segunda-feira, 7 de março de 2016

Conhecendo o recém nascido



Dizem que bebê recém nascido tem cara de joelho, mas não se pode negar que é a carinha de joelho mais linda do mundo! Sou suspeita para falar pois sempre que vejo um bebê tenho que me controlar para não alcançar um tom que ultrapasse a estratosfera... Muitas mamães e papais ao lidar com o bebê percebem algumas características que podem causar preocupações desnecessárias pois é bem normal para um recém nascido. Vamos conhecer algumas delas e já nos prepararmos para entender um pouco mais do universo lindo (e trabalhoso... rsrs) que é ter um bebê em casa.

Tamanho do bebê


É normal preocupar-se se o bebê tem peso e altura dentro do esperado, e isso irá variar de acordo com a genética (estrutura física dos pais), tempo de gestação e com inúmeras circunstâncias ambientais (alimentação da mãe, hábito de fumar ou não, possíveis complicações ao longo da gravidez...). Contudo, há um padrão estabelecido do que é dito "normal" para o tempo de gestação, mas lembre-se sempre de considerar os outros fatores antes de se preocupar com o tamanho do seu bebê... Uma criança que tenha os pais baixinhos poderá ter o tamanho de um bebê mais prematuro e ainda assim ser normal para ela... 


A mesma situação acontece com todas as dimensões do corpo do recém-nascido, tendo sempre em conta a idade da gravidez. A altura dos recém-nascidos, ou seja, a medida da parte superior da cabeça à planta dos pés, oscila entre os 48 e os 52 cm, em média 50 cm para os meninos e 49 cm para as meninas. O perímetro craniano mede, em média, 34 cm, enquanto que o perímetro torácico é de cerca de 32 cm. 

Pele do bebê




Após o nascimento, a pele do bebé encontra-se revestida por uma substância esbranquiçada untuosa, denominada vérnix caseosa, especialmente abundante nas pregas da pele, protegendo o feto do contínuo contato com o líquido amniótico, sendo também uma proteção nas primeiras horas de vida independente. Apesar de grande parte desta substância sair com as primeiras lavagens, os restos acabam sempre por secar e desaparecer de maneira espontânea nos primeiros dias de vida. 

Algumas vezes pode ocorrer de haver uma fina camada de penugem escura chamada lanugo que normalmente some antes do nascimento, mas caso ocorra de ainda haver ao nascer não há motivos para preocupação pois some com o passar dos dias. Assim como pequenos pontos esbranquiçados correspondentes a acumulações de secreções nas glândulas sebáceas, denominadas millium, que desaparecem espontaneamente ao fim de algumas semanas. 

                       

Também pode haver manchas roxas devido as pressões ou traumas do trabalho de parto (uso de instrumentos como fórceps por exemplo) que somem em alguns dias. 

Cabeça e a moleira do bebê


Algumas vezes as cabeça pode apresentar uma forma assimétrica devido a passagem do bebê pelo canal do parto, por lógica o mesmo não se observa no caso de cesárea, onde os bebês terão a cabeça arredondada e simétrica. Isso ocorre pois os ossos do crânio não estão fechados e ficam mais suscetíveis a mudança de forma, assumindo uma forma alongada do canal de parto.




Muitas pessoas tem medo de mexer na moleira do bebê, aquela parte molinha da cabeça, pois parece que a qualquer momento ela vai rasgar. Claro que a fontanela, como os médicos chamam, merece cuidados e reconhecer suas características ajuda a entender essa parte do corpinho do bebê. Sua função é permitir que os ossos do crânio se contraiam na hora do parto e também proteger o cérebro da criança até que eles se unam (cerca de 10 a 15 meses). É tão resistente quanto uma lona e também pode pulsar (o que assusta muita gente!) mas que é totalmente normal, devendo apenas os pais ficarem alertas em caso de apresentar pulsação forte com outros sinais como febre. O que muitos não sabem é que o bebê tem duas moleiras, a outra menor na parte de trás, quase sempre passa desapercebida. 

Seio e genitais



Pode ser observada um aumento dos seios ou da genitália dos bebês, tanto da menina quanto do menino, devido aos efeitos dos hormônios que passaram da mãe para o bebê durante a gestação e que podem ainda estar circulando na criança depois do nascimento. Também pode ocorrer de haver uma secreção semelhante leite (conhecido como leite de bruxa) saindo da mama da criança que não apresenta gravidade e que deverá sumir depois de alguns dias. Nos meninos o escroto poderá apresentar-se inchado com a pele do prepúcio (pele da cabeça da genitália masculina) unida e que não deve ser forçada para desunir. Nas meninas a vulva também pode apresentar-se inflamada e também é normal que uma secreção esbranquiçada saia da vagina nos primeiros dias, podendo até estar cheia de sangue, assemelhando-se a uma pequena menstruação. (Saiba mais sobre o sangramento vaginal em recém-nascidas)

Umbigo do bebê



O cordão umbilical era o elo de ligação entre a mãe e o bebê. Através dele a mãe fornecia oxigênio e todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebê. Após o nascimento o cordão é cortado com uns dois centímetros da barriga do bebê. Apesar de dar um certo medo de machucar o bebê, a mãe deve ficar despreocupada pois o mesmo não tem terminações nervosas, ou seja, não irá doer. Ainda que o bebê chore, não pense que seja por dor mas apena pelo incomodo do frio do álcool. Pode levar cerca de 7 a 15 dias para cair mas que em casos dele ser mais grosso, a espera pode durar uns 25 dias. Deve ser bem higienizado e secado para acelerar o processo de cicatrização e também evitar infecções. Secreção ou sangramento em excesso requerem cuidados médicos imediatos. 


Mecônio



O mecônio é o nome  que as primeiras fezes do recém nascido recebem. Ela tem coloração preta-esverdeada, com aspecto grudento e espesso. Quando o bebê está pronto para nascer, o intestino passa a funcionar bem e o organismo então libera essa substância indicando que o bebê alcançou a maturidade. Em caso de haver sofrimento fetal, o mecônio também é liberado devido a má oxigenação que faz com que haja um aumento da contração dos intestinos e um relaxamento dos esfíncteres (estrutura composta por músculos que controlam o grau de amplitude de determinado orifício).

Quando ocorre a aspiração do mecônio, situação grave, o bebê pode ter problemas no pulmão, como a falta de surfactante pulmonar (líquido que atua nos alvéolos de forma a permitir a respiração) e inflamação nas vias respiratórias, gerando dificuldade em respirar. Se o bebê não respira há falta de oxigênio no cérebro, causando danos irreversíveis. Nesses casos os médicos fazem a sucção das secreções das vias nasais e orais para a retirada de qualquer resíduo. 

Nem sempre a presença de mecônio durante o trabalho de parto significa que o bebê irá aspirar o mesmo pois se houver uma boa oxigenação para o bebê durante o mesmo e um bom volume de líquido amniótico, esse material tende a ficar diluído. 

Embora possamos nos preparar para a maternidade é óbvio que viver isso é completamente diferente. O melhor é se informar o máximo que puder e tentar lembrar de tudo quando uma "anomalia" dessas aparecer. No mais confie nos seus extintos e tente aproveitar tudo da melhor forma. Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário