segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Conhecendo a temperatura basal


Toda pré-mãe deve conhecer seu corpo. Cada mulher é única. E nem sempre o que funciona para uma servirá para outra. Uma forma de nos conhecermos, ou melhor, conhecermos nosso corpo e nosso ciclo menstrual melhor é a temperatura basal. Temperatura basal é aquela que medimos ao acordar.

Durante o dia nossa temperatura se altera para que nosso corpo esteja protegido no decorrer do dia. Acontece que a quando dormimos ela se estabiliza, e essa é a temperatura base do nosso corpo. No decorrer do ciclo, dependendo da fase, nossa temperatura vai alterando. Conhecendo essas mudanças podemos definir se houve ovulação ou não, se estamos férteis ou ainda identificar uma possível gravidez.


Como medir a temperatura basal?


Por ser a temperatura do corpo em repouso deve-se medir logo ao acordar. De preferência no mesmo horário, ainda deitada, sem mesmo levantar para ir ao banheiro. Mesmo o ato de pegar o termômetro já eleva, ainda que minimamente, a temperatura. Esse é o ponto crucial que irá definir melhor o que seu corpo revela. Nessa hora vale a disciplina e claro, contar com a ajudinha do despertador. Deixar o termômetro pronto para uso ao lado da cama também!!!

endocrino5


Qual é o melhor local para medir a TB?


Pode-se medir a temperatura pela axila, boca, vagina ou reto. Mas cada uma tem suas desvantagens. Pela axila pode-se não ser tão preciso se o ambiente for mais frio, já que geralmente deixamos os braços mais expostos durante a noite. Se você dorme de boca aberta também pode fazer com que a temperatura não seja precisa. Pela vagina ou reto deve-se separar um termômetro que deve ser usado unicamente para essa medição. Claro que deverá ser higienizado após cada medição. Eu pessoalmente prefiro medir na virilha já que ela sofre menos alteração de temperatura, embora a temperatura seja mais elevada que as demais áreas corporais.

Um fator importante é o tempo de repouso. Cerca de 4 a 6 horas para uma medição mais precisa.


E como a TB me ajudará a engravidar?


Como comentei, durante o ciclo a temperatura basal vai sofrendo alterações. E DEPOIS de ovular a TB se eleva cerca de de 0,3 a 0,8 graus centígrados em relação à temperatura registrada anteriormente, mantendo-se elevada até à menstruação. Então só vou saber que ovulei depois? Isso mesmo. Essa elevação ocorre cerca de 24 a 72 horas depois e, nesse caso, a TB só irá te ajudar depois de um tempo usando esse método.

Com o passar do tempo, a pré-mãe vai ficando mais íntima das nuances do seu ciclo, dessa forma, poderá prever qual seria o possível período em que costuma ovular e partir para os namoros nesse período. Esse período então seria os que a temperatura se mantem elevada, isso pode ocorrer durantes uns dias. Caso a temperatura não se eleve significa que você ainda não ovulou. E se você for premiada, sua temperatura se manterá mais alta até o fim da gestação. A queda na temperatura infelizmente indica que a monstra deu as caras. Se durante todo o ciclo, a temperatura basal permanecer abaixo dos 37ºC sem um pico significativo, significa que não existiu ovulação nesse ciclo.

Todos os valores da temperatura devem ser registados numa tabela. Se preferir pode elaborar um gráfico que represente a sua temperatura corporal basal. Poderá inserir os dados numa tabela Excel e elaborar um gráfico com os mesmos. Alguns sites (veja aqui) possibilitam registrar os dados de temperatura montando um gráfico para facilitar nossa vida. E aprenda aqui a entender o gráfico de temperatura basal.

Se não aumentar a temperatura?


Se surgir um ciclo anovulatório (sem ovulação), poderá ser devido à disfunção dos ovários, levando o ovário a não libertar o óvulo. Quando isto acontece, o ovário também não liberta as hormonas sexuais que regulam a contração do tubo-uterino e o desenvolvimento anormal do endométrio. A medição da temperatura basal é muito eficaz, mas um ultrassom ao diâmetro do folículo também se pode revelar muito eficaz, na detecção de problemas deste gênero.

Caso você note que está tendo muitos ciclos sem ovulação aparente, procure logo um médico para tentar outras formas de ajudar a ovular como a indução da ovulação.

Que fatores podem afetar a temperatura basal?


A temperatura basal pode ser afetada caso não tenha tido uma boa noite de sono, se não teve pelo menos 4 horas de sono consecutivo depois de ter feito sexo, se teve febre ou se bebeu álcool na noite anterior.


Vou saber que estou grávida pela TB?


Sim, é possível! caso a temperatura basal permanecer elevada mesmo depois dia previsto para a monstra (caso ela não apareça), isso pode ser um sinal de que está grávida. Quando conceber, o óvulo é fertilizado nas trompas, em seguida levará cerca de uma semana para chegar até ao útero, onde ocorrerá a nidação. Este é o tempo que o corpo tem para detectar a sua gravidez. Quando é liberado o hCG (gonadotrofina coriônica humana), é normal que a temperatura do corpo suba, não de forma tão óbvia como quando ocorreu a ovulação, mas com alguma relevância, podendo ser detectada cerca de uma semana a 12 dias, depois do primeiro pico de temperatura.

A temperatura basal então é uma grande aliada nessa corrida pelo positivo. Mas é apenas um soldado e não se ganha uma batalha sozinho. Pelo menos essa necessita de outras ferramentas. Alie a TB com outros métodos para prever a ovulação, sejam testes ou verificação do muco cervical, tudo que puder somar nessa fase de namoros é bom. Boa sorte e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário