quarta-feira, 29 de junho de 2016

Menstruação Escura - o que pode ser?


A preocupação com o ciclo menstrual é muito comum na vida da pré-mãe, afinal é ele que garante que tenhamos uma chance de conseguir o positivo. Qualquer mudança no ciclo, seja na cor ou na consistência da menstruação é motivo pra levantar suspeitas, já que isso pode significar que algum problema está acontecendo com seu corpo. 

Ciclo regulares ou não, curtos ou longos, com muito ou pouco fluxo, com coloração clara ou mais escura são aspectos que merecem atenção. E um desses aspectos sempre despertam atenção: menstruação escura!


Aspectos que influenciam alterações 


Diversos são os fatores que podem fazer com que um fluxo menstrual venha diferente do usual. O fluxo menstrual, bem como suas características podem ser alteradas por diversos fatores que podem ser ambientais, mudanças na alimentação, atividade sexual, questões de saúde e até fatores emocionais!

Algumas vezes as alterações são resultantes da adaptação do corpo à mudança de um anticoncepcional, por exemplo, podendo também ser causada pelo uso de pílula do dia-seguinte ou apenas como efeito colateral de um medicamento. 

O que pode causar menstruação escura?


A coloração escurecida do sangue, mais marrom do que vermelho, tem relação com a quantidade de sangue e a velocidade com que o este sai do útero e chega ao ambiente externo. Então, quando sangramos em menor quantidade, esse sangue demora mais para chegar ao exterior do corpo e ao longo do caminho vai escurecendo.

Outra possível causa para a menstruação escura é a baixa na produção da progesterona, hormônio ativo no organismo desde a puberdade até a menopausa. A baixa pode ocorrer pela ação do anticoncepcional que pode ocasionar baixas repentinas no organismo.

Para determinar a causa da menstruação escura, apenas com exames hormonais e através da avaliação do seu médico. Algumas causas podem ser excluídas, facilitando tirar as dúvidas que ficarem no momento da consulta. 


Outras possíveis causas:


Gravidez - Quando ocorre a fixação do embrião no útero (nidação), é possível que a mulher se depare com um pequeno sangramento escuro, além de pouca quantidade. (Primeiros sintomas de gravidez)

Algumas mulheres podem confundir esse sangramento com menstruação, mas na verdade pode indicar o início de uma gravidez. 

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's)São diversas as doenças que podem causar este sintoma. Apenas com uma consulta no ginecologista para saber se esse é o caso e qual o tratamento adequado. No geral, quando é DST, é possível que também haja um odor forte na menstruação. Quanto mais rápido for descoberto, mais fácil será o tratamento da doença.

Troca de anticoncepcional - Uma das causas mais comuns para alterações nas características da menstruação e que não apresenta nenhum risco para a saúde da mulher. Como o organismo está se adaptando ao novo remédio, é mais fácil que ocorra uma queda nos níveis de progesterona. Nesse caso, o problema se resolve rapidamente em poucos dias. (Anticoncepcional: perigos escondidos)

Pílula do dia seguinte - Usar a pílula do dia seguinte pode causar menstruação escura. Isto porque a pílula tem uma carga hormonal muito forte que pode causar diversos sintomas no organismo. O uso frequente da mesma pode causar várias alterações hormonais no corpo da mulher.

Útero inflamado - Uma inflamação no útero, que pode ocorrer por variados motivos, também pode justificar o escurecimento do sangue durante o ciclo. Geralmente acompanhada de outros sinais, este problema também possui graus e pode ser tanto leve quanto mais grave. No entanto, é uma possibilidade que exige atenção e uma consulta no ginecologista o mais rápido possível.

Endometriose  - Ocorre quando o tecido que reveste o útero cresce em outros locais. A endometriose pode ser grave e necessitar de um tratamento específico. Esta doença tem suas causas diretamente ligada à menstruação, o que faz que a mulher tenha chances de desenvolver este problema em cada ciclo. (Endometriose e as chances de engravidar)

Miomas uterinos - A miomatose corresponde a nódulos que se formam no útero de forma benigna, sendo raro que se transformem em tumores malignos. O problema é muito comum até que a mulher entre na menopausa, quando começam a reduzir as possibilidades. É possível descobrir este problema após
fazer uma ultrassonografia, recomendada pelos ginecologistas no caso de alguma suspeita. (Cistos e gravidez)

Devo procurar o médico?


Normalmente alterações no sangramento menstrual são normais e não indicam problemas, mas o ginecologista deve ser procurado se também surgir algum dos sintomas:

  • Cansaço excessivo
  • Tontura
  • Palidez na pele ou abaixo das unhas
  • Períodos irregulares ou sangramentos frequentes fora do período menstrual


Caso haja suspeita de gravidez, é importante procurar um médico independente da quantidade do sangramento, no caso de aparecimento de sangramentos escuros, em pedaços ou em grandes quantidades também é motivo de cuidados imediatos.

O médico poderá pedir exames como ultrassons, hemogramas, exames de urina, tudo para garantir um diagnóstico e tratamento que te darão tranquilidade sobre essa mudança em seu ciclo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário