sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Procedimentos desnecessários em recém-nascidos


Quando iniciamos as tentativas de engravidar imaginamos todo o processo, desde a conquista do positivo até como será a chegada do nosso rebento. Contudo, muitas pré-mães e até algumas mamães, não sabem é que alguns procedimentos adotados na hora que o bebê chega ao mundo na verdade não são necessários, podendo inclusive acarretar mais problemas para a criança do que benefícios. Mesmo que o positivo não tenha chegado (AINDA) é importante se informar a respeito pois é isso que ajudará a coibir procedimentos que poderão prejudicar mais que ajudar. Saiba quais são os procedimentos e o que fazer a respeito. Lembre-se que cada caso é um caso, e esse post foi pensando para casos em que o pré-natal, a saúde da mãe e do bebê não apresentou qualquer intercorrência durante a gravidez. 

Corte precoce do cordão umbilical



Os estudos compararam o efeito do clampeamento do cordão umbilical precocemente (como é feito de rotina) versus o tardio (somente após o cordão parar de pulsar) em termos de efeito neonatais relacionados sobretudo aos estoques de ferro e anemia 4 meses após o nascimento. Os estudos demonstraram que o clampeamento tardio do cordão umbilical resulta em maiores estoques de ferro nas crianças de 4 meses de idade e menor prevalência de anemia neonatal. A carência de ferro pode acarretar, além de fraqueza muscular e batimentos cardíacos acelerados, problemas significativos no desenvolvimento neurológico da criança, podendo causar inclusive danos permanentes. A simples realização da ligadura tardia do cordão no momento do parto (ou na cesariana) pode beneficiar milhares de crianças. Quando se assiste os programas de partos internacionais, podemos observar que o corte do cordão umbilical é feito muito tempo depois do nascimento do bebê. Isso não ocorre à toa! Após o parto, durante um tempo o cordão ainda envia sangue ao recém-nascido e esse sangue garante uma boa fonte de ferro para a criança, prevenindo a anemia. Contudo, muitos médicos não esperam até que o cordão pare de pulsar para efetuar o corte. 
Quando o cordão pára de pulsar, é porque o bebê conseguiu se estabilizar e vai conseguir respirar sozinho, sem a ajuda da oxigenação da placenta. Infelizmente, a preocupação com a rápida liberação da sala de parto é mais importante do que garantir maior benefícios ao recém-nascido. Os obstetras que o fazem alegam que o contato com o sangue da mãe pode levar ao desenvolvimento da icterícia (doença que causa um tom amarelado na pele do recém-nascido). Porém, as pesquisas recentes demonstraram que a pausa para efetuar o corte do cordão não eleva nenhum risco de saúde para mãe ou o bebê,ao contrário, traz somente benefícios. A icterícia costuma desparecer naturalmente e também é comum casos de icterícia mesmo em bebês que nasceram por cesárea (o cordão é cortado imediatamente) e naqueles que tiveram o cordão clampeado no primeiro minuto de vida.

Cordão umbilical deixando de pulsar aos poucos

É importante lembrar que todo o sangue do cordão umbilical é do bebê, não circula sangue materno no cordão umbilical. Quando o cordão é cortado precocemente (quando ainda está pulsando, ou seja, ainda está transferindo sangue para o bebê) o bebê é privado de até 40% do SEU PRÓPRIO SANGUE. Se o cordão permanece ali, intacto, ligado ao bebê e a placenta...ele vai continuar a transferir todo o sangue do bebê para ele e vai aos poucos parando de pulsar, quando o bebê tiver recebido 100% do seu sangue, o cordão fica "murcho", para de pulsar, e pode ser cortado sem trazer nenhum dano ao bebê. 

Além disso, o bebê capta oxigênio utilizando os pulmões pela primeira vez no momento que nasce e inspira o ar (até então todo o oxigênio vinha através do cordão umbilical). Não cortar o cordão precocemente permite que o bebê continue a receber oxigênio do cordão umbilical, dessa forma ele tem a chance de aprender  a respirar aos poucos, sem um corte abrupto. 

