quarta-feira, 22 de março de 2017

Papanicolau - A importância do exame preventivo


A ida ao ginecologista torna-se habitual para a maioria das mulheres, principalmente as que são sexualmente ativas. Dentre os milhares de exames que a mulher deve fazer, o preventivo ou Papanicolau é um de grande importância para a saúde da mulher. Conheça um pouco mais sobre o exame.

O que é Papanicolau?


O exame de Papanicolau verifica alterações nas células do colo do útero. O colo do útero é a parte mais baixa do útero que o liga à vagina. Para se ter uma dimensão da sua importância, a taxa de sobrevivência das mulheres com tumores de colo uterino que são detectados pelo exame é de 92% ao passo que a sobrevivência daquelas diagnosticadas em decorrência dos sintomas da doença é de apenas 66%.

Outros nomes para o exame de Papanicolau são Citologia Oncótica ou Preventivo.

Para que serve o preventivo ou exame Papanicolau? 


O exame de Papanicolau serve para se verificar alterações nas células cervicais. Estas alterações que podem ser detectadas são chamadas de displasia cervical e podem se transformar em câncer se não forem descobertas e tratadas.

O exame detecta quais doenças?


O exame físico do Papanicolau também pode detectar infecções viróticas no colo do útero, como por exemplo verrugas genitais e herpes, e infecções vaginais tais como as causadas por fungos ou por trichonomas. Isso tudo por causa do exame físico e não do resultado do Papanicolau em si. Como a coleta do exame envolve exame genital, também é possível perceber doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, condilomatose, clamídia e cancroide. Assim, não é que o exame Papanicolau identifique corrimentos e infecções, mas durante o colhimento do exame, pode-se perceber as alterações causadas por essas doenças.

Como funciona o exame? 



O Papanicolau demora poucos minutos e é feito como parte de um exame ginecológico de rotina. Quando estiver deitada , com os joelhos dobrados e as pernas afastadas, o seu médico introduzirá um espéculo na sua vagina. Este aparelho permite a abertura das paredes da vagina para que o médico possa ver o colo do útero. Então, ele utiliza um cotonete especial, uma escovinha ou uma palheta para, esfregando, remover algumas células do colo do útero, as quais serão mandadas a um laboratório para serem analisadas microscopicamente, diagnosticando assim, lesões pré cancerígenas e cancerígenas.

Quem deve fazer o exame?


Não há uma idade específica para fazer o exame, apesar de que as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, lançadas pelo Inca em 2011, colocar que devem-se submeter ao exame mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual. O melhor é que a mulher faça o exame anualmente a partir do início da vida sexual. 

O exame pode ser feito a qualquer momento?


O único impeditivo para a realização do exame é nos dias em que a mulher estiver menstruada. Então deve-se tentar agendar o exame para uma data fora do que seria o período menstrual. 

É recomendado também que o exame seja repetido uma vez ao ano e em casos de alto risco, como quando a mulher tem HPV, o médico pode recomendar um exame mais frequente, de seis em seis meses por exemplo. 

Quem tem mais chances de desenvolver esse tipo de câncer?


Algumas mulheres podem apresentar situações em que aumentam as chances de desenvolver a doença:

  • Se algum exame de Papanicolau detectou alterações.
  • Início precoce da vida sexual 
  • Muitos parceiros sexuais.
  • Você ou seu parceiro têm tido infecções genitais.
  • Teve câncer de vulva ou vagina.
  • A parceira anterior do seu atual parceiro teve câncer cervical ou anomalias nas células cervicais.
  • Seu parceiro teve câncer de pênis.
  • Ser fumante.
  • Sua mãe tomou o hormônio dietilstelbestrol (DES) enquanto grávida de você.
  • Se o sistema imunológico for fraco, por causa de transplante, ou uso de drogas que enfraqueçam o sistema imunológico ou por causa de AIDS.


Grávida pode fazer o exame?


O Papanicolau pode ser realizado pela grávida sem problemas. Geralmente o médico pode requisitar o exame caso o último exame tenha sido feito a mais de três anos ou caso o obstetra considere importante.

Como funciona o exame papanicolau na gestante?


Durante o Papanicolau o médico irá fazer uma raspagem no colo do útero e na entrada do útero de forma sutil. Esse exame irá retirar algumas células para ser analisadas no laboratório e identificar se existe alguma desordem com a gestante. Esse procedimento geralmente é bastante tranquilo e pode provocar leve desconforto abdominal (cólicas) e um pequeno sangramento, que são considerados normais. Agora, se por acaso o sangramento for intenso ou você sentir qualquer mal estar após o exame, consulte o seu médico ou procure o serviço médico o quanto antes.

Mulheres virgens devem fazer o exame?


Normalmente o exame em quem não tem vida sexual é desnecessário já que o principal responsável por este tipo de câncer é o HPV, vírus transmitido através das relações sexuais. Assim, se a mulher é virgem, a chance de ter sido contaminada pelo HPV é mínima, e o risco de ter alterações no colo do útero também é pequena. O exame pode ser pedido apenas quando se tem suspeita de lesão. A coleta do material nesses casos é feita com um especulo próprio para mulheres virgens e utilização de um tipo de cotonete, sem risco de ruptura do hímen.


Como deve ser o preparo para o exame?


Não use ducha ou cremes vaginais durante os dois dias anteriores ao exame, nem mantenha relação sexual dentro das 24 horas anteriores, pois isto pode causar resultados incorretos.


O que acontece após o exame?


Se as células se mostrarem normais, não será necessário nenhum tratamento. 

O exame citológico deverá mostrar se tem alguma infecção. Seu médico deverá tratar você desta infecção e sugerir que outro preventivo seja feito em alguns meses.

Se as células não se apresentarem normais, poderão ser necessários mais exames. Discuta com o seu médico se deverá retornar para um exame posterior.

Você deve conversar com seu médico a respeito dos resultados do seu exame pois o Papanicolau não é 100% garantido.

É muito importante que se faça o exame Papanicolau regularmente já que detectando doenças pré-cancerígenas e, se estas doenças são descobertas a tempo, há uma grande chance de o desenvolvimento do câncer ser combatido através de um tratamento simples. Este exame também é utilizado para detectar alguns tipos de infecção no colo do útero e na vagina. Além disso, é melhor perder algumas horas num exame simples do que custear (financeira e emocionalmente) uma doença. Até a próxima!










Nenhum comentário:

Postar um comentário