sexta-feira, 30 de junho de 2017

Como agasalhar o bebê?


Na hora de agasalhar o bebê muitas mães preferem pecar pelo excesso. Mas será que agasalhar demais o bebê pode causar algum problema? Então como saber se a criança está muito ou pouco agasalhada? Os bebês sentem mais frios que os adultos? Essas e outras dúvidas costumam afligir as mães de primeira viagem e até aquelas com mais experiência. Embora não exista uma fórmula de quantas roupas colocar, que se aplique a todos os bebês, algumas dicas podem ajudar a vestir seu rebento com conforto sem deixá-lo com frio ou com calor.

Bebês sentem mais frio que adultos?


Grande parte das vezes, o equívoco mais comum é agasalhar demais o bebê, pois os pais imaginam que as crianças sentem mais frio do que os adultos, principalmente os recém-nascidos. O que devemos compreender é que, dentro de um quarto fechado, os bebês sentem tanto frio ou calor quanto os adultos. Acontece é que o adulto tem a capacidade de manter a temperatura corporal relativamente constante, independente do grau externo. No caso do bebê, seu sistema termorregulador necessita se adaptar, daí esse conceito de que precisam ser mais protegidos. 

Problemas de super agasalhar o bebê


O excesso de roupas pode levar o bebê a ter febre (hipertermia) pelo excesso de aquecimento e diminuição de área de troca de calor. Como isso ocorre? A pele tem duas funções: dificultar a passagem de microrganismos, substâncias químicas e agentes físicos nocivos, e regular a temperatura. Se o corpo produz calor, é necessário eliminar o excesso. Quando estamos muito quentes, os vasos se dilatam, transpiramos e o suor é evaporado, fazendo com que a temperatura caia. O organismo do bebê, quando muito aquecido, tenta regular essa temperatura, e como o sistema do recém-nascido ainda está imaturo pode não responder adequadamente, ultrapassando os limites razoáveis, deixando a criança superaquecida. 

O risco é que caso a criança esteja agasalhada demais, a pele não respira e suas funções ficam comprometidas. Como a umidade não é eliminada adequadamente, podem surgir infecções. Podem aparecer brotoejas no corpo. Isso porque há o rompimento do conduto de suor da glândula sudorípara e, dessa forma, a água extravasa na derme, causando uma inflamação.

Como o bebê regula a temperatura?


Até os 6 meses de idade, os bebês não tem capacidade de controlar sua temperatura interna. Isso significa que ele irá tentar adequar sua temperatura interna com a externa. Isto quer dizer que se a temperatura estiver 40º e ele ficar agasalhado, ele vai entrar em equilíbrio com essa temperatura e vai ter febre. Vale o mesmo para deixar o bebê sem roupa num ambiente com ar condicionado a 20º - ele não controla a sua temperatura, que vai caindo e ele pode morrer por hipotermia. 

Mas e os resfriados? 


Muitos pais temem que ao não agasalhar bem o bebê, o mesmo poderá pegar um resfriado ou gripe. Mas o que causa doenças é um agente infeccioso, ou seja, vírus e bactérias. Portanto, o frio NÃO PROVOCA infecções. Algumas pessoas, independentemente da idade, são mais sensíveis às mudanças climáticas e aí desenvolvem crises de alergias respiratórias (como rinites e bronquites).

Como saber se o bebê está desconfortável?


Bebês, independente de idade, sentem frio e calor e conseguem, por várias formas, demonstrar essa sua sensação, mesmo como recém-nascidos. Os menorzinhos tentam se fazer entender através de choro (que nem sempre é só de fome), de incômodo e de reações orgânicas (suor, por exemplo).



Como reconhecer os sinais


Além do aparente desconforto expressado com choro ou inquietação, o bebê poderá apresentar o rostinho vermelho, além da transpiração, sono inquieto ou febre. Para saber se o bebê está aquecido, observe o tórax, pois a cabeça é sempre mais quente e as extremidades mais frias. 



Se o bebê está com febre, a primeira providência é desagasalhá-lo (não deixa-lo pelado), aguardar 30 minutos e medir novamente a temperatura. Ela deve baixar. Se não acontecer, entre em contato com seu pediatra. Problemas decorrentes do aquecimento exagerado podem ser agudos e precisam ser corrigidos logo. Nesse caso, os pais devem procurar um médico com urgência.

Dicas para agasalhar o bebê


  • Quando os dias estiverem mais frios, use um gorro para sair, pois a cabeça é área em que primeiro se perde calor.
  • Mãos e pés frios nem sempre representam que a criança está com frio. Da mesma forma que alguns adultos dormem com os pés frios, o bebê pode ter essa característica. Caso o bebê esteja dormindo sem reclamar, não há necessidade a agasalhar mais.
  • As roupas devem ser quentes mas sobretudo confortáveis, sem botões ou enfeites, de preferência com fibras naturais, como o algodão. O algodão absorve melhor o suor, evitando que a criança fique molhada.
  • O melhor é usar uma roupa mais quente do que usar um cobertor. O motivo é que o cobertor aumenta demais a temperatura, além de aumentar o risco de sufocamento. 
  • O quarto precisa ser arejado, mas não deve ter corrente de ar.
  • No berço de um bebê, não deve ter nada solto, por questão de segurança. Assim, travesseiros, cobertores e lençóis não devem fazer parte da "decoração" do berço. Dessa forma, se for usar cobertor, ele tem que ficar preso embaixo do colchão.
  • Quando o bebê se mexe demais durante a noite é melhor colocar uma roupinha a mais, meia e luvas, mas SEM EXAGERO.
  • Se for usar aquecedor, mantenha-o na temperatura para aquecer (é para isso que se usa um aquecedor) até 2 horas após o bebê adormecer. Vale o mesmo para umidificadores, quando necessário. Até a próxima!


Leia também:








Nenhum comentário:

Postar um comentário