Aspiração das vias aéreas 




Após o nascimento o bebê tem as vias nasais aspiradas para remover as secreções que prejudiquem a troca gasosa do bebê. Contudo, quando o bebê passa pelo canal do parto, seus pulmões são massageados de forma que há o estímulo natural da eliminação (tossindo ou espirrando) dessas secreções. A aspiração nasal é orientada apenas em situações específicas, como quando o bebê nascer deprimido e  houver  mecônio espesso associado e quando se suspeitar de atresia de coanas ou de má formação esofágica. Então, se o bebê
nascer bem e iniciar espontaneamente os movimentos respiratórios, apresentar choro e coloração de pele rósea, o que acontece com a imensa maioria dos recém-nascidos, este procedimento, além de não ser justificado, ainda acarreta danos ao recém-nascido, que envolvem estresse, lesões na mucosa orofaríngea, dificuldade para mamar, laringoespasmo, e até arritmias cardíacas. O bebê saudável tem plena condição de eliminar líquidos após o parto, principalmente aqueles que nasceram de parto normal e sofreram as contrações vaginas do período expulsivo do parto. 

Aspiração das vias gástricas




A prática de aspiração gástrica rotineira foi introduzida após uma sugestão não-testada, de que a angústia respiratória de lactentes de mães diabéticas frequentemente era causada por regurgitação e, sendo assim, a aspiração desse vômito poderia ser evitada por aspiração gástrica. A introdução do tubo no bebê recém-nascido pode causar bradicardia, laringoespasmo e pertubação do comportamento alimentar. Não existe nenhuma justificativa para a realização da aspiração gástrica rotineira. Apenas em casos em que o bebê nascer deprimido e com muito mecônio pode vir a ser necessário, ou até manter a sonda aberta  para saída dos  gases que serão usados via oral para reanimação. 

Sondagem anal





Apesar de conhecer os procedimentos de aspiração das vias orais e nasais, não sabia que era comum introduzir uma sonda no ânus do bebê para verificar se a passagem está desobstruída. Não precisa nem dizer o incomodo que esse procedimento deve ser para o recém-nascido. Segundo algumas fontes pesquisadas, uma alternativa seria aguardar ao menos 24 horas para ver se o bebê faz cocô e só depois observar se é necessário fazer o procedimento. 

Colírio de Nitrato de Prata



Consiste na aplicação de uma gota de nitrato de prata 1% em cada olho do recém-nascido em até uma hora após o nascimento. Ele foi introduzido na prática clínica em 1881, como profilaxia e controle da oftalmia gonocócica do recém-nascido, muito comum na época e que pode levar a cegueira da criança, filhas de mães portadoras de gonorreia. Mesmo com o aprimoramento da medicina, os novos recursos de tratamento com antibióticos, o procedimento ainda é previsto em lei, ainda que o parto tenha sido por cesárea onde não há risco de contrair a bactéria (que pode estar presente apenas nas secreções vaginais). Ainda que o procedimento seja obrigatório pelo Ministério da Saúde, a opção de não aplicar o colírio no bebê é dos pais, podendo os mesmos exigirem que outra opção de medicamento seja utilizada, ou ainda, apresentarem exame endovaginal para gonorreia (pode ser pedido para o obstetra no pré-natal) comprovando que não há risco de contágio para o bebê. Há um risco de 20% da criança desenvolver, por causa do nitrato de prata, conjuntivite química. Caso seja necessária a aplicação do colírio (preferencialmente não cáustico) pode se solicitar que a primeira hora de vida seja respeitada e que o bebê fique com você sem perturbação neste período.

Vitamina k



Como forma de prevenir a doença hemorrágica, é administrada uma injeção intramuscular na coxa do recém-nascido com vitamina k. É um procedimento invasivo e doloroso que, apesar de eficaz, não é a única forma de garantir que o bebê receba essa importante vitamina. Podem-se obter índices semelhantes de proteção contra a doença administrando a vitamina K via oral, em doses repetidas (no dia do nascimento, e após 1 ou 2 semanas de vida). 

A doença hemorrágica do recém-nascido é rara, porém de grande gravidade, podendo ser fatal. Todo recém-nascido tem deficiência em vitamina K, pois a mesma tem baixa capacidade para atravessar a barreira placentária e passar para a circulação materno-fetal. O leite materno contém vitamina K, portanto, quanto antes iniciar a amamentação mais cedo o bebê começará a receber a tal vitamina. Além disso, a vitamina K também é sintetizada por bactérias do trato gastrointestinal, bebês que nascem de parto normal são colonizados com estas bactérias. 

Há casos em que deve-se preferir a administração via intramuscular, como em casos de maior risco de doença hemorrágica, prematuridade com baixo peso, complicações perinatais, partos com fórceps, quando as mães fizeram uso de anti-convulsivos, anticoagulantes e tuberculostáticos durante a gestação. Caso seja necessário ou caso os pais escolham a administração intramuscular pode-se optar para que a injeção seja feita com o bebê no colo da mãe, com o bebê mamando, onde se aproveita a produção de endorfinas no bebê, pois é o momento em que o recém-nascido estará mais tranquilo. 

Tanto a vitamina K como a vacina contra hepatite B podem esperar a primeira hora de nascimento do bebê e seu contato inicial com a mãe para serem administradas. 

Bebê no berçário longe da mãe



Se não bastasse o bebê ser virado, revirado, ter todos seus orifícios examinados, ele ainda é privado do único lugar em que se sente seguro: o colo da mãe! Depois de alguns minutos na sala de parto para algumas fotos após os procedimentos realizados, o bebê é levado para o berçário para ficar em observação por algumas horas (de 2 a 6 horas, podendo ser mais!). Ainda que após o nascimento seja o melhor momento para a amamentação, para que seja aproveitado que o bebê está mais ativo, ele é separado da mãe. Nesse momento, o protocolo deve ser respeitado, dizem os médicos! Ou seja, é o hospital que determinará quanto tempo o bebê ficará longe da mãe. Não importa que o bebê esteja saudável, sem qualquer necessidade de ser afastado da mãe. 

O nascimento é para ser um momento natural, onde começa a relação mãe-filho efetivamente. Onde os vínculos afetivos são estreitados e onde o recém-nascido pode olhar demoradamente os olhos de sua mãe, adaptando-se com mais tranquilidade ao novo ambiente menos quente, mais barulhento e com maior força de gravidade do que o uterino. 

Dar banho e fórmulas ao recém-nascido


Bebê coberto de vérnix

Sabe aquela substância esbranquiçada que cobre a pele da alguns bebês? Ela não precisa ser retirada imediatamente! Trata-se do vérnix, uma substância oleosa que é absorvida pela pele nas primeiras horas de vida do bebê. Sabendo disso, não há necessidade e dar banho no bebê assim que nasce. Da mesma forma, a família pode (e deve) pedir que o pai ou outro familiar (acompanhante) dê o banho no bebê de forma tranquila e mais carinhosa no momento que julgar melhor. 



As enfermeiras em geral estão tão habituadas com nascimentos que não terão os mesmos cuidados que a família terá nesse momento. Já vi videos (imagem acima) em que a enfermeira jogava shampoo várias vezes na cabeça da criança para "limpar" os resíduos do parto! Imagina a criança já deixou um lugar quentinho e escuro para ficar embaixo de uma torneira, sendo esfregada sem nenhum dó, sem ao menos serem manuseadas com mãos quentinhas e sem luvas! 



Não bastasse um banho traumático, ainda há a introdução de fórmulas ou soro glicosado, que muitas vezes são ministrados sem qualquer conhecimento ou mesmo consentimento da família. O Ministério da Saúde enfatiza a importância da amamentação mas os hospitais deixam as crianças nos berçários e introduzem líquidos para saciar a fome das crianças, enquanto as mães normalmente estão lá disponíveis e desejosas de ficar amamentando as crias em tempo integral! Que grande contrassenso! 

Enquanto as leis permitam tais paradoxos, e os hospitais não sejam voltados para o parto humanizado, infelizmente, estaremos à mercê dos médicos. Contudo, podemos nos resguardar através do conhecimento dos nossos direitos. Pesquisar a respeito de cada procedimento a ser realizado e também da necessidade (ou não) do mesmo. E use sua voz! Pergunte sobre cada coisa e caso não esteja de acordo deixe isso claro e informe que poderá contestar os mesmos na justiça! Ainda não estou grávida, mas procuro sempre me informar a respeito para que no momento certo possa saber o que é ou não importante para o meu bebê. Busque conhecer antecipadamente a rotina de parto nos hospitais próximos a você e quais procedimentos são seguidos e se é aceito um plano de parto. Procure grupos de apoio na sua região ou ainda em redes sociais e se informe quais profissionais são mais atentos ao desejo de um parto mais natural possível. É importante que a transição da gravidez para a vida pós parto seja o menos traumática possível. 

Apesar de ainda não existir uma lei aprovada, há em tramitação um projeto de lei 7633/2014 que garante um atendimento mais humanizado para a gestante e para o bebê, dentre eles, está o direito da mãe de ter um Plano de Parto (documento ou carta em que a mãe diz o que permite ou não que seja feito no pré-parto, parto e pós-parto) com descrição dos procedimentos aceitos ou não para ela e para o recém nascido. Espero que seja aprovado! No que puder, estarei compartilhando aqui o que poderá ajudar você quando chegar seu grande momento a fim de que ele não se torne um sonho destruído. Até a próxima!

Fonte: Pesquisas diversas e blog Parir e Nascer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário