sexta-feira, 21 de abril de 2017

Por que temos cólicas no ciclo menstrual?


Para mais de 50% das mulheres, ter cólicas é algo que ocorreu ao menos uma vez na vida. Algumas mulheres podem sofrer mais com as cólicas, chegando a ficar sem realizar qualquer atividade no período menstrual. Embora seja mais comum durante o período menstrual, as cólicas podem ocorrer fora desse período por outros motivos. Saiba as causas das cólicas dentro ou fora do período menstrual.

Por que temos cólica?


O corpo feminino possui estruturas reprodutivas, tais como o útero, os ovários e as trompas, que todo mês se preparam para receber um bebê. Nessa preparação, cria-se uma camada dentro do útero chamada endométrio, responsável por nutrir o embrião. Quando não ocorre a gravidez, o corpo precisa desfazer a estrutura para um novo ciclo. Assim, o corpo precisa eliminar o endométrio e para isso o útero contrai expulsando o endométrio. As contrações do útero comprimem os nervos e os vasos sanguíneos à sua volta, causando dores no baixo-ventre. 

As cólicas ocorrem para ajudar o útero a eliminar o endométrio


Chamada de Dismenorreia, as cólicas menstruais estão associadas à liberação de substâncias chamadas prostaglandinas, que são produzidas no útero. Sua elevação acima de níveis fisiológicos promove fortes contrações no músculo uterino e redução da circulação (vasoconstricção) dos seus vasos sanguíneos e diminuição da oxigenação no local, com consequente surgimento da dor menstrual.

Tipos de Dismenorreias


Basicamente, existem dois tipos de dismenorreias: a primária, que é o tipo comum, que a maioria das mulheres tem e, a secundária, que provém de outras doenças locais já existentes, entre as quais a endometriose, a adenomiose, mioma uterino, doença inflamatória pélvica (DIP), reação inflamatória ao uso de DIU, malformações uterinas, estenose cervical e outros.

Entre as causas menos comuns de dismenorreia estão a presença de cistos nos ovário e varizes pélvicas, que causam dores no baixo ventre, podendo simular um quadro de dismenorreia secundária.

Cólicas fora do período menstrual


A cólica fora do período menstrual pode ou não ser normal. Algumas mulheres poderão sentir cólicas durante a ovulação, não sendo motivo de maior preocupação nesse caso. 

A dor decorrente da ovulação apresenta as seguintes características:

  • Normalmente é regular, ocorrendo sempre na mesma fase do ciclo menstrual;
  • A cólica geralmente dura apenas algumas horas, podendo ainda persistir por 2 ou 3 dias em algumas mulheres;
  • Também pode ocorrer sangramento vaginal nesse período, provocado por uma queda dos níveis de estrogênio. Saiba mais sobre o Sangramento de Ovulação.


Algumas vezes as cólicas fora do período menstrual pode indicar problemas ou doenças em órgãos do aparelho reprodutor, urinário e gastrointestinal, podendo ainda ter origem no sistema musculoesquelético. Nesse caso, as dores costumam ser agudas (fortes) e as principais causas são Doença inflamatória pélvica, Gravidez Ectópica, Apendicite, Torção de ovário, Endometriose e Infecção urinária

Já a dor pélvica crônica, durando ao menos 6 meses, pode ser causada por:

Ginecológicas: endometriose, adenomioses, pólipos, prolapso genital, varizes no útero, aderências pélvicas, doença inflamatória pélvica;
Gastrointestinais: síndrome do intestino irritável, prisão de ventre crônica, hérnias, doença inflamatória pélvica, câncer;
Urinárias: cistite, litíase urinária, câncer;
Musculoesqueléticas: espasmo de musculatura do assoalho pélvico, problemas posturais, fibromialgia; hérnia de disco.

Como aliviar as cólicas menstruais


Se a causa das cólicas não estiver ligada às doenças, as dores podem ser aliviadas com uso de analgésicos, antiespasmódicos e bolsa de água quente. Em alguns casos, o médico poderá indicar o uso de anticoncepcional para tratar as cólicas. 

Alguns truques também podem ajudar com as cólicas:

Deitar de barriga para baixo - nessa posição a região pélvica fique mais aquecida, ajudando na circulação sanguínea, aliviando as dores. Para ajudar na compressão, use uma almofada que além de comprimir, aquece mais rapidamente o local.

Toalha quente - essa dica é para quem não tem bolsa de água quente. Basta substituir por uma toalha úmida aquecida. E para manter aquecida basta utilizar o microondas para aquecer a toalha por uns 20 segundos. Cuidado para não se queimar!

Tome chá quente - nada mais relaxante que tomar um chá quentinho... alguns podem inclusive ajudar com o fluxo menstrual. (Chás para fazer descer a menstruação

Relaxar - isso mesmo, o estresse pode aumentar o nível de cortisol no sangue, e também aumentar as cólicas menstruais. Por isso escolha atividades relaxantes e evite ficar estressada durante esse período. 

Alimentação - aumento de ingestão de produtos ricos em magnésio e cálcio, previnem as cólicas e tem ação anti-inflamatória. O leite, a aveia, alguns peixes, vegetais escuros têm nutrientes que regulam o metabolismo e relaxam os músculos.

Atividades Físicas - os exercícios físicos também ajudam a reduzir a dor devido à liberação de endorfina, que funciona como um analgésico natural. Além de trazer bem estar, a substância ajuda na diminuição dos níveis de cortisol e o relaxamento dos músculos. 

Evite a cafeína - essa substância acentua as contrações dos músculos da região do baixo ventre, de forma que é melhor evitar tomar chá preto, refrigerante à base de cola, álcool e café.


É importante que as causas das cólicas fora do período menstrual sejam investigadas pelo médico ou ginecologista. Mesmo em caso de dores menstruais fortes, a avaliação médica é indicada para o tratamento adequado. Até a próxima!








Nenhum comentário:

Postar um comentário