sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Ovulação Tardia - Entenda como funciona


Quando se tenta engravidar, nada mais natural do que acompanhar o ciclo menstrual. Essa é uma rotina para muitas mulheres e, com o tempo, pode-se saber facilmente qual o melhor momento para namorar, quando deve chegar a menstruação. Infelizmente, nem sempre nosso corpo é tão exato quanto gostaríamos. Imagina uma mulher que já fez todos os exames pré-gestacionais (Saiba mais nesse post!), e apesar de não haver qualquer alteração, os testes de gravidez só dão negativos, ainda assim a menstruação atrasa ou só descobre a gravidez um tempo depois. Nesse caso, o que pode ter ocorrido é uma ovulação tardia

O que é a ovulação tardia?


Quando se tem o ciclo menstrual regulado, de 28 dias, a ovulação costuma ocorrer entre o 14° e 16° dias, ou seja, antes da próxima menstruação. Esse é o período esperada para a mulher com esse ciclo ovular. Então, quando a mulher ovula após o período esperado, diz-se que ela teve uma ovulação tardia. Algumas vezes, o tempo para ocorrer a ovulação vai muito além, podendo atrasar semanas e até mesmo um mês.

O que causa a ovulação tardia?


Não existe uma causa específica para que a mulher ovule mais tarde. E saiba, que mesmo as mulheres que apresentem um ciclo regular podem ter a ovulação desregulada em um mês ou outro.

Vários são os motivos para que o corpo desregule a liberação dos hormônios que regem o ciclo menstrual, o que provocaria o amadurecimento tardio dos folículos ovarianos - no caso, o LH, liberado pela hipófise, responsável pela liberação do óvulo.

Outras causas para a ovulação tardia seriam tratamentos com medicações hormonais ou ovários policísticos, que costumam causar irregularidade na ovulação.


Como saber se tenho/terei uma ovulação tardia?


O mais importante para perceber uma ovulação atípica é prestar atenção, tanto no ciclo menstrual todo, como em qualquer atraso na menstruação. Ficar de olho no corpo é a única forma de perceber se a ovulação atrasou. 

Os sintomas da ovulação tardia são os mesmos da ovulação que chega na data esperada. (Como sei se estou ovulando?) O sinal mais notável da ovulação é a diferença no muco vaginal, onde ele costuma apresentar um aspecto pegajoso e fica transparente como clara de ovo, certamente se está no período.

Uma maneira de ajudar a saber da ovulação tardia é medir a temperatura basal ou fazer uso de testes de ovulação até que se tenha um resultado positivo ou mesmo saber se ocorreu um ciclo anovulatório. O bom de se usar os testes é que sabendo a data da ovulação, pode-se calcular mais ou menos a data que a menstruação deveria vir, que é cerca de 14 dias após a data da ovulação. E também ajuda no caso de não se haver detectado ovulação, pois provavelmente haverá necessidade de tomar algum medicamento para descer a menstruação.



Quais problemas de ter ovulação tardia?


Embora não seja nenhum problema para a saúde da mulher, a ovulação tardia causa uma certa aflição para as mulheres que desejam engravidar. Com o passar dos dias a ansiedade para saber quando ocorrerá ou se ocorrerá a ovulação pode aumentar. Em geral, pode acabar confundindo as datas ou não conseguir namorar nos dias férteis. 

Existem ótimos aplicativos de celular que ajudam a prever a data da ovulação mas que serão inconsistentes em caso de ovulação tardia, sendo os sinais que o corpo emite mais importante do que a data prevista pelo aplicativo. Fique sempre atenta ao seu corpo! Trocar experiências com outras mulheres na mesma situação também pode ajudar a tirar dúvidas ou mesmo ficar menos ansiosa durante a jornada em busca do positivo. (Conheça alguns grupos de tentantes no facebook: Buscando Meu Bebê e Tentantes Unidas pelo positivo).

Para confirmar uma possível gestação, lembre-se de que sempre se deve esperar um tempo de até 10 dias do atraso da menstruação. Quando ocorre uma gravidez após a ovulação tardia, o teste pode ter um resultado fraquinho, no caso do teste de farmácia, ou com resultado baixo, no caso do teste de hCG quantitativo, pois a fecundação ocorreu mais tarde, dessa forma, o hCG demorará mais tempo para ser detectado.


Embora a ovulação tardia seja comum de ocorrer, caso o resultado do teste de gravidez seja negativo mesmo após certo tempo de espera, o melhor é procurar um médico para avaliar o motivo do atraso. Não se surpreenda se o resultado for positivo depois de vários negativos ou depois de muito tempo da data da última menstruação. Lembre-se de começar o quanto antes o pré-natal e aproveite esse momento tão especial. Até a próxima!







Nenhum comentário:

Postar um comentário