segunda-feira, 10 de abril de 2017

Por que os seios doem?


Durante o ciclo menstrual é muito comum passar por alguns desconfortos como seios sensíveis e inchados. Algumas mulheres podem sentir mais que outras esses desconfortos. Essa sensibilidade mamária varia então de leve até as mais graves e costumam melhorar no final do ciclo e início do novo ciclo. 

Por que os seios doem durante a menstruação?


Durante o ciclo menstrual, o corpo da mulher sofre diversas alterações que preparam o útero para receber um bebê. Dentre essas alterações, está a preparação das mamas para a amamentação. Não havendo a gravidez, ocorre a menstruação e as mamas, antes inchadas e doloridas, desincham. Isso ocorre devido, principalmente, a ação cíclica de dois hormônios que são produzidos nos ovários: o estrogênio e a progesterona

É normal sentir dor nas mamas durante o ciclo menstrual?


A dor nas mamas é chamada de mastalgia e podem ser cíclicas ou acíclicas. A chamada mastalgia cíclica é aquela que ocorre frequentemente antes da menstruação, melhorando após o período menstrual e afeta as duas mamas. Embora possa variar de intensidade de mulher para mulher, é uma situação que costuma atingir cerca de 80% dos casos de dor nas mamas e se trata de algo fisiológico, e assim como a menstruação, é normal. Já no caso da mastalgia acíclica não há relação com o ciclo menstrual e afeta geralmente uma das mamas. 

A mastalgia também pode ser manifestação de uma doença de origem extra mamária, isto é, não localizada na mama, mas a dor é referida na mama. Cerca de 10% dos casos de mastalgia tem causa extra mamária.


O que causa as dores mamárias?


As causas para a sensibilidade mamária variam entre: tensão pré menstrual (TPM), o próprio ciclo menstrual, gravidez, Displasia mamária (alteração funcional benigna das mamas também chamada de mastopatia fibrocística da mama) e medicamentos a base de estrogênio, como pílulas anticoncepcionais.

A dor nas mamas está relacionada com câncer de mama?


Apenas 2% das mulheres que tiveram câncer de mama referiram a dor como primeiro sintoma. O câncer de mama raramente dói. Por isso, é importante que você faça pelo menos uma mamografia entre os 35 e 40 anos de idade, e, a partir dos 40 anos, anualmente.

Os hormônios e as dores nos seios


A ação dos hormônios estrogênio, estradiol e progesterona é a causadora das dores nos seios durante o período pré-menstrual.

O que acontece é que, durante esse período, o corpo passa a reter líquidos e, além disso, o deslocamento desses líquidos dentro do organismo fica facilitado. Devido a esses efeitos que alguns hormônios têm no corpo durante o período pré-menstrual, uma grande quantidade de água acaba indo para as mamas. Isso aumenta o seu volume e, consequentemente, causa dores nos seios, sensação de inchaço e aumento de peso.

Os níveis de estrogênio irão se elevar durante o ciclo menstrual até que chegue o dia da ovulação, entre o 10º e o 20º dia do ciclo dependendo do tamanho do ciclo menstrual (saiba como calcular período fértil) e nos dias seguintes à ovulação ocorre uma ligeira queda nos níveis de estrógeno e elevação nas taxas de progesterona o que caracteriza a segunda fase do ciclo menstrual, que dura de 12 a 14 dias.

Essa alteração, quando muito brusca, pode causar levar a sintomas como os seios sensíveis e inchados. 


É normal sentir dor no seio após a menstruação?


A dor nas mamas é mais comum no período pré-menstrual (entre três e sete dias antes da menstruação) e costuma desaparecer com a chegada do fluxo, período em que as mamas voltam ao normal e o desconforto desaparece. Contudo, a persistência de dor pode ser um sinal de alerta. Mesmo quando não está relacionada com a menstruação, a dor nos seios costuma ser benigna e não requer tratamento, mas é importante estar atenta para a presença de nódulos ou lesões nas mamas, que podem indicar a existência de algo mais grave.

Seios doloridos durante a ovulação


É uma condição que pode também ser atribuída às alterações hormonais que ocorrem em torno do momento da ovulação. Existe um grande número de mulheres que relatam esse como sendo um dos sintomas durante a ovulação, assim sendo, pode ser considerado como uma ocorrência comum. 

Para confirmar se a dor nos seios está ligada à ovulação, é importante observar os sinais de ovulação como muco cervical, temperatura corporal basal, ou utilizar outras ferramentas, como testes de ovulação, que ajudem a saber se está ovulando (Como sei se estou ovulando?) Se a dor da mama também ocorre em torno do mesmo tempo  você pode estar certo de que a ovulação de fato está causando isso. Caso não haja sinal de ovulação, então a dor  pode ser devido a um desequilíbrio hormonal (dominância de estrogênio na maioria dos casos). Nesse caso, esta dor continua por mais de um par de meses e você pode precisar de um tratamento para equilibrar seus hormônios e obter o seu ciclo menstrual regulado.


Como evitar as dores nos seios?


Não existe um tratamento para as dores nos seios quando está está ligada a eventos fisiológicos como a menstruação ou a ovulação. No entanto, você pode tomar certas medidas para minimizar a dor e desconforto. Isso inclui a aplicação de compressas frias para a área da mama. Mesmo sendo algo natural e que toda mulher está suscetível a passar, existem alguns fatores que podem agravar esses sintomas. Portanto, para evitar a dor nos seios, siga algumas dicas:

  • Evite estresse emocional: faça alguma atividade que seja prazerosa para você como, por exemplo, caminhar, praticar esportes, passear, ler, assistir a um filme, etc.
  • Evite ingerir em excesso chocolates e achocolatados
  • Evite refrigerantes (principalmente aqueles à base de cola)
  • Evite o consumo de chás preto e mate
  • Evite o excesso de café
  • Evite coco
  • Evite vícios de postura e esforço físico em excesso
  • Seja otimista e alegre
  • Evite fumar
  • Evite beber em excesso
  • A sua alimentação deve ser saudável e variável.


É importante salientar que qualquer dor nos seios ou outros sintomas que sejam muito intensos, devem ser avaliados por um especialista. É sempre o melhor prevenir do que remediar. Até a próxima!


Leia também:






Nenhum comentário:

Postar um comentário