sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Menstruação na gravidez existe?


Vários são os casos que aparecem pela internet de mulheres que não haviam suspeitado de gravidez por conta da "menstruação" que não estava atrasada. Há ainda as que afirmam que mesmo sabendo da gravidez tinham o ciclo regular mensal durante a gestação. Afinal, pode ou não haver menstruação durante a gravidez? Vamos saber a respeito.

O que é menstruação?


Sei que essa pergunta parece bem boba e sua resposta muito óbvia! Contudo, isso não é muito claro para algumas pré-mães. (leia sobre ciclo menstrual!)


A menstruação é o endométrio que descama, ou seja, a camada de sangue do interior do útero que está sendo descartada por não ter havido gravidez! Quando há gravidez, essa camada é protegida pela produção de progesterona que é estimulada pelo hCG (Gonadotrofina Coriônica Humana), de forma que essa camada se mantem estável e segura durante toda a gravidez. O embrião então precisa de um local em que fique fixado e seguro, e esse local é o endométrio, assim, se houvesse menstruação, o embrião seria expulso junto com o sangramento. E é exatamente por esse motivo que os médicos são categóricos em afirmar que gravidez e menstruação são incompatíveis. Contudo, não é incomum que hajam episódios de sangramentos durante a gravidez e esses são confundidos com menstruação. 


Causas de sangramento na gravidez


Dependendo do tempo de gestação o sangramento pode ter várias causas. A primeira delas é a nidação, que pode ocorrer na data prevista para a menstruação e assim confundir a mulher. 

Nidação - durante o processo de fixação do embrião no endométrio, pode haver um pequeno sangramento por causa do rompimento de uma veia (o endométrio é muito vascularizado) e esse ser confundido com a menstruação chegando mais cedo ou na data certa mas que veio diferente (em menor fluxo ou com aparência rosada ou mais marrom). Esse processo não é rápido, de forma que pode haver até 3 dias de pequeno fluxo ou quase nada, mas não é raro, casos em que a duração foi maior. 

Abortamento - no primeiro trimestre de gravidez as chances de aborto são maiores, sejam ela por problemas na formação do embrião ou por alguma patologia que deixe a gravidez em risco. Com o passar do tempo esse risco vai diminuindo mas deve ser acompanhado de perto pelo médico. 

Gravidez ectópica - no caso de gravidez ectópica (fora do útero) o sangramento vaginal costuma ser leve, mas, em alguns casos, pode ser intenso. Sua coloração pode ser vermelho vivo ou bem escuro. O sangramento é, habitualmente, diferente do sangramento menstrual. 

Relações Sexuais - durante a gravidez o útero fica muito vascularizado para que o embrião receba mais rapidamente todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Essa área fica então mais sensível do que normalmente e após o namoro, um vaso sanguíneo pode ser atingindo causando pequeno sangramento que pode ser confundido com início da menstruação. O sangramento pode ser vermelho-vivo (se recente), em pequena/média intensidade, sem dor importante.

Miomas uterinos - o mioma é um crescimento anormal da musculatura, formando geralmente uma tumoração com formato arrendondado. O mioma é composto exatamente pelo mesmo tecido do útero, sendo apenas uma lesão mais densa. O sangramento se apresenta como uma menstruação mais volumosa e/ou que dura vários dias.

Doenças ginecológicas e infecções - patologia do colo uterino, da vagina ou do útero (lesões por trauma, inflamação/infecção, pólipos) podem causar pequenos sangramentos que poderão ser confundidos com a menstruação.

Placenta prévia ou descolamento de placenta - a partir da 20ª semana de gestação, a placenta prévia (implantação da placenta à frente do orifício de saída do útero) ou descolamento prematuro da placenta (quando a placenta solta-se do útero antes da hora do parto) são causas comuns e preocupantes de sangramento vaginal. No caso do descolamento de placenta, ele pode ocorrer a qualquer momento da gravidez e requer cuidados que serão indicados pelo obstetra e vão desde a moderação de atividades diárias ou repouso absoluto. 

O que fazer?


O sangramento de implantação (nidação) ou as lesões decorrentes de relação sexual ou de lesões na vulva não requerem um tratamento específico e costumam parar espontaneamente. Os demais casos deverão ser tratados junto ao obstetra com uso ou não de medicação para inibir a ameça de aborto (se for o caso) ou que auxiliem na proteção da gravidez até que o organismo possa fazer isso sozinho. 

Caso tenha notado que a menstruação veio de forma diferente ou que mesmo com a menstruação os sintomas de gravidez persistem, faça um teste de gravidez e procure um médico de sua confiança para avaliação. E caso já tenha confirmado a gravidez, qualquer sangramento deve ser avaliado imediatamente pelo médico. Nada melhor do que ter a certeza de que a gravidez não corre nenhum risco ou caso haja risco, as providências serão tomadas imediatamente. Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário