segunda-feira, 19 de junho de 2017

Gravidez Psicológica - Como reconhecer?


Engravidar é uma jornada em que as emoções estão totalmente à flor da pele. Algumas mulheres tem a grande sorte de conseguir realizar o sonho da maternidade logo que decidem engravidar, mas para muitas outras, essa é uma longa caminhada. Em alguns casos, esse desejo de engravidar é capaz de desencadear sintomas físicos e emocionais, como se realmente houvesse uma gravidez em curso. Chamada de Pseudociese, a gravidez psicológica, é um problema emocional que acontece quando os sintomas indicam uma gravidez que não existe.

O que é gravidez psicológica?


Como o nome indica, a gravidez psicológica é um transtorno psicológico que apresenta a manifestação de todos (ou quase todos) os sintomas que indicam uma gravidez, incluindo o aumento do abdômen, sem no entanto haver um feto em desenvolvimento. 

Quais as causas da gravidez psicológica?


A Pseudociese geralmente está ligada ao grande desejo de engravidar ou, por incrível que pareça, ao medo extremo de engravidar (como acontece durante a adolescência, por exemplo). Em muitas situações, ocorre quando a mulher enfrenta sucessivas tentativas de engravidar, sem sucesso. Assim, pode somatizar este desejo, apresentando um quadro orgânico, comportamental e também de sensações, tal como se estivesse grávida.

A gravidez psicológica parece ocorrer devido a estímulos do sistema neuroendócrino provocados por fatores psicológicos. Casos de estresse, ansiedade e/ou intensa pressão social/familiar poderiam agir sobre eixo hipotálamo-hipófise-ovário, desregulando a produção hormonal, o que levaria a sintomas semelhantes aos da gravidez.

Dentre as outras causas mais frequentes de gravidez psicológica estão:


  • Depressão e baixa auto-estima
  • Período pós-histerectomia
  • Desejo intenso de ter um companheiro ou de segurar o namorado
  • Problemas conjugais, que fazem a mulher acreditar que a gravidez pode salvar o casamento.


Embora seja mais frequente em mulheres, os homens também podem sofrer com gravidez psicológica, geralmente ocasionada pela intensa ligação com a gravidez da parceira. Ainda que os homens tenham consciência de que não há feto em desenvolvimento em seu corpo, podem passar a sentir enjoos, tonturas e até vontade de comer algo diferente.

Como reconhecer os sintomas?


A pseudociese é um distúrbio psicológico, que nada tem a ver com fingimento ou farsa. Uma mulher que finge estar grávida não tem gravidez psicológica. Para ser pseudociese, a mulher tem que realmente acreditar que está grávida.

Infelizmente, distinguir a gravidez psicológica de uma gravidez real com base apenas nos sintomas não é possível. Apesar de não haver um bebê se formando, a mulher pode apresentar todos os sintomas comuns de uma gravidez, como:
  • Enjoos
  • Sonolência
  • Desejos alimentares
  • Ausência da menstruação
  • Crescimento da barriga e das mamas
  • Produção de leite materno.


Esses sintomas são devidos a estímulos psicológicos que geram um aumento na produção dos hormônios da gravidez, como a prolactina, o que resulta em sintomas iguais aos de uma gravidez verdadeira. Veja os primeiros sintomas de gravidez.

Há casos, inclusive, de mulheres que chegam ao pronto-socorro com sintomas de trabalho de parto. As mulheres sentem dores terríveis, como se estivem parindo, e depois melhoram do quadro. Nem sempre elas entendem o que ocorreu. É comum ouvir a paciente dizer que teve um aborto ou que o filho foi levado embora por Deus.

Como diagnosticar uma gravidez psicológica?


O diagnóstico da gravidez psicológica é feito através de exames como o teste de farmácia de gravidez e o exame de sangue Beta HCG, que irão dar resultado negativo, ou pelo exame de ultrassom, o qual irá mostrar que não existe feto no útero na mulher.

Contudo, em algumas situações, apenas os resultados dos exames não são suficientes para convencer a mulher de que não existe gravidez real, sendo necessário nesses casos acompanhamento psicológico para tratar o problema.

Como evitar desenvolver a gravidez psicológica?


Algumas dicas podem ajudar a lidar com a ansiedade que a mulher pode passar durante as tentativas de engravidar, mas não se pode garantir que não desenvolverá uma gravidez psicológica. É importante que as tentativas para engravidar não sejam as únicas preocupações da mulher. Dividir o tempo com outras ocupações ajudam a não focar muito nos sintomas que o corpo deveria estar mostrando caso já houvesse uma gravidez. Evitar pensar que um sintoma, por mais comum que seja em caso de gravidez, pode também indicar outras situações que também devem ser investigadas. Mesmo o atraso menstrual tem várias causas que não apenas gravidez. Ao evitar focar em gravidez como único motivo para os sintomas apresentados ajuda a mulher a não desenvolver a gravidez psicológica. Atividades como Ioga, Hidroginástica, Natação, Pilates, Meditação e outras ajudam não apenas a não ficar ansiosa, como também contribuem para engravidar mais rapidamente. 

Tratando a gravidez psicológica


O tratamento para gravidez psicológica pode ser feito com o uso de medicamentos hormonais para regularizar a menstruação e para parar a produção de leite materno, mas também é fundamental o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra para eliminar as causas que levaram ao desenvolvimento desse problema.
Assim, alguns dos remédios que podem ser indicados pelo médico podem ser a pílula anticoncepcional para regular a menstruação e o outros para cessar a produção de leite materno, para o controle do humor e tratamento da depressão se for o caso. 

A duração do tratamento depende da compreensão e da colaboração da mulher e dos familiares, mas pode demorar meses para que o problema seja totalmente superado. É importante lembrar que parte essencial do tratamento é o apoio de amigos e familiares, que ajudam a criar um ambiente seguro no qual a mulher sente-se amada mesmo sem ter um bebê. Sessões de psicologia também podem úteis para ajudar a enfrentar esta situação. Até a próxima!






Nenhum comentário:

Postar um comentário