segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Como acalmar o bebê


Nada mais angustiante para os pais do que um bebê que não para de chorar, principalmente para os pais de 1ª viagem. Leva um tempo até que os pais consigam descobrir a melhor forma de lidar com o choro do bebê. 

Quando o bebê é muito novinho ainda não consegue expressar o que sente, sendo o choro a única maneira de chamar a atenção dos pais para comunicar que algo está acontecendo. Com o tempo os pais conseguem descobrir o motivo de cada chorinho, seja fome, sono, sede, fralda suja ou mesmo insegurança do bebê. Até que esse momento chegue existem algumas técnicas que podem ajudar a lidar com os episódios de choro contínuo que parecem durar uma eternidade.


Elimine as origens comuns



O primeiro passo é tentar compreender o motivo do choro do bebê pelos instintos básicos como fome, sede, fralda suja ou algum incômodo ou dor. Observar o bebê é o primeiro mandamento! Choro de sono será acompanhado com bocejos e as mãozinhas aos olhos, por exemplo. Ou em casos de desconfortos como gases, o bebê pode encolher as perninhas. (Saiba como aliviar as cólicas do bebê.) No caso de fome, pode-se tentar dar o dedinho (sempre bem limpo!) para ver se o bebê suga. Lembre-se também de verificar se o motivo do chororô não é o calor ou o frio. Aprenda como agasalhar o bebê neste post!



Fique de olho na pele do bebê



Verifique se não há nada de errado com sua roupinha ou fraldas: um botão, uma etiqueta, uma dobra na roupa ou a fralda apertada demais. Olhe seus dedinhos e verifique se não há fio de cabelo seu enrolado neles. Se ele tiver a unha encravada, cuide para que nada fique rapando nela. Se nada disso for identificado, coce delicadamente o corpinho dele. Uma coceirinha pode incomodá-lo tanto quanto nos incomoda.


Balançar o bebê



Quando estava no útero, o bebê vivia em um ambiente movimentado, já que a maior parte das mães são bem ativas. Dessa forma, o bebê sente-se mais seguro através do movimento, que o lembra do ambiente uterino. Os movimentos devem ser suaves e contínuos. Pode-se usar o carrinho ou a cadeirinha do automóvel para não cansar os braços.


Enrole o bebê na manta



Quando o bebê encontra-se enrolado na manta ele passa a lembrar do ambienta uterino, onde ele ficava mais aquecido e mais apertadinho. Além disso, nos primeiros meses não há controle motor de braços e pernas, e a movimentação involuntária dos membros poderia irritar o bebê. Não se desespere se nos primeiros momentos o bebê parecer desconfortável ou irritado é que leva um tempo até que ele se acalme.



Tire o bebê para dançar



Da mesma forma que o balanço acalma o bebê, a dança tem o mesmo efeito. Posicione o bebê ao nível do ombro e coloque os bracinhos em volta do seu pescoço. Agora basta dançar suavemente, balançando-o suavemente de um lado para outro, podendo alternar com uma ou outra rodadinha. Pode-se também cantar uma música, não importando o que canta, desde que seja repetitivo e que esteja de acordo com o ritmo da dança. Baixe a voz gradualmente quando o bebê ficar mais calmo.



Deixe o bebê junto ao corpo



O bebê gosta do calor do contato com os pais. Segurar o bebê junto ao corpo - que pode ser sem blusa - irá transmitir segurança ao pequeno e irá tranquiliza-lo. Entre o calor do seu corpo, o batimento ritmado do seu coração, os movimentos da sua respiração e o suave balanço do caminhar fará com que pelo menos um dos dois durma em poucos minutos.


Mude a posição do bebê



Alguns bebês podem ficar desconfortáveis em determinadas posições, alguns não gostam de ficar de barriga para cima quando acordados, pois isso ativa o reflexo de reação à queda, deixando-os inseguros. Experimente posicionar o bebê de lado ou de barriga para baixo, mas essa posição deve ser mantida apenas se o bebê estiver no colo. No berço o bebê deve ficar de barriga para cima, segundo os especialistas.


Use o chiado a seu favor



Fazer o conhecido barulhinho aos ouvidos do bebê é uma técnica que muitos pais usam por intuição. Novamente, essa técnica tem resultados por fazer o bebê lembrar do período em que vivia no útero da mãe, onde ouvia muitos ruídos do organismo da mãe como os batimentos cardíacos, intestino, estômago e circulação sanguínea. Deve-se fazer o barulho na mesma altura que o choro da criança. Pode-se também recorrer aos aplicativos que reproduzem diversos sons que também acalmam como secador de cabelo, ventilador, aspirador de pó, água ou máquina de lavar. No caso de não poder recorrer ao aplicativo, pode-se também embalar o bebê próximo desses aparelhos ligados.


Mantenha a calma


É importante que os pais utilizem as técnicas mas sem perder a tranquilidade. Ao sentir que os pais estão nervosos, o bebê não se sentirá seguro parar de chorar. Nesse momento, o melhor é que um dos pais cuide do bebê dando um momento para que o companheiro se acalme e assuma os cuidados até que o bebê sossegue. 

Embora essas técnicas possam ser utilizadas por todos os pais, não significa que irá funcionar com 100% dos bebês. Nesse caso, o melhor é que o instinto dos pais sejam levados em conta, já que são eles os que melhor entendem seus filhos. Também é a hora de improvisar e encontrar novas formas de interagir com a criança, levando sempre em conta que o amor é sempre a melhor técnica para acalmar seu bebê. Até a próxima!





Nenhum comentário:

Postar um comentário