segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Conselhos que toda mãe (NÃO) quer ouvir


A maternidade envolve várias experiências maravilhosas e algumas outras situações não tão boas assim. É o caso de ter que ouvir vários conselhos do que deve ou não fazer com relação a criação do seu baby. Aqui resumimos alguns conselhos que toda mãe escuta:

Não dê colo



É comum muitas mães ouvirem que bebê no colo fica mal acostumado, manhoso e vai ficar mimado. O grande problema é que muitas pessoas esperam um super desenvolvimento da criança. Depois que nasceu, quando vai sentar... depois que sentou, quando vai andar... Mal uma etapa foi alcançada e já começa a corrida para a próxima fase. Poucos são os que curtem cada etapa. 

O bebê passou nove meses ouvindo o coração da mãe, num lugar quentinho e não tinha nada para se preocupar. Depois ele se vê num ambiente novo, não tão quentinho e sem aquele barulhinho que lhe trazia bem estar. Ele não sabe falar, não sabe como indicar que está com medo, com fome ou sujo. Chorar é sua única forma de indicar que algo não está bem. Agora imagina se há algo com você e ao pedir ajuda (o choro do bebê) e a pessoa apenas ignora... o que você faria? Se está com medo, ele irá aumentar, ou se está com fome, poderá achar que vai continuar com fome. Aproveite esses momentos com seu filho. Dê carinho, proteção e aconchego pois esse tempo passará muito rápido e os momentos não voltarão jamais. O mundo precisa de pessoas que cresçam conhecendo o que é ser amado e acalentado pois assim poderão fazer o mesmo pelos seus semelhantes.


Dê água, dê chá, dê leite... só leite materno não sustenta



Muitas mães já ouviram ou mesmo pensam que o leite materno não sustenta a criança pois em algumas horas e a criança já está pedindo para mamar novamente. Aqui vão algumas considerações:

1 - O estômago do bebê não tem a mesma capacidade de um adulto. Dessa forma, é lógico que ele esfazie mais rapidamente, o que irá fazer com que ele necessite mamar mais vezes do que uma criança maior. 

2 - O bebê se desidrata mais rapidamente do que um adulto, nesse caso, nem sempre a vontade de mamar é por ter fome mas sede. Nesse caso, também há possibilidade de que ele não mame todo o leite mas já se vê ele satisfeito. Leve em consideração também o clima da cidade em que vive ou que está visitando. Dias mais quentes poderão requerer mais tempo amamentando. 

3 - O peito acalenta. Passar um tempo com alguém especial é maravilhoso. Da mesma forma, é maravilhoso para o bebê passar um tempo com alguém que ele gosta da voz, do cheiro e do calor. Sei que há muitas atividades a serem feitas mas a mãe deve priorizar aquelas que considerar mais importantes. Pessoalmente, acho que passar um tempo com o baby é insubstituível e há outras pessoas que podem contribuir para que a mãe curta esse momento. 

4 - O leite materno tem todos os nutrientes que o bebê precisa. Apenas em alguns casos é necessário um complemento. Então se a criança está ganhando peso não há motivos para introduzir qualquer complemento à amamentação.

5 - Não critique quem não consegue amamentar. Muitas mulheres sofrem pois desejam amamentar e por qualquer motivo não podem e sofrem mais ainda com pessoas que não sabem o que está se passando e simplesmente acham que a mãe escolheu passar por isso. 


Dê mingau, comida ou papinha



Da mesma forma que o leite materno, a alimentação é indicada para a criança a partir de 6 meses mas não vivemos a vida dessa família. É claro que se fosse possível, a mãe alimentaria o filho com leite materno até 2 anos e ele só a partir dos 6 meses comeria alimento orgânico. Infelizmente a realidade nem sempre é simples. Como criticar uma mãe que viu seu filho perder peso, mesmo com leite materno exclusivo, e que não tem dinheiro para comprar fórmula? Cada caso é um caso e deve-se assumir que a mãe fará o que sua realidade permite. É muito fácil julgar o outro sem saber o que ele passa. Para aquelas mães que conseguiram alimentar exclusivamente no peito ou que podem comprar fórmula ou ainda que só alimentam seus bebês após os 6 meses com papinha orgânica, parabéns!  

O contrário também deve ser levado em conta. Não é porque seu filho tomou mingau com 2 meses que a mãe deve fazer o mesmo. Evite julgar pois o grande problema hoje é deixar de viver sua vida para palpitar no do outro.


Deixe o bebê na creche e ajude seu marido nas despesas da casa



Cada pessoa conhece bem as necessidades financeiras da sua família. É óbvio que a criança trouxe novas despesas mas não cabe a ninguém mais além do pai e da mãe identificarem a necessidade ou desejo ou não da mãe trabalhar. Apenas em caso da sua opinião ter sido solicitada deixe esse tipo de comentário fora da conversa. 


Tire seu bebê da fralda



Cada criança se desenvolve de forma única. Alguns vão conseguir não usar fralda com 2 anos, outros irão precisar de mais tempo. Mais uma vez é a necessidade de atingir uma etapa do desenvolvimento o mais rápido possível como se fosse uma competição velada. Muitos pais ouvem que filho de fulano já usa o banheiro desde antes de 2 anos e a melhor resposta nesse caso é: Que bom pra ele! 


Filho não deve compartilhar cama dos pais



Essa é uma questão delicada. Muitos são contra e muitos são favoráveis. Tem a preocupação com o bem estar da criança, como se os pais fossem elefantes e iriam esmagar o bebê no meio deles. A verdade é que depende muito do que os pais acham melhor. Há riscos de bater o bebê a noite sem perceber mas também há riscos do bebê sozinho no berço. Infelizmente não é uma coisa que possa se comprovar a eficácia em 100% dos casos. Alguns vão contar algo horrível que ocorreu com o filho na cama do casal, já outros poderão contar algo terrível que o bebê passou sozinho no berço. Deixe que os pais decidam o que acreditam ser melhor. Se decidiram compartilhar a cama, provavelmente estão cientes dos cuidados que terão para garantir que nenhum acidente ocorra durante o sono do bebê.  
Ainda nesse tópico há a questão de que criança atrapalha a relação sexual dos pais. Alguns pais irão preferir namorar enquanto os filhos dormem em outro ambiente e alguns poderão aproveitar para namorar no banho. Novamente, deixe que a relação sexual do casal seja resolvida pelo casal... 


Bebê (NÃO) deve usar chupeta ou mamadeira



Já vi muitas mães que antes pensavam de uma forma mudarem completamente de opinião ao precisar cuidar da casa e o bebê querer chupeta ou mamadeira. 

A verdade é que a mãe tem um instinto sobre se filho e é ele que deve ser levado em conta nas tomadas de decisão. Algumas crianças vão indicar que necessitam de alguns artifícios como chupeta ou um brinquedo para se acalmar e a mãe é a única que conseguirá decifrar os sinais que indicam isso. Outras mães vão preferir não usar desses artifícios, e tudo bem! Se houvesse uma fórmula que funcionasse  para todos os bebês, provavelmente já estaria sendo disponibilizada na maternidade. Então deixe que a mãe ou o pai decida, ainda que isso tenha funcionado para você, não significa que funcionará para esse bebê.


O bebê tá com fome, com sede, com frio...



Quando dizemos que a mãe tem um sexto sentido é justamente nesse caso. O cérebro da mulher muda durante a gestação e uma dessas mudanças é justamente para conseguir identificar as necessidades do seu filho a partir do choro e também de outros barulhinhos. Muitas vezes a pessoa quer apenas ajudar, mas acredite, a mãe reconhece o que seu bebê deseja e até se ele está apenas remusgando sozinho. Muitas mulheres poderão não acreditar nisso mas a verdade é que a natureza é sábia. Cada estímulo do bebê é reconhecido pela sua mãe e quanto mais passa o tempo mais esse vínculo de amor vai se estreitando. 

A menos que você seja pediatra ou que os pais tenham pedido sua opinião, deixe que as decisões com relação à alimentação, vestimenta ou costumes sejam tomadas pelos pais. É muito chato ouvir um conselho que não se pediu. Espere até que você tenha um filho e ai sim faça tudo da maneira que achar melhor e ai talvez não tenha que conviver com aqueles que acham que criam melhor seu filho do que você. Até a próxima!

Leia também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário