sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Regras para visitar um recém nascido


A chegada do bebê é esperada por muitos com grande ansiedade. Logo após o nascimento a notícia de que há um novo membro da família costuma se espalhar rapidamente. Mas como se comportar ao visitar o pequeno? Será melhor visitar a mãe já na maternidade? Descubra quais cuidados são essenciais nesse momento.

Visita na maternidade?



Depende muito da mãe, do tipo de parto. Algumas mães podem preferir receber visitas no hospital já que não precisam se preocupar com a arrumação da casa, ou o que servir à visita. Outras mães podem preferir descansar esses primeiros momentos, conhecer o bebê, ou simplesmente descansar de um longo trabalho de parto. Dessa forma, o melhor é também o mais simples: perguntar! Ligue antes de visitar e pergunte se a mãe prefere que a visita seja feita no hospital ou se prefere adiar por uns dias. É importante respeitar o tempo da nova família e também não se chatear com a decisão da mãe. Geralmente, após a adaptação da mãe à rotina do bebê, as visitas são bem vindas!

Combine antes! 



Surpresas são divertidas mas quando se trata de cuidar de um bebê que exige muito de si, fazer uma visita surpresa nem sempre é o melhor caminho. Imagine que a mãe provavelmente não deve estar preocupada com o andamento da casa ou mesmo está preparada para dedicar um tempo a alguém que não seja o bebê. A visita deve ser marcada sempre com antecedência e deve ser de acordo com a nova rotina da família. Evitar visitas noturnas ou interromper rotinas como a alimentação, o sonhinho ou o banho.

Lembre-se que o bebê ainda não tem horário definido para dormir e você pode chegar bem no momento que a criança dormiu depois de uma noite inteira acordado, atrapalhando o descanso dos pais. Ligue antes, sempre!

Evite visita nos horários de refeições



Para algumas pessoas é comum aproveitar o horário do almoço ou do jantar para bater um papo com os amigos. Mas após a chegada do bebê é bem provável que a família mal consiga fazer uma refeição quente sem ser interrompida. Mesmo que a visita seja combinada para o horário do lanche, os pais podem ficar aflitos para que algo seja servido, adquirindo nova tarefa numa rotina que já está cheia de atividades. Uma ótima solução seria levar um lanche pronto para os pais, além de ser muito gentil, poderá ser a única refeição que eles terão durante horas.

Cuidado com outras crianças



Criança é sempre muito ativa, gosta de brincar, fazer barulho, conversar e isso pode deixar os pais loucos. Se possível, não leve outras crianças para a visita ao recém nascido. Caso não tenha outra opção, prepare a criança antes da visita para que ela fique o mais quieta possível durante a visita ao bebê e caso isso não seja possível, o melhor é adiar a visita até que a convivência com o bebê seja mais adequada. 

NUNCA visite se estiver doente



É obvio que não se deve visitar um bebê se estiver doente, mas não custa lembrar! O bebê não tem o sistema imunológico completamente desenvolvido, nem tomou todas as vacinas, fazendo com que mesmo um simples resfriado seja um grande problema. O recém nascido está mais suscetível a ação de vírus e bactérias. Então, mesmo que seja um simples resfriando, melhor se recuperar totalmente antes de fazer a visita. Lembre-se de desmarcar a visita ao bebê, afinal não se deve deixar ninguém esperando!


Não faça carinhos sem a permissão da mãe



Como mencionado anteriormente, o bebê não tem sistema imunológico desenvolvido, ficando desprotegido contra vírus e bactérias. Muitos são os lugares que podem ser fontes delas, como chaves, dinheiro, telefone, mesas, carro... Enfim, nosso dia a dia é compartilhado com uma infinita possibilidade de contato com vírus e bactéria. 


O cheirinho de um recém nascido é maravilhoso. Dá vontade de pegar no colo, pegar nas mãozinhas, beijar, abraçar... Mas bebês costumam levar as mãos à boca, sendo mais fácil de se contaminar se pegamos nas mãozinhas dele, ainda que seja apenas num dedinho. Da mesma forma, não pegue o colo sem que tenha conversado com a mãe antes. Nesse caso, para evitar o constrangimento da mãe, o melhor é só pegar no colo se for oferecido por ela. Não force a barra!

Restrinja os carinhos à cabeça, pés ou barriga.

Não peça para acordar o bebê



Se tem uma coisa que é importante é o sono do bebê. Isso pelo menos para os pais que ainda tem tido noites sem dormir. Basta imaginar como se sentiria se quisesse muito uma coisa e assim que conseguiu alguém pedisse que jogasse fora? Os pais passam dias e noites acordados, desejando ansiosamente que o bebê adormeça, quando ele enfim resolve dormir, vem você e pede para acordá-lo! Dessa forma, caso a visita seja feita durante a soneca do bebê, nem pense na possibilidade de pedir para interromper o sono da criança.

É importante respeitar a rotina do bebê que pode ter adormecido há pouco tempo ou estar indisposto (a fase das cólicas, por exemplo, incomoda bastante os bebês) e precisar de descansar num ambiente tranquilo e seguro. Se o bebê se mostrar incomodado quando se pega ele ao colo, não insista e devolva-o a mãe ou ao berço.



Evite perfumes



Como para o recém nascido tudo é feito pela primeira vez, desconhece-se a possibilidade dele ter alergia a alguma coisa. Além disso, o cheiro forte pode incomodar a bebê que tem o olfato muito sensível. Dessa forma, evite expor a criança a cheiros desnecessários. Caso tenha marcado de ir conhecer o pequeno, deixe de lado os perfumes fortes, loções ou xampus com fragrâncias marcantes. Veja mais como Perfume pode causar alergia em bebês!


NUNCA fume durante a visita



Todos os males do fumo é de conhecimento de todo mundo (grande parte pelo menos!) e fica claro que deixar o bebê em um ambiente livre de cigarro é essencial para sua saúde! O ideal é que antes da visita a pessoa passe um tempo sem fumar para que suas roupas não fiquem com o cheiro forte do cigarro. E acredite, esse cheiro é muito perceptível para quem não fuma, diferentemente do que ocorre com o fumante. 

Reforce a higiene



Caso for interagir com o bebê recém nascido, lembre-se de higienizar bem as mãos. Pode-se usar álcool-gel ou mesmo um sabonete já ajuda bastante para proteger o bebê no momento do contato com estranhos. A mãe pode deixar visível um kit de higiene, assim a visita pode usar antes de pegar, não apenas no bebê, mas nas coisinhas do bebê. Não se trata de frescura, muito menos é exagerado, já que cuidar da saúde da criança deve ser o item número 1 nos cuidados com o bebê.

As visitas devem ser curtas


Fazer uma visita ao recém nascido é um claro sinal de carinho e mostra a importância do bebê para a pessoa, mas não é necessário ficar muito tempo conversando, tentado se atualizar sobre os assuntos pelo mesmo tempo de uma gravidez! É importante permanecer apenas o tempo suficiente para felicitar os pais e conhecer o bebê.

É natural que os pais, principalmente a mãe, estão cansados e entreter a visita ou preocuparem-se com o que vão oferecer ao lanche não os vai ajudar a recuperar energias. Claro que os pais podem pedir que fique mais tempo, mas cabe a visita interpretar o pedido como real desejo de estender a conversa ou apenas uma forma educada de dizer que a pessoa é bem vinda. 

Os pais precisam de espaço e de tempo para se adaptarem à nova rotina, cuidar e dar atenção ao(s) irmão(s), dormir ou realizar tarefas que não conseguem cumprir com o bebé acordado.

Mãos amigas



Caso a pessoa tenha intimidade com os pais, não custa nada oferecer uma mãozinha nos afazeres de casa. Além de ser uma enorme ajuda aos pais, demonstra carinho e respeito pela fase que estão passando. Os pais podem nem sempre admitir mas a última coisa em que estarão pensando é em lavar louça, varrer o chão, estender roupa ou por na máquina de lavar. São tarefas que vão acumulando já que a rotina está completamente bagunçada. Da mesma forma, pode-se oferecer para olhar o bebê enquanto a mãe toma um banho ou faz uma refeição. Esse é o tipo de ajuda que com certeza encantará o casal mais do que qualquer coisa!

Não meta a colher!


O velho ditado "em briga de marido e mulher não se mete a colher" se estende aos cuidados com bebê. Ainda que já tenha passado por situação semelhante, guarde o desejo de palpitar nos cuidados da mãe com o bebê, a menos que seja uma dúvida que a mãe solicitou ajuda. É essencial deixar que a mãe se acostume com a nova rotina. Além disso, o choro que para alguém pode ser interpretado como fome, talvez seja mais familiar para mãe que saberá como agir. Pense que a mãe é quem deve se adaptar as necessidades da criança, e que é importante que seus instintos sejam desenvolvidos junto com a demanda do recém nascido. Lembre-se também que são nas primeiras semanas que os pais estarão se adaptando ao bebê, portanto conselhos assim podem ser interpretados como inconvenientes, podendo além disso deixar a mãe insegura ou triste.


Evite tirar fotos sem falar com a mãe antes



É mais do que compreensível querer registrar todos os momentos do bebê, além de ser muito fofo as caretinhas e trejeitos que o recém nascido faz. Hoje em dia é comum compartilhar nas redes sociais tudo com relação à chegada de um novo membro da família como suas roupinhas, seus cabelos, mãozinhas, pezinhos e todos os "inhos" e "inhas" possíveis mas isso apenas se os pais estejam em concordância com isso! 

Caso seja dado o sinal positivo quanto as fotos, evite o uso de flashes, que podem incomodar o bebê!

Não faça festa surpresa



Depois de um parto longo, muitas vezes difícil, passar um tempo no hospital com entra e sai de enfermeiras, médicos e visitas, tudo o que um casal pode querer é chegar em casa e... dar de cara de uma grande festa surpresa! Isso pode deixar os pais ainda mais cansados e até mesmo estressados. E pais estressados podem deixar o bebê ainda mais estressado, bem como um grande número de pessoas batendo papo, tirando fotos, rindo alto... Então, a menos que os pais peçam, deixe para marcar uma festinha de boas vindas para depois, quando tanto os pais como o bebê estarão mais tranquilos para passar um tempo com toda a família e amigos. 

Aproveite a hora de mamar para se retirar



O momento da amamentação é um dos momentos mais sensíveis para a mãe no pós-parto. Nos primeiros dias a mãe e o bebê estão criando um vínculo único e quanto mais privacidade possam ter nessa hora, melhor. Algumas mulheres estarão inseguras nas primeiras mamadas e estar na presença de alguém pode deixar o momento ainda mais tenso. Mãe e bebê precisam de se sentir à vontade, confortáveis e confiantes. 

A experiência dos primeiros dias é determinante para o sucesso da amamentação e para que o aleitamento materno se estabeleça com normalidade. Caso perceba que o bebê está reclamando e que pode ser fome, esse pode ser um sinal de que é momento de se despedir. 

Respeite a rotina familiar



Para uma visita bem sucedida é importante estar atento aos sinais que os pais e o bebê podem indicar. Pais ou bebês cansados pedem que a visita seja breve ou mesmo adiada para outro momento. Momentos íntimos como a amamentação pede que a mãe e o bebê tenha sua privacidade respeitada. É fundamental aceitar e respeitar as escolhas e convicções dos pais quanto aos cuidados com bebê, seja a forma como preparam as roupas, o banho ou a rotina do bebê, até como preferem que a intimidade seja compartilhada com outras pessoas, como é no caso de exibir ou não as fotos nas redes sociais. Cada qual tem sua forma de pensar e embora possa não concordar com o outro, nada melhor que manter uma convivência pautada no respeito mútuo. Até a próxima!

Leia também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário