entender como funcionam os testes de gravidez facilitará (só um pouco) a escolha de qual fazer e quando! Seja o exame de sangue (beta hCG) ou de urina (de farmácia), eles sempre vão deixar nossos corações batendo muito rápido.

Como funcionam os testes?


Quando o óvulo é implantado no útero, a conhecida nidação, o corpo passa a produzir o hormônio Gonadotrofina Coriónica Humana ou em inglês Human Chorionic Gonadotropin de onde vem a sigla hCG. Os testes funcionam detectando a presença desse hormônio, produzido na gravidez, no sangue ou na urina. São raras as situações em que o hCG está presente no organismo sem que haja gravidez em curso (tumores germinativos ovarianos ou testiculares por exemplo).

Por serem mais facilmente encontrados, a opção pelo teste de gravidez de farmácia costuma ser a primeira feita pré-mãe para saber se o seu bebê dos sonhos está a caminho. 

Qual a confiabilidade desses testes?


O hCG se encontra no sangue e após ser filtrado nos rins vai parar na urina para ser eliminado. Dessa forma, o exame de sangue será mais confiável inicialmente que o de urina. 

Em se tratando de teste de farmácia, os fabricantes costumam apontar uma confiabilidade de 95 a 99%. Contudo, para garantir um resultado confiável é necessário que as instruções de como fazer e o tempo de espera pelo resultado seja respeitado, bem como a verificação do prazo de validade do kit e as boas condições de armazenamento também são importantes.

Já nos testes de sangue a taxa de confiabilidade é de 99%, embora cuidados como fazer o mais tarde possível (de preferência após o atraso menstrual) é importante para não se decepcionar com um falso-negativo. Existe o exame de beta-hCG qualitativo e quantitativo. No primeiro há um valor determinado para a confirmação de gravidez (dependendo do laboratório pode ser de 5 a 50 mUI/ml) e então se esse valor for encontrado o resultado é apresentado como positivo, indeterminado ou negativo. O segundo apresenta exatamente o valor encontrado como resultado, sendo assim mais significativo para saber se a gravidez ainda está muito no início, isso tudo pois se há a presença de 4mUI/mL de hCG (exemplo) o exame qualitativo apresentaria um resultado negativo ou indeterminado, deixando dúvidas se foi por causa do valor ou da invalidade do teste, já o quantitativo deixaria mais claro que embora pouco, há grande chance de ser uma gravidez no início. 

Quando fazer o teste?



A priori, o teste de gravidez pode ser feito a partir do 1º dia de atraso menstrual, contudo, alguns testes (no caso do teste de farmácia) possuem uma sensibilidade maior, podendo ser feito dias antes do atraso. Quanto mais se adia o exame de gravidez, mais confiável o teste se torna, seja ele de sangue ou de urina. A maioria dos testes de farmácia disponíveis no mercado brasileiro pode ser feita com a urina de qualquer horário do dia, no entanto, a primeira urina da manhã apresenta melhores resultados, pois é menos diluída e a concentração do hCG fica maior. Caso a ansiedade seja grande e não se possa esperar até o dia seguinte, recomendo uma pausa de 3h ou mais sem ir no banheiro para aumentar a concentração na urina. 

Fique atenta para considerar atraso apenas quando seu ciclo tiver atingido o maior período que já teve. Isso significa que uma mulher com ciclos que variam de 30 a 35 dias, só poderá considerar atraso após 35 dias, ainda que isso tenha ocorrido uma única vez. 

O teste pode dar errado?



Um teste feito muito cedo pode ainda não detectar a presença do hCG de forma que apresentará um resultado que muitos chamam de falso-negativo. Não deixar a fita em contato com a urina pelo tempo necessário, impedindo que o teste identifique o hormônio presente na urina também interfere resultando em falso negativo ou então fazer o teste em uma urina muito diluída. Por isso é recomendado utilizar a primeira urina da manhã. 

Embora é difícil de encontrar artigos científicos que abordem essa questão, há casos, muitos deles relatados em fóruns e redes sociais, onde não foi detectado hCG mesmo após um atraso significativo e mesmo tendo sido feito o exame de sangue. Infelizmente não encontrei mais a entrevista em que a médica explica que há casos em que o hormônio fica em baixa quantidade no sangue e que acaba não sendo detectado também na urina, gerando esses casos em que a mãe só descobriu a gravidez pela ultrassom transvaginal. Assim sendo, recomendo que mesmo em caso que o resultado tenha sido negativo e ainda há desconfiança de gravidez, fazer uma ultrassom transvaginal após a 1ª semana de atraso. 
Há também os casos em que o teste deu positivo (de farmácia) e depois de uns dias a menstruação veio, frustrando completamente a mulher. Algumas situações podem explicar que um teste dê positivo:

Gravidez interrompida muito cedo - o processo de fecundação e nidação não é rápido e pode ser interrompido a qualquer momento em que não ocorra tudo como esperado. Algumas vezes o embrião começa a se implantar e por qualquer motivo não completa o processo e então ocorre a expulsão do mesmo. Esse é o caso que chamamos de gravidez química. A partir do que o embrião começa a implantação, o hCG é produzido e um teste feito durante esse período inicial pode já apresentar o resultado positivo e quando há a interrupção do processo o nível do hormônio cai e passa a não se possível detectar no teste. Muitas mulheres passam por esse processo sem nem notar o que aconteceu pois não estavam esperando por uma gravidez, diferente de nós pré-mães que mal esperamos o atraso pra já fazer um exame. 

Testes inválidos ou com defeito - esse é o caso um pouco mais raro, mas que ainda é possível. Passei por essa situação mas só soube que não se tratava de gravidez química por ter vários testes de marcas diferentes e que foram feitos com a mesma coleta de urina, onde dois testes deram negativo e apenas um positivo. 

Tumores e outras doenças - nesse caso há uma alteração, que provoca a produção do hCG e que se feito um teste o mesmo dará um falso positivo. Pacientes com doenças benignas como doença inflamatória do intestino, úlceras duodenais, cirrose ou cânceres de mama, pulmão, pâncreas, ovário ou sistema gastrointestinal podem ter elevados níveis de HCG. 

Aborto recente - é comum o corpo levar um tempo para diminuir o valor do hCG após um aborto, então fazer um teste no ciclo seguinte pode ainda apresentar a quantidade de hCG da gravidez anterior. Nesse caso o melhor é fazer o exame de sangue quantitativo e repeti-lo dois dias depois para avaliar se o valor aumenta indicando uma nova gravidez ou se é resultado da gravidez anterior.

Gravidez ectópica - nesse caso não se trata de um falso positivo mas de uma gravidez inviável. Os valores (quando feito o exame quantitativo) costumam aumentar muito pouco (o normal é dobrar ou triplicar a cada 2 dias!). Será necessário um exame de ultrassom para confirmar que não se trata de gravidez tópica (no útero) e em seguida será necessário proceder com a interrupção da mesma.

Menopausa  - alterações causadas pela menopausa podem estimular a presença de hCG no organismo. 

Medicamentos - alguns medicamentos podem alterar o resultado do teste e no caso de medicamento para fertilidade pode acusar positivo sem que haja gravidez.

Como fazer o teste de farmácia?


As instruções do teste devem ser seguidas rigorosamente, incluindo o tempo em que teste deve ficar em contato com a urina e o tempo de leitura do resultado. Muitas vezes há um resultado errado pela má utilização do teste. Alguns testes indicam que a paciente urine diretamente sobre a fita, outros contem um recipiente em que deve ser coletada a urina e mergulhada a fita dentro e outros que vem com um conta-gotas para pingar a urina no teste. 


Depois do contato do teste com a urina deve-se observa pelo tempo indicado nas instruções do teste para a espera do resultado. Nesse tempo o teste indicará positivo por duas linhas (não importando a intensidade da tonalidade da linha) que podem ser paralelas ou em forma de cruz. Alguns testes são digitais e apresentam o resultado como "não grávida" ou com a indicação (estimativa) das semanas de gestação. 


Caso nenhuma linha seja mostrada ou apenas a linha do teste e não a de controle (veja no kit qual delas é a de controle) o teste será considerado inválido.



Repita o teste uma semana depois caso o resultado seja negativo ou inválido e ainda haja suspeita de gravidez. Até a próxima.





Nenhum comentário:

Postar um comentário