terça-feira, 18 de julho de 2017

Shantala - Uma massagem de amor


Nada mais gratificante para uma mãe do que passar alguns momentos curtindo o seu filho e nada melhor que aproveitar os benefícios que uma massagem pode proporcionar. A massagem Shantala é uma técnica que permite estimular e acalmar o bebê, melhorando a sua tonicidade muscular ao mesmo tempo que proporciona momentos únicos entre os pais e o seu bebê.

Como surgiu a Shantala?


O médico francês Frederick Leboyer foi o responsável pela popularização da massagem Shantala no Ocidente. Após observar uma mulher chamada SHANTALA massageando seu filho, Gopal, no meio da rua de Calcutá, ficou encantado com a troca entre mãe e filho e com os benefícios da massagem, assim, ele documentou o momento e homenageou a indiana com o nome da massagem e fundiu a arte através do livro "Shantala" da Ed. Ground (Em inglês "Lovings Hands").


Assista o vídeo original da Shantala:



Quais o benefícios da Shantala?


O primeiro benefício proporcionado pela massagem Shantala é o aumento do vínculo entre a mãe (ou quem aplica a massagem) com o bebê. O toque suave traz conforto ao bebê e dá segurança, deixando mais relaxado e ajudando com o sono profundo e contínuo. A massagem alonga e também estimula o desenvolvimento do sistema psicomotor do bebê, além de proporcionar consciência corporal do bebê. Outro ótimo benefício da massagem é que ela ajuda na diminuição das cólicas e alívio dos gases. (Saiba mais sobre como aliviar as cólicas do bebê aqui)


Posso fazer massagem Shantala enquanto o bebê estiver dormindo?


O sono é um momento em que o bebê está relaxando e a massagem irá atrapalhar seu sono. Também é importante não acordar o bebê apenas para realizar a massagem. Escolha um momento um pouco antes da soneca para que a massagem ajude no relaxamento do bebê. Agora se começar a massagem e a criança adormecer enquanto a faz, não há problema e pode continuar até o final. Neste caso, quando terminar a Shantala, ao invés de acorda-lo ao tentar colocar a roupa, apenas embrulhe-o em algum cobertor bem quentinho e o deixe descansar.


Qual o melhor momento para fazer a massagem Shantala?


Não há regras quanto ao horário específico para se executar a massagem. Algumas pessoas preferem ao final do dia, para ajudar no sono da noite e outras preferem pela manhã. Cada família deve encontrar o melhor momento do dia para a massagem. Uma dica é não começar muito próximo do horário da mamada, pelo menos uns 30 minutos antes e antes do sono chegar ou como o pediatra recomendar.


Bebês prematuros podem receber a massagem Shantala?


Geralmente é indicado iniciar a Shantala em bebês que já tenham completado o primeiro mês de vida. Em alguns casos o melhor é conversar com o pediatra a respeito para confirmar que não há problema. 

No caso dos bebês prematuros, é recomendado esperar um pouquinho mais do que um mês. Para saber quando é o momento ideal de começar, faça o seguinte cálculo: Quando meu bebê completaria um mês se estivesse nascido à termo? A partir desta data, se o desenvolvimento dele estiver normal e não houver contra indicação por parte do pediatra, já pode fazer a massagem no seu bebê tranquilamente.

Mas lembre-se sempre, apesar de ser importante esperar um pouquinho para fazer a Shantala, o TOQUE é fundamental e muito importante para qualquer recém nascido. Portanto, faça muito carinho no seu bebê, passe óleo e creme hidratante no corpinho dele, mesmo sem saber uma sequência exata, independente de quantos dias ele tenha!


Existe idade limite para receber a massagem?


Apesar da Shantala ser uma massagem muito conhecida pelo seu benefício para os bebês, ela pode ser feita também em pessoas de qualquer idade. Entretanto é necessário que ela seja adaptada para o desenvolvimento de quem irá recebê-la.

Por exemplo, os bebês ficam paradinhos durante 30/45 minutos recebendo a massagem, mas, quando aprendem a andar (por volta de 1 ano), querem explorar o mundo e podem se mostrar menos pacientes durante o momento Shantala.

O que fazer então? Fragmente a massagem! Faça um pouco por vez. Vai trocar uma fralda? Faça na barriguinha. Vai dar banho? Faça no bracinho e assim por diante.

A única restrição de idade para aplicar Shantala é em relação à idade mínima de quem receberá a massagem: não pode ter menos do que um mês de vida.

Preparando o ambiente


O ambiente onde se faz a Shantala deve ser tranquilo, contribuindo assim para o relaxamento do bebê. Pode-se colocar uma música tranquila ao fundo e diminuir um pouco a luz de acordo com a preferência. Lembre-se de priorizar o contato visual durante a massagem, bem como falar ou cantar para o bebê. A técnica não é recomendada em dias frios (apenas se tiver como manter o ambiente bem aquecido) ou se a criança estiver com fome, de barriga cheia, gripada ou apresentar quadro febril, com diarreia e cólica. Também o bebê não deve ser acordado para receber os exercícios. A posição original dos pais é sentada sem encosto, com o filho sobre as pernas esticadas. Uma opção é encostar-se em almofadas e dobrar as pernas com a criança entre elas.
O "material de apoio" para a aplicação da shantala é muito simples: uma toalha, óleo antialérgico (no Brasil utiliza-se o de amêndoas com camomila) e amor, profundo amor…

Como fazer a massagem Shantala?


1- Sente-se com as pernas esticadas para frente e deite o bebê sobre elas. Comece fazendo uma limpeza energética, esfregando uma mão na outra, para que as palmas fiquem aquecidas. Faça essa fricção com as mãos no alto da sua cabeça, para que a energia flua. Inspire e mentalize energia positiva para o seu bebê. 

2- Faça um triângulo com as mãos e leve até a altura do peito do bebê (sem tocá-lo com a distância de um palmo). Separe as mãos e vá contornando todo o corpinho da criança, sem tocá-la, e expire. A cada contorno terminado, chacoalhe as mãos (como se elas estivessem molhadas e você quisesse eliminar o excesso de água). Repita o procedimento por três vezes, mantendo a respiração. 

3- Passe o óleo em suas mãos e esfregue-as. Lembre-se de passar o óleo novamente, sempre que começar a massagear uma nova região (exceto o rosto do bebê). 

4- Com as mãos bem relaxadas e os dedos unidos, posicione-as no centro do peito do bebê. Deslize, horizontalmente, a mão esquerda até a axila de mesmo lado. Simultaneamente, faça o mesmo movimento à direita. 

5- Novamente, comece o movimento no centro do peito do bebê e, dessa vez, termine em cada um dos ombros dele. 

6- Começando o movimento pelo centro do peito da criança, suba uma mão de cada vez (formando um X), até o final do ombro. Deixe seus dedos chegarem embaixo da orelha dele. Sempre que a massagem for feita em movimentos alternados, inicie pelo lado esquerdo do bebê, que é o lado mais receptivo. 

7- Faça um círculo com as suas mãos, como se fosse um bracelete. Com uma delas, segure o pulso do bebê. Enquanto isso, a outra mão vem de encontro àquela que está segurando o pulso, partindo do ombro. Quando as mãos se encontrarem, alterne-as, dando continuidade o movimento funciona como se o bracinho do bebê fosse uma corda, que você puxa para escalar uma parede. 

8- Faça um movimento de rosca (uma torsão suave) com as duas mãos, iniciando pelo ombro e descendo até o pulso do bebê.

9- Apoie a mão do bebê, com a palma virada para cima, em uma das suas mãos. Use o seu polegar da outra para massagear a mãozinha dele, partindo do pulso e chegando até a ponta dos dedinhos. 

10- Deslize sua mão espalmada e com os dedos unidos por toda a mãozinha do bebê. 

11- Aperte delicadamente os dedinhos do bebê, um a um, começando pelo polegar. 

12- Faça um movimento com as suas mãos em concha, da base das costelas até o começo dos genitais dele. Essa técnica é ótima para aliviar as dores da cólica. Se as dores forem muito fortes, intensifique o movimento. 

13- Segure as perninhas para o alto e, com o ante-braço, continue massageando a região abdominal. Repita o mesmo movimento com as mãos. 

14- Faça um círculo com as suas mãos, como se fosse um bracelete. Com uma delas, segure o tornozelo do bebê. Enquanto isso, a outra mão vem de encontro àquela que está segurando o tornozelo, partindo da virilha. Quando as mãos se encontrarem, alterne-as, dando continuidade ao movimento, como no passo 7. 

15- Apoie o pé do bebê em uma das suas mãos. Com a outra, deslize o polegar, massageando a sola do pezinho. 

16- Deslize sua mão espalmada e com os dedos unidos por todo o pé do bebê, tanto a sola como o peito. 

17- Aperte delicadamente os dedinhos do pé do bebê, um a um, começando pelo polegar. 


Veja como fazer a Shantala:





Leia também:








Nenhum comentário:

Postar um comentário