segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

O Negativo faz parte

Exame-de-gravidez-de-farmácia

No mundo da pré-mãe existem muitos sentimentos. Naturalmente a mulher já vive uma montanha russa de hormônios, o que nos torna singulares. Esse sobe e desce hormonal nos provoca uma chuva de sentimentos e nem sempre são bons, mas precisamos aprender a lidar com tudo que envolve a vida de tentante.

Ser pré-mãe é viver num mundo de sonhos enquanto o positivo não chega. A maior parto do tempo estamos suspirando em meio a roupinhas, brinquedos, enxovais, nomes e até onde e como será feito o parto. Depois de um tempo correndo atrás da gravidez é muito fácil desanimar, principalmente se mês após mês nos deparamos com muitos testes negativos. Isso tudo por causa da ansiedade de deixar a posição de pré-mãe.


Sofrendo por antecipação


Quando chega o dia da monstra vem junto a decepção de não ter conseguido o positivo naquele ciclo. Mas já começamos também a nos questionarmos se vamos conseguir da próxima vez. Muitas vezes, nos cobramos um resultado mais rápido do que podemos ter.

teste-voce-e-ansiosa-17696


Não podemos afirmar quando será o último ciclo de tentativas, dessa forma, não se pode sofrer antecipadamente por um futuro que não se pode determinar (embora assim o quiséssemos). Devemos abandonar os " E se" que costumamos empregar no início de cada ciclo menstrual: "E se não conseguir engravidar...", "E se não nasci para ser mãe", "E se nunca conseguir".


Cada ciclo é único e não devemos tentar adivinhar como será essa tentativa. Devemos sim cuidar da saúde, fazer o que estiver em nossas mãos para aumentar nossas chances sem que nos cobremos resultados antecipadamente.


Não se contamine pelo negativo


tentando-engravidarEnquanto estamos esperando o resultado segurando aquela tirinha (ou o resultado do beta), é normal que uma onda de tristeza apareça enquanto apenas uma linha vai se formando. Essa negatividade nos faz entrar em desespero, as lágrimas caírem, o peito apertar e a vontade de não ver ninguém nos invadir o coração.


Nesse momento o ideal é lembrar que o negativo é parte da vida da pré-mãe. Algumas vezes o tempo para que um tratamento dê resultado também é necessário. E principalmente, que se esperamos pelo positivo é que temos mais chances que algumas mulheres que nem sequer cogitam a ideia devido a problemas de saúde. Muitas queriam apenas que seus ciclos fosse regulados e que pudessem esperar pela monstra numa data certa.

Você não está sozinha


Não custa lembrar que muitas mulheres estão vivendo os mesmos medos e ansiedades que nós. São muitos os grupos criados em redes sociais com a finalidade de dividir as experiências de pré-mães. Eleger alguém com quem possa conversar pode ajudar a lidar com as questões que estão te afligindo, ainda que esse alguém seja apenas um membro desses grupos.

420131_329568770427715_584824016_n


Quando pensamos nas mulheres que estão lidando com situações ainda mais complicadas como infertilidade irreversível ou ainda a perda de um bebê, encontramos a força necessária para seguir adiante em mais um ciclo.

Mantenha os pés no chão


Com o tempo eu descobri que nem sempre um negativo é realmente um negativo, da mesma forma que um positivo pode nem sempre significar o fim da vida de pré-mãe.

falsonegativoO ciclo menstrual é uma caixinha de surpresas, isso tudo por que muitos são os fatores que podem interferir no ciclo. Assim, não podemos afirmar quando ocorreu a fecundação, muito menos em que momento houve a nidação para então saber quando os sintomas podem aparecer. Um teste feito muito cedo pode trazer um negativo por não haver muito hCG no sague ou na urina para detectar, desencadeando uma choradeira sem fim e sem necessidade já que o positivo será obtido mais adiante. Da mesma forma, uma gravidez pode ser interrompida antes da hora, então o teste positivo não garantiu o fim da vida de pré-mãe.

Convém esperar um tempo mais depois de fazer um teste mesmo que o resultado seja negativo. Devemos estar atentas aos sinais que nosso corpo manda para saber se o resultado é realmente aquele. Aguardar para dar a notícia à família e aos amigos depois de ter a certeza do resultado é uma forma de evitar a tristeza de um negativo ou ainda a frustração de um "falso positivo".

Renovação e Esperança


Devemos enxergar o negativo como uma oportunidade de renovar as esperanças diante de um novo ciclo. Ainda que, por um momento, nos permitamos chorar, reclamar, arrancar os cabelos ou isso tudo junto, devemos erguer a cabeça pois temos o recomeço a nossa disposição. Se não foi dessa vez, ainda tem a próxima!!!




espere-o positivo
Por favor, tente novamente!


Tudo tem um tempo certo para acontecer, se não aconteceu é porque não chegou o momento. Aproveite esse tempo para preparar o que puder para assumir sua vida de mãe sem se preocupar com nada quando o positivo (definitivo) chegar. Boa sorte e até a próxima.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário