quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Estresse pode atrasar a menstruação


Infelizmente, quando menos se espera pode ocorrer um atraso da menstruação. E o pior é que nem sempre ele é em decorrência de uma gravidez. Alguns dias o atraso da menstruação são considerados normais, e uns dos motivos para isso tem relação com o fator emocional. Muitas vezes esses atrasos geram levam as mulheres (e seus companheiros) a loucura. Sim! A ansiedade pode ser a culpada pelo atraso.

Como estresse afeta o ciclo menstrual?


São inúmeras as pesquisas que afirmam que o atraso causado pelo estresse ocorra pelo excesso de produção de cortisol (hormônio responsável por sentimentos de depressão e ansiedade).

Quando os níveis de cortisol estão elevados, as pessoas às vezes se sentem ansiosas demais. Embora outras condições fisiológicas podem causar a superprodução de cortisol, o estresse é geralmente uma das causas mais comuns.

O estresse é um fator que pode frequentemente causar desequilíbrio em outros hormônios além do cortisol. Os níveis estrogênio (que possui a função de controlar a ovulação e desenvolver o organismo feminino) também podem ser afetados pelo estresse. Se os níveis hormonais ficam desequilibrados, a sua menstruação pode ficar irregular, ou, em casos severos, a menstruação pode parar completamente. Além disso, o estresse pode inibir a produção de serotonina, o hormônio que se acredita ser responsável pela sensação de felicidade e bom humor.


O estresse pode comprometer a função menstrual


As fortes alterações emocionais, como os que ocorrem em situações de estresses, podem interferir no ciclo menstrual.

O sistema nervoso central apresenta áreas ligadas à reprodução, além do hipotálamo. Estas áreas, denominadas de supra-hipotalâmicas, estão situadas principalmente no sistema límbico. Embora o conhecimento sobre os neurotransmissores envolvidos nas alterações psicológicas e gonadotróficas ainda seja parcial, está comprovado que o sistema nervoso central estimula o hipotálamo e pode também interferir na sua ação sobre a hipófise¹.




Logo, a função menstrual normal depende das ações dos ovários, da hipófise, do hipotálamo e do sistema nervoso central. Não é à toa que mulheres sensíveis apresentam, frequentemente, irregularidades quando submetidas a situações estressantes. Os distúrbios emocionais levam mais frequentemente à amenorreia (ausência da menstruação), mas o sangramento disfuncional também pode ocorrer depois de alterações emocionais importantes¹.

Sintomas da Ansiedade em Mulheres


Os sintomas da ansiedade podem ser facilmente percebidos entre as mulheres, afinal o corpo começa a dar sinais de que alguma coisa não está bem. Esses sintomas variam muito de pessoa para pessoa, mas alguns deles são comuns:

Queda de cabelo: presente na maioria das mulheres. A queda de cabelo em grande quantidade e com frequência é um dos sintomas da ansiedade e deve ser tratado o quanto antes;

Unhas quebradas: se as unhas estão quebrando com facilidade e descamando é preciso ficar atenta;

Perda ou ganho de peso: se você está emagrecendo ou engordando rapidamente sem ter feito nenhum tipo de mudança na alimentação, é hora de averiguar o que está acontecendo, pode ser um sinal de ansiedade e estresse;

Náuseas: mal estar, náuseas, vômitos e até mesmo diarreia pode ser sintoma de ansiedade;

Dores de cabeça: se as dores passaram a ser frequentes e sem motivo aparente, pode ser um sintoma que o seu corpo está emitindo;

Irritabilidade: nervosismo e irritabilidades frequentes é sintoma de ansiedade;

Atraso menstrual: as alterações de humor podem atrasar o seu ciclo em até 10 dias, por isso, é preciso ficar atenta aos sinais.



Fatores externos que podem afetar a menstruação


Algumas vezes as alterações na rotina podem gerar uma carga de estresse elevada, seja uma mudança de cidade ou de escola, de residência, ou mudanças no ciclo de amizade contribuem para a elevação da ansiedade que eleva o estresse. Qualquer situação que possa causar um trauma emocional como mudanças de ambiente de trabalho, busca por um emprego, problemas financeiros ou amorosos, situações negativas afetam profundamente o sistema nervoso influenciando assim o ciclo menstrual.

Atraso pode gerar mais atraso


Quando se está tentando engravidar é comum esperar ansiosa pelo dia em que a menstruação não deveria vir. Mesmo que não se esteja tentando, se a menstruação é esperada com ansiedade gera-se estresse aguardando se engravidou. 

Quanto maior é a ansiedade maior é a chance de desequilibrar os hormônios fazendo com que ocorra atraso. Ou seja, a ansiedade gera atraso que gera mais ansiedade. Por isso é comum ouvir mulheres que conseguiram engravidar contando que assim que relaxaram a gravidez ocorreu. 

O melhor a fazer em casos de atrasos menstruais, é realizar o teste de gravidez, seja ele de farmácia ou de sangue. Se o resultado for positivo, um obstetra deverá ser procurado para  iniciação do pré-natal, mas se for negativo, tente relaxar e pensar em outras coisas, e caso o atraso persista procure um médico para avaliar o motivo do atraso.

Como amenizar os sintomas?


Para amenizar os sintomas da ansiedade e sua menstruação voltarem ao normal é preciso desacelerar. Se você está sobrecarregada no trabalho, em casa, com os filhos ou as tentativas de engravidar, marido, no estudo, ou seja lá qual atividade você desempenhe, é hora de avaliar quais são as suas prioridades.

Praticar atividade física diariamente e manter uma alimentação saudável é a melhor forma de diminuir essa carga de estresse e mandar a ansiedade embora, pois só assim seu corpo voltará às funções normais e a sua menstruação será regulada novamente.

Alguns especialistas acreditam que mudanças na dieta podem ajudar algumas mulheres a combater os efeitos do estresse sobre a menstruação. Consumo de carboidratos, especialmente se aproximando da época da menstruação, pode ajudar a manter os níveis de serotonina altos. Pães integrais e cereais, além de nozes e vegetais ricos em fibras, também são recomendados. Não são apenas esses alimentos considerados saudáveis, mas eles tendem a manter os níveis de serotonina mais altos por longos períodos de tempo do que os carboidratos mais processados.

Para as mulheres que estão tentando engravidar, a data da menstruação não é apenas um dia a mais no ciclo. Mas é assim que deveria ser visto! Muitas vezes algumas amigas disseram não estar nem um pouco ansiosas mas viviam contando dos dias que faltavam para a menstruação atrasar ou ainda os possíveis sintomas que estavam tendo. Entenda que ainda que diga para todos que não está ansiosa, não há como enganar seu corpo. Ele reagirá de acordo com o que você sente. Entender quando os sintomas podem aparecer pode ajudar. Mas acima de tudo, acredite que tudo ocorre na hora certa! Até a próxima!

Referências:
1) Beznos GW. Distúrbios menstruais. RBM. 2002. ago; 38(8):372-375.

Leia também:







Nenhum comentário:

Postar um comentário