sexta-feira, 1 de julho de 2016

Chás para fazer descer a menstruação


A irregularidade no ciclo menstrual está entre as primeiras reclamações de quem é pré-mãe. Afinal, sem um ciclo regular como namorar no período certo? A menstruação pode atrasar em períodos de muito estresse, alterações hormonais e até devido ao consumo excessivo de bebidas com cafeína, como colas ou café, por exemplo, mas se o atraso da menstruação for frequente, é recomendado a mulher consultar um ginecologista para saber o que está provocando a menstruação irregular que pode ser a síndrome do ovário policístico, por exemplo e fazer o tratamento.

Antes de recorrer a qualquer remédio, mesmo que natural, para que a menstruação desça, é importante descartar definitivamente gravidez. Como o teste de gravidez de farmácia nem sempre é exato, dê preferência pelo beta hCG ou ainda, se possível, recorra ao exame de ultrassom. Sempre faça exames antes! (Primeiros Sintomas de Gravidez)

Chá de Agoniada 


O chá de Agoniada devido à sua propriedade de acelerar a menstruação é eficaz para provocar a menstruação que está atrasada.

Ingredientes

5 g de flores de agoniada
500 ml de água

Modo de preparo: Colocar a água para ferver e depois de fervida, adicionar as flores de agoniada. Deixar amornar, coar e beber cerca de 2 a 3 xícaras do chá por dia até a menstruação descer.


Chá de Angélica 


O chá de Angélica é excelente para descer a menstruação atrasada, pois esta planta medicinal ajuda a provocar a menstruação.

Ingredientes

10 g de raiz de angélica
500 ml de água

Modo de preparo: Colocar a água para ferver e depois de fervida, adicionar a raiz de angélica. A seguir, coar e beber o chá 3 vezes por dia.


Chá de Orégano


Utilizado para descer a menstruação, o chá de orégano também reduz as dores menstruais e diminui todos os sintomas da Tensão Pré-menstrual, a conhecida TPM.



Ingredientes

2 colheres (chá) de orégano
200 ml de água

Modo de preparo: Ferva a água e logo depois acrescente as duas colheres (chá) de orégano. Tampe e deixe abafado por alguns minutos. Tome apenas uma xícara ao dia.

Chá de Arruda


A arruda estimula as fibras musculares do útero, provocando contrações uterinas que podem causar sangramentos e, se a mulher estiver grávida, aborto e morte do feto. Caso não ocorra um aborto, pode haver anomalias ou malformações fetais.

Ingredientes

2 colheres de folhas e flores de arruda
200 ml de água

Modo de preparo: Acrescente as flores e folhas de arruda em um pilão e soque. Após isso, deixe a erva triturada em uma vasilha com uma xícara de água fria, durante uma noite. No outro dia, coe e tome.

Chá de canela


Para o preparo do chá, coloque um litro de água para ferver. Quando alcançar fervura, adicione uns cinco paus de canela e açúcar. Deixe no fogo por mais alguns minutos, e tome-o quente.

A canela possui benefícios para muitos tipos de problemas, agindo contra infecções, dores de garganta, enjoos e azias, sendo muito eficaz também contra gripes e resfriados.

Muitas mulheres recorrem à canela, mais especificamente ao chá de canela, para adiantar 1 ou 2 dias da menstruação, ou mesmo para estimular quando a menstruação está atrasada por, no máximo, 1 mês. Por conta desde hábito acabam tomando o chá sem saber que estão grávidas. Se for o seu caso suspenda o consumo imediatamente e procure um médico para iniciar o pré-natal.

Um estudo publicado no American Journal of Epidemiology indicou que os filhos de mulheres que ingeriram canela em grandes quantidades durante a gestação, tendem a apresentar déficit de atenção, hiperatividade e comportamento agressivo. Segundo o professor Jonathan Seckl, da Universidade de Edimburgo, isto mostra que o excesso de consumo da canela durante a gestação afeta o QI da criança, além de permitir que os hormônios do estresse da mãe passem para o filho, interferindo no desenvolvimento cerebral do feto e gerando problemas comportamentais em crianças.

Todos os remédios, inclusive os naturais, devem ser tomados com supervisão médica. Se os sintomas persistirem procure orientação. Lembre-se que nenhum remédio, erva ou chá deverá ser tomado para estimular o aborto porque incidirá em grande risco à vida da gestante. Para evitar uma gravidez indesejada procure métodos anticoncepcionais como camisinha, pílula entre outros que o seu médico poderá lhe informar e indicar a melhor opção para o seu caso. Até a próxima!

Leia também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário