quarta-feira, 13 de julho de 2016

Como parar a menstruação


Algumas vezes a menstruação vem em momentos que preferíamos que não viesse. É comum as mulheres interromperem a menstruação, principalmente quando aparece um compromisso importante ou até mesmo naqueles momentos em que a última coisa que a mulher deseja se preocupar é com as cólicas e outros incômodos, como quando há um passeio para a praia, por exemplo. Nesse caso, algumas medidas podem ser tomadas para adiar por alguns dias a chegada da menstruação. 


Métodos para parar a menstruação


O tratamento mais indicado e também o mais comum para fazer a menstruação parar é através de anticoncepcionais ou medicamentos hormonais. Contudo, é importante que esse método seja acompanhado pelo médico, já que a manipulação de hormônios precisa ser adequado a cada pessoa individualmente. 

Outro método utilizado por muitas mulheres é através de chás e infusões. Muitos chás influenciam os hormônios femininos, ajudando dessa forma a interromper a menstruação. 

Independente do método escolhido é importante observar que o uso exagerado, seja de chás ou medicamentos, pode ser prejudicial a saúde, bem como alterar totalmente o equilíbrio hormonal da mulher, interferindo no ciclo menstrual.

Tem como parar a menstruação imediatamente?


Se a menstruação já tiver descido, mas, por alguma razão, a mulher quiser interrompê-la, também é possível. Talvez o efeito não seja tão rápido quanto desejado, mas isso pode ser conseguido com uso de hormônios, contudo, só devem ser utilizados com a orientação de um médico, pois todo medicamento possui efeitos colaterais, que vão depender do tipo de hormônio, da dose e da duração do tratamento.

Desta forma, caso a mulher tenha algum compromisso e deseje não estar menstruada naquele dia, isto é parar a menstruação por um dia, o que se pode fazer é iniciar o uso de anticoncepcional uma semana antes da data prevista da menstruação e, assim não ter a menstruação nesse dia.

Chás para parar a menstruação


O chá do fruto Bakula ingerido durante o período menstrual pode acelerar a interrupção da menstruação. 

O chá da folha de framboesa vermelha também é utilizado para parar a menstruação e pode ser encontrado com facilidade.

Anticoncepcionais para parar a menstruação


O uso de anticoncepcionais hormonais é geralmente a forma mais eficaz de reduzir ou parar a menstruação. As opções disponíveis são:
  • Contraceptivos que contenham estrógeno e progestágeno na fórmula, seja comprimidos, anel vaginal ou adesivo transdérmico;
  • Injeção de Medroxiprogesterona (Depo Provera®);
  • DIU (dispositivo intra uterino) hormonal.

Os anticoncepcionais que contém apenas progestágeno também são capazes de suprimir a menstruação, porém, nos primeiros meses de uso apresentam chance maior de ocorrência de sangramentos não programados e escapes. (Progesterona e seu papel no corpo da pré-mãe)

Outras medicações que não são contraceptivos hormonais podem parar a menstruação (Danazol, análogos do hormônio de crescimento, antagonistas e moduladores do receptor de progesterona, etc), mas normalmente são indicados quando há alguma patologia associada que está sendo tratada e a ausência de menstruação é um efeito colateral do uso dessa medicação. Esses medicamentos não são usados para finalidade exclusiva de suprimir a menstruação.

O uso de anticoncepcionais hormonais apresenta algumas contraindicações e deve ser prescrito pelo médico.

Situações em que é indicado parar a menstruação


O médico pode achar que é necessário interromper a menstruação por algum período quando a perda de sangue é desaconselhada. Algumas situações em que isso pode acontecer são anemia, endometriose e alguns miomas.

Muitos médicos só concordam com a interrupção em casos extremos de mulheres que sentem dores intensas ou possuem patologias que agravam os sintomas da menstruação (fluxo intenso por exemplo!) 
Porém, caso a mulher desejar parar de menstruação pelos seus incômodos, também se pode avaliar a necessidade do uso de outros métodos anticoncepcionais, como anel vaginal ou implante.


Como parar o incômodo causado pela menstruação


Para parar os incômodos causados pela menstruação, como tensão pré menstrual, enxaqueca, dor abdominal, inchaço, irritabilidade e indisposição, pode-se recorrer a remédios caseiros e naturais, como:

  • Consumir mais alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9;
  • Tomar um suco de laranja natural todas as manhãs;
  • Comer mais banana e soja;
  • Tomar o chá de camomila ou de gengibre;
  • Tomar o suplemento de vitamina B6 ou de óleo de prímula;
  • Fazer exercícios físicos diariamente.
  • Além disso, pode-se optar por tomar medicamentos de de uso livre e que são grandes aliados contra as cólicas. 

Escondendo a menstruação



Em alguns casos, nem mesmo tomando medicamento, a ação será tão rápida a tempo de ir a um compromisso. Se a menstruação desceu no momento em que saia para o clube, por exemplo, existe a opção de esconder a menstruação sem uso de absorvente (interno ou externo). Através de um coletor menstrual para esconder sua menstruação. Os coletores menstruais se ajustam no colo do útero e são como tampões, prevenindo que escape qualquer fluído. Entretanto, enquanto um tampão absorve o sangue, um coletor menstrual simplesmente o pega. Você pode usar um por 12 horas, e conseguir esconder bem até conseguir parar seu período com medicação.

Acelerando o fluxo menstrual



Existe a opção de "apressar" a saída do fluxo menstrual. Essa opção é uma boa medida se menstruação veio dias antes de um compromisso importante, mas a mulher não deseja usar medicamentos ou chás para interromper o fluxo. 

Com uso de bolsa de água quente na região do ventre, o calor faz com que os fluídos saíam de seu corpo mais rapidamente. 

Fazer massagens no baixo ventre também ajudará a reduzir a dor das cólicas e incentivará seu corpo a liberar sangue. 

Outra opção seria namorar durante o período menstrual. As contrações do orgasmo empurram os fluídos do seu corpo com maior rapidez. Certifique-se de que seu parceiro esteja de acordo com a possibilidade de se sujar. Ponha uma toalha em baixo de você ou faça sexo debaixo do chuveiro, para diminuir a bagunça e sujeira.

Leia também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário