quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Muco cervical: Já olhou o seu?

600_cervical_mucus_fertility

Esse é um dos assuntos campeões de dúvidas. Grande parte das dúvidas são pelo não hábito de observar seu corpo e saber o que está acontecendo. Mesmo porque nossas mães (pelo menos a minha mãe) não tinham acesso a tanta informação como hoje em dia. E não sei se as mães de hoje conversam disso com suas filhas. Enfim... Vamos ao que interessa: já olhou o seu?

Provavelmente sim, mas se soube de cara o que ele representava, daí já não é assim né? Assim que me tornei pré-mãe vasculhei tudo a respeito e aos poucos fui me acostumando a entender o que cada muco representa. Ou pelo menos, o que ele representa para o meu ciclo. Vamos imaginar que você ainda não saiba do que estou falando e começar do começo.

Como você sabe, durante o ciclo nós passamos por muitas alterações corporais. Uma delas é o muco cervical que nada mais é que a secreção que sai do colo do útero. Ela serve para proteger a entrada do útero de bactérias. Na verdade, o muco cervical impede toda a parte íntima da mulher de ser atacada pelas bactérias. Mas como a natureza é sábia, ela muda durante o período fértil da mulher para possibilitar a chegada dos peixinhos do marido até o útero.

Método Billings


Não se preocupe, não vou começar a falar de outra coisa no meio de um assunto tão importante. Na verdade quis incluir essa parte como um agradecimento ao casal que criou esse método. Eles buscavam uma forma natural de ajudar as mulheres que desejavam conhecer seu corpo e identificar quando estaria aptas a engravidar. Eles já pensavam nas pré-mães e não sabiam disso!!! Foi então que criaram um método que observasse as mudanças do corpo feminino, o tal do método Billings mas que conhecemos mais como observação de muco cervical.


Usando o muco como aliado


Para utilizar o método precisamos observar diariamente o muco cervical ou sua ausência, visualizar suas características como espessura, cor e cheiro.

Logo após a menstruação entramos num período seco. Não se nota a presença do muco. Com o passar dos dias ele vai aparecendo, sua consistência é mais grossa/pastosa e tem uma cor esbranquiçada. Se tentar esticar o mesmo ele se romperá. Isso se deve pela ação da progesterona. Normalmente nota-se esse muco branco logo após a menstruação e após a ovulação.

mucopastoso
muco esbranquiçado e pastoso

Com o passar dos dias o muco cervical vai ficando mais transparente e elástico. Isso ocorre para facilitar a entrada dos espermatozoides no útero. Sua consistência fica mais gelatinosa. Mas ele ainda não estica muito, pois ainda tem espessura mais aquosa que elástica. Contudo, indica que o período fértil começou. Hora de começar os namoros!

corrimento-na-gravidez
muco transparente e aquoso

Quando chega o período fértil, estamos com mais produção de muco cervical. Tudo isso para facilitar a passagem dos peixinhos do pré-papai. Conseguimos observar então o muco e esticá-lo sem que o mesmo se rompa. Essa é a hora de intensificar os namoros já que esse muco indica que a ovulação está próxima.

muco-clara-de-ovo
muco clara de ovo

Muitas já ouviram falar do muco clara de ovo. Ele ocorre antes da ovulação e tem esse apelido justamente pela sua aparência. Este muco, sendo mais líquido, permite que os peixinhos consigam "nadar" melhor, favorecendo, assim, a sua subida até à entrada das trompas. O ambiente da vagina é demasiado ácido para os espermatozoides: se eles permanecem muito tempo dentro da vagina terão uma morte certa. O muco clara de ovo facilita a sua subida até ao útero. Nesse ambiente eles poderão sobreviver muito mais tempo (3 dias em média se bem que alguns podem sobreviver até 7 dias).

Qual o melhor horário para verificar o muco?


Pela manhã, após fazer xixi, o muco costuma está presente em maior quantidade. Muitas vezes no papel ao limpar já é possível notá-lo, mas algumas mulheres necessitam fazer a coleta com o dedo. Se for esse o seu caso, lembre-se de lavar bem as mãos e embaixo das unhas. Se for possível faça a coleta com luvas descartáveis. Use o dedo indicador ou médio para coletar um pouco de muco direto do colo do útero e examine-o.

muco-exame

Se esfregar suavemente o dedo médio no polegar e depois abrir bem os dedos poderá avaliar a elasticidade do muco. Se for capaz de abrir bem os dedos sem que o muco se parta (pelo menos 5 cm) - e se este for transparente e aquoso - estará no seu período fértil!


Nunca tive esse muco, tenho algum problema?


Cada mulher é diferente, de forma que pode a produção do muco cervical vai variar de acordo com cada mulher. Seu corpo produz o muco durante todo o mês mas nem sempre conseguirá vê-lo em abundância. Dessa forma, o melhor é notar como se sente durante o ciclo. O período fértil é o período mais úmido da mulher e costuma nos fazer ter mais vontade de namorar.



Há alguma coisa que atrapalhe a produção do muco cervical?


O baixo peso ou exercícios em excesso podem afetar a produção de estrogênio que pode levar a pouco ou nenhum muco cervical. Beber pouco líquido durante o dia também, afinal, o muco é composto também por líquidos. Alguns medicamentos podem fazer a mulher sentir-se mais "seca". Anti-histamínicos , medicamentos para a tosse, remédio para resfriado e sinusite, etc, são exemplos de medicamentos que fazem o muco cervical desaparecer. Indutores de ovulação também diminuem a produção do muco cervical. Fatores emocionais podem interferir na libido, afetando a produção do muco no período fértil.

Então para ajudar na produção do muco devemos sempre ingerir muitos líquidos. Tomar pelo menos 2 litros de água durante o dia, afinal água é vida!

Muco cervical em ciclos curtos


Esse é o caso em que a pré-mãe deve estar atenta. Se você possui um ciclo mais curto, poderá não dar tempo de ver os diferentes mucos. Poderá passar da menstruação diretamente para o período fértil. Imaginemos um exemplo: se você tem um ciclo curto de 25 dias, provavelmente estará ovulando no 11ºddc ou 12ºddc. No caso de você sangrar por mais dias, digamos que durante 6 dias, isso significa que no 7ºddc seria seu 1º dia fértil! Por isso muita atenção se esse for o seu caso.

Muco cervical na gravidez


Caso tenha sido contemplada com a gravidez, ainda que não saiba, o muco pode ser um indicativo. Ele torna-se mais grosso e esbranquiçado devido às alterações hormonais normais deste período. Assim, ele passa a criar uma rolha que impede que bactérias se desenvolvam dentro do útero e criem complicações à gestação. Então se o muco tem esse aspecto e a monstra ainda não veio, pode ser a hora de fazer um teste de gravidez.

Algumas mulheres com dificuldade em engravidar podem possuir um muco cervical muito grosso durante todo o ciclo, que impede o movimento dos espermatozoides e, por isso, devem procurar um ginecologista para iniciar o tratamento adequado.

Tem muitas outras coisas a respeito do muco, mas vai ficar para a próxima. Espero que tenham gostado. Até mais!


Muco clara de ovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário