quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Ensaio newborn em casa


A chegada do bebê é um momento que será lembrado a vida toda. Muito mais do que guardar na memória, eternizar esses momentos em fotos é sem dúvida uma ótima forma de celebrar a vida do mais novo membro da família.

Acredito que muitos já devem ter ouvido falar das fotografias com estilo newborn. São aquelas fotos fofas e elaboradas, feitas em estúdios por profissionais. Mas nem todos tem condições de pagar um profissional mas gostariam muito de ter alguma lembrança desse lindo momento. 

O que é foto newborn?


Newborn significa recém-nascido em inglês, e em português veio a determinar o tipo de sessão de foto tiradas do recém-nascido logo nos primeiro dias de vida. Existem dois tipos de fotografia newborn: a primeira é feita em estúdio ou na casa do cliente com poses elaboradas, com figurinos especiais e o outro, é o lifestyle ou estilo de vida, onde são capturadas imagens mais naturais do bebê em seu estilo de vida normal, em sua casa, junto dos pais, fazendo o que os recém nascidos costumam fazer.

Qualquer um pode fazer?


Enquanto pesquisava para o post, vi que muitas dicas eram direcionadas para os profissionais da área e isso tem uma explicação: requer muito mais do que apenas conhecer de fotografia mas de conhecer o corpo do recém-nascido! Isso acontece pois o bebê não fica em todas as poses (lindas) que costumamos ver nesse tipo de foto. 

Caso a mãe queira fotos mais elaboradas, com bebê em redinhas ou dentro de vasilhas com a cabecinha em pé, o melhor é procurar um profissional qualificado. Contudo, nada impede que encontramos uma forma de fazer em casa, sem com isso arriscar a segurança e bem-estar do recém-nascido. Aqui vão algumas dicas:

Planeje tudo ainda na gravidez



Imagine todos os adereços que queira usar como cobertores, roupinhas ou brinquedos e providencie tudo ainda durante a gestação. Devemos lembrar que após o nascimento, a última coisa que a mãe pensará (e terá tempo!) é de sair às compras. 

Uma ótima ideia pode ser utilizar os itens adquiridos num boneco, já ensaiando as poses e conferindo se a pose pode ser feita sem que a criança tenha risco de se machucar. Brinque com sua imaginação!

Escolha um assistente



É importante ter alguém para ajudar durante os momentos das fotos. Não apenas para manusear o adereços como deixar que cada pose esteja garantindo a segurança do bebê. 

Pense nesses momentos como uma verdadeira profissional, isso significa que as fotos devem ser feitas durante um período reservado exclusivamente para isso! 

Deixe seu coração falar



É claro que a mãe irá desejar que as fotos fiquem iguaizinhas aquelas que tem na internet. Mas capturar os momentos reais será muito mais mágico. Mantenha a câmera em mãos e siga seu instinto para capturar aquilo que é especial para você. 

Momentos de sono em que o bebê boceja ou esbouça um sorriso é tão lindo quanto um bebê com os bracinhos sob a cabeça. 


Fique de olho nos detalhes



Toda mãe tem em mente cada pedacinho do recém-nascido e esses detalhes em close ficam incrivelmente lindos. 

Tente capturar os detalhes do pequenino como as mãozinhas, nariz, boquinha, olhinhos, pezinhos... Deixe seu coração capturar a magia desses closes.

As primeiras vezes são especiais



Guardar os primeiros acontecimentos, ainda que não sejam super elaborados, são importantes. A grande amiga da mãe é a câmera, mesmo que seja do celular, para guardar o primeiro banho, os primeiros sorrisos e gargalhadas, a primeira vez que comeu, sentou, engatinhou, etc.

Para as fotos do bebê dormindo como vemos frequentemente, o ideal é fazê-las na duas primeiras semanas de vida do bebê, já que é o momento em que eles passam mais tempo dormindo. 


Os outros membros da família



Convide um amigo ou outro familiar para tirar algumas fotos do papai e da mamãe interagindo com o bebê. Lembre-se de fazer isso já no hospital. 

E agende a "sessão" em casa num momento em que o papai poderá participar, assim como os irmãozinhos. Pode-se inclusive improvisar algumas plaquinhas com a indicação de papai, mamãe e irmãozinho. 

Montando o estúdio em casa



O local onde serão tiradas as fotos deve ser bem iluminado, de forma que evite o uso de flashes durante as fotos, isso porque além de incomodar o recém-nascido, deixam as fotos artificiais. 

Se não puder ter uma câmera especial para as fotos, use o celular mesmo! O importante é que consiga ótimos closes com boa iluminação. 

Os fundos brancos podem ser conseguidos facilmente com uma boa colcha de tecido ou com uma placa como pano de fundo. Não precisa de muita elaboração, nem gastar muito para conseguir um lindo resultado. Bebês ficam lindos em luz suave e natural. 

Cuidados antes das fotos


Para que a sessão siga tranquilamente, é importante que o bebê esteja bem. Dê de mamar pouco antes de começar as fotos, assim poderá garantir umas 2 ou 3 horas sem que o bebê necessite ser alimentado novamente. Lembre-se também que cocô e xixi são coisas que podem ocorrer durante as fotos, não se preocupe caso tenha que interromper para trocá-lo. 

Cuidados com o conforto do bebê


A primeira coisa a fazer, é manter o local onde a fotografia newborn será tirada em uma temperatura confortável, nem muito quente, ou frio demais. Principalmente se quiser tirar fotos do bebê sem roupa. Uma forma de saber se a temperatura está boa para deixá-lo assim é que você sinta calor no ambiente (em torno de 26 a 30 graus). Também deve-se cuidar para evitar que ventos fortes possam chegar até ele.



Cuidados com a segurança do bebê



É muito importante lembrar da fragilidade do recém-nascido. Faça da segurança do pequenino sua preocupação número 1. Caso queira uma pose mais elaborada, com algum adereço, deixe que uma ou duas pessoas estejam segurando o bebê ou pelo menos com as mãos a poucos centímetros dele, de forma que apenas na imagem esse recurso fique invisível. 

Uma sugestão seja fazer as fotos na cama do casal ou no berço do bebê. Jamais coloque-o em lugares altos, sem proteção ou com materiais que são frágeis. 

Muitas fotos disponíveis na internet foram feitas com recursos de photoshop, onde são capturadas várias imagens e depois montadas como uma única foto. Foto do bebê com a mãozinha no queixo, é feita com montagem, ou seja, o bebê não deve ficar neste tipo de posição sozinho. Veja como é feita:



Quais poses podem ser feitas?



Para as fotos do recém-nascido é importante não se reinventar, ou fazer poses que poderiam machucá-lo. Pode-se colocá-lo na posição de ninar que já está acostumado, após um bom banho e mamada. Use um ursinho ou algum acessório importante para a família, próximo do bebê. Dessa forma é possível registrar suas feições nesse momento sublime. O newborn, na sua essência, deve ser deixado para um profissional especializado.

Mantenha a calma e deixe o bebê ditar as regras


Os recém-nascidos são muito sensíveis ao ambiente. De forma que se por algum motivo você se sinta estressada, pode fazer com que ele não fique tranquilo. Nesses casos, não insista e interrompa a sessão de fotos, talvez possa transferi-la para outro dia. Uma forma de garantir uma boa quantidade de fotos é configurar a câmera para tirar várias fotos num único clique. Assim poderá selecionar mais tarde aquelas que ficaram melhor. 

O bebê é quem dirá o tempo que as fotos devem ser tiradas 


Além da temperatura, o som do ambiente também influencia muito no humor do recém-nascido. Você pode baixar em seu Smartphone alguns aplicativos que oferecem músicas calmas, isto pode ajudar o bebê pegar no sono em quanto você tira as fotos.

A saúde do bebê também é muito importante. Deve está tudo certo com ele, cólicas ou outros incômodos devem fazer com que as fotos fiquem para outro dia. 

Não se cobre muito


As fotos devem ser feitas sem preocupação com o resultado final, principalmente, evite compará-las com outras fotos de profissionais. Utilize esses momentos para curtir a sua melhor criação, seu bebê. Esqueça o cansaço desses dias e tente reproduzir seu amor pelo seu filho. Nada melhor para guiá-la do que o coração e tudo feito com amor é sempre lindo. Até a próxima!







Nenhum comentário:

Postar um comentário