terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Endometriose e as chances de engravidar


Muito mais que afetar as tentativas de engravidar, a endometriose tem grande impacto no dia-a-dia da pré-mãe com esse diagnóstico. E muitas sofrem com a insegurança de que um dia chegarão a serem promovidas à mães. Felizmente, a medicina tem hoje muitos recursos que podem ajudar nessa caminhada. 

O que é endometriose?


O endométrio é o revestimento mais interno do útero (parede uterina). É ele que se desfaz quando não ocorre a gravidez, ou seja, é a menstruação propriamente dita. 

A endometriose é uma doença na qual a formação do endométrio ocorre em locais não habituais (fora do útero). Geralmente afeta as trompas e ovários, mas também pode atingir outros locais como intestino, bexiga e reto. Sendo estes os casos mais sérios. É uma doença crônica (não há cura), apenas tratamento para que sua ocorrência seja diminuída e espaçada.



O tecido endometrial uma vez fora do útero tem a capacidade de implantar e proliferar, aumentando a quantidade de células e o tamanho das lesões de endometriose. A disseminação do endométrio pode se dar por proximidade acometendo tecidos e órgãos pélvicos ou pela corrente sanguínea atingindo órgãos fora da pelve. 

De acordo com o local e tamanho das lesões e das aderências, a endometriose pode ser classificada como Endometriose superficial (peritoneal), Endometriose profunda infiltrativa, Endometriose ovariana e Endometriose pélvica. No entanto, a forma mais utilizada pelo mundo é a classificação em graus de acordo com sua intensidade, que é a Endometriose mínima (grau I), Endometriose leve (grau II), Endometriose moderada (grau II) e a Endometriose severa (grau IV).

Qual a causa da endometriose?


Uma das teorias mais conhecidas é a chamada de "menstruação retrógrada", que ocorre quando o fluxo sanguíneo (a menstruação) volta pelas tubas uterinas, sendo derramado nos órgãos próximos, ou seja, a menstruação ao invés de seguir no sentido do canal vaginal, sobe pelas trompas, atingindo os ovários, peritônio (membrana fina que reveste a parede interna do abdome e alguns órgãos) e intestino. Outra teoria seria a de uma falha do sistema imunológico que não destrói o tecido anormal que cresce ou chega até os locais errados ou ainda a hipótese de uma transformação de células, que assumem as características do endométrio, fora do útero. 

Alguns estudos sugerem que a presença de histórico familiar com casos de endometriose é um fator de risco para o seu desenvolvimento. Bem como a baixa imunidade, a ansiedade e o estresse podem agravar os sintomas de quem já sofre com a doença.

Quais os sintomas da endometriose?


Embora algumas mulheres possam não apresentar nenhum sintoma da doença, os sintomas mais comuns são:

  • Cólica menstrual (presente em 90-95% dos casos)
  • Dor profunda na vagina ou na pelve durante relação sexual
  • Dor pélvica contínua não relacionada a menstruação
  • Obstipação intestinal ou diarreia no período menstrual
  • Dor para evacuar
  • Sangramento nas fezes
  • Dor para urinar
  • Sangramento na urina
  • Infertilidade


Como diagnosticar a endometriose?


Inicialmente o médico deverá examinar o histórico sintomático e familiar da paciente. Isso será facilitado se a paciente monitorar durante uns meses os sintomas, podendo manter um diário com os detalhes de quando ocorrem maiores incômodos e o nível de intensidade de cada sintoma.
  
Foco de endometriose 

O exame físico no consultório (de toque) também é feito para verificar se há cistos, dor ou áreas de rigidez. O ultrassom transvaginal também é usado para verificar se há cistos no ovário. 

A alta dosagem de uma marcador no sangue chamado CA125 também pode sugerir endometriose. 

A confirmação da endometriose é feito através de videolaparoscopia que é um exame invasivo, onde uma câmera é inserida para avaliação do órgão reprodutivo da mulher. No hospital, com a paciente devidamente anestesiada, o médico especialista faz alguns pequenos cortes perto do umbigo e da região inguinal (um de cada lado) e passa através deles um tubo com uma luz e uma câmera. O abdome é inflado para que fique mais fácil visualizar os órgãos. A recuperação pode ser bastante dolorida, principalmente por causa do acúmulo de gás no corpo.

Endometriose e infertilidade


Mulheres com endometriose têm menores taxas de fecundidade do que uma mulher sem a doença. Cerca de 50% a 70% das mulheres com diagnóstico de endometriose tem infertilidade e das mulheres com infertilidade (várias causas) cerca de 40% são por causa da endometriose. 

Alguns complicadores causados indiretamente pela endometriose podem causar infertilidade. Dentre eles estão a Distorção anatômica que é a obstrução das trompas, aderências que impedem o transporte do óvulo até o encontro com os espermatozoides no interior da tuba uterina; Mudanças no fluido peritoneal, trata-se da produção de substâncias  e células inflamatórias que interferem com a interação óvulo-espermatozoide; Desordens ovulatórias que são provocadas pelas substâncias inflamatórias e modificações nos folículos ovarianos; Alterações foliculares e embrionárias; Anormalidades miometriais e Desordens de implantação embrionária que são alterações endometriais pela produção local de estrogênio e resistência a progesterona.

Tratamento da endometriose


Como dito anteriormente, a endometriose não tem cura, contudo medicamentos são utilizados para que haja uma melhora dos sintomas clínicos da doença e eventualmente o retardo na evolução das lesões. Normalmente são passados hormônios que tem a capacidade de inibir a produção de estrogênio pelos ovários e com isso diminuir o estimulo ao crescimento do tecido endometrial dentro e fora do útero (endometriose).  Os anticoncepcionais orais ou injetáveis, de uso cíclico ou continuo com suspensão ou não da menstruação, medicamentos só com progesterona e os análogos do GnRH são os mais utilizados. 

Geralmente, quando sintomas como dor e infertilidade estão presentes, é feita a opção pela cirurgia por videolaparoscopia para a retirada das lesões e das aderências, isso permite que a paciente tenha uma melhora da qualidade de vida devido a diminuição ou mesmo extinção da dor, podendo ser possível voltar as tentativas para engravidar em grande parte das mulheres tratadas. 
Quando não há muitos sintomas, ou estes são menos severos e não apresentam riscos de perda de função de algum órgão, a opção pelo tratamento clínico deve ser feita. O tratamento medicamentoso não deve em hipótese alguma ser feito sem a prescrição e acompanhamento médico.

Endometriose e as chances de engravidar


Apesar do medo que o diagnóstico de endometriose pode causar na pré-mãe, fico feliz de informar que cerca de 50% das mulheres com endometriose podem engravidar espontaneamente sem tratamento. E com tratamento adequado grande parte das pacientes com alguma infertilidade causada pela endometriose podem engravidar. A cirurgia por videolaparoscopia com retirada das lesões de endometriose e das aderências pode aumentar as chances de gestação espontânea em mulheres com endometriose em todos os estágios. Em outros casos pode ser necessário a realização de tratamentos com técnicas de reprodução assistida como a inseminação intra-uterina ou a fertilização in vitro

Mesmo que alguns diagnósticos como endometriose possam nos deixar tristes e mesmo sem esperanças é importante manter o pensamento positivo. Busque informações, tratamentos, converse com um especialista em infertilidade e mantenha-se firme na caminha pela realização do seu sonho. Boa sorte e até a próxima.

Leia também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário