quarta-feira, 28 de junho de 2017

Sangramento vaginal em recém-nascidas


Com chegada do bebê em casa, tudo é novo e a família tenta se adaptar a toda nova rotina. Nesses primeiros momentos é normal ser surpreendido por situações que assustam, como é o caso de papais e mamães de menina, que podem se deparar com sangue na fralda da bebê. Mas calma! Antes de entrar em pânico, vamos juntos entender o causa isso e se é motivo de preocupação.

Por que a recém-nascida está tendo sangramento?


Meninas recém-nascidas podem ter um sangramento vaginal, uma espécie de "mini menstruação"! Os hormônios estão presentes em todas as fases de nossas vidas e estão sempre muito ativos no corpo feminino. Devido à alta exposição e variação brusca de hormônios nos quais os bebês estão expostos no útero da mamãe (o que é natural e necessário para o desenvolvimento saudável do bebê e prosseguimento da gestação).

Durante a gravidez, a mãe passa para a bebê uma grande quantidade de estrogênio, e após o parto, esse fluxo é interrompido e então há uma queda brusca no nível desse hormônio, podendo haver o processo natural de descamação uterina. Esse sangramento é bastante comum nas menininhas e freqüentemente confundido com sangramento anal ou cocô com fezes. No entanto, vale relembrar que é um acontecimento extremamente natural que desaparecerá em um ou dois dias.

Quais cuidados que se deve ter?


Um pouco de sangramento vaginal é natural, mas devemos ter atenção às características do sangue: observe se a quantidade é muito grande ou se está muito claro ou muito escuro, se a menina apresenta sinais de dor. 
Lembre-se: em um bebê, o que importa são os detalhes!

Caso você perceba que isso é muito recorrente, passou de um ou dois dias e não desapareceu, o ideal é você procurar o pediatra de seu bebê e se informar!

A higiene deve ser feita normalmente com água e sabão mas não se deve utilizar nada na parte interna da vagina, como cotonete ou nada do tipo. 

O que esperar nos primeiros dias da bebê? 


Inchaço na região dos grandes lábios - nos primeiros dias após o nascimento a região dos grandes lábios podem ficar inchadas e até mesmo estar desproporcional ao corpinho da menina. Isso acontece tanto pela retenção de líquidos (já que a bebezinha vivia em ambiente líquido dentro da barrida da mãe) e também pela ação dos hormônios maternos durante a gestação. Eles vão progressivamente desinchando com o passar dos dias. 

Secreção Vaginal - É normal notar a saída de secreção esbranquiçada e espessa da região genital, por até dois meses depois do nascimento. A causa é a mesma: ação dos hormônios maternos durante a gestação. A única recomendação é limpeza local a cada troca de fraldas. Não é necessário fazer uso de cotonetes para limpezas dentro da vagina! A secreção vai ficando progressivamente menos espessa até desaparecer!

Outras causas de sangramentos 


Existem muitos outros motivos que podem causar o sangramento em bebês recém-nascidos, independente do sexo, como:

Ingestão de pequena quantia de sangue através da amamentação: Pode acontecer com os bebês de ambos os sexos. Algumas a mamãe não percebe, mas podem surgir pequenas fissuras em seus seios, que liberam pequenas quantias de sangue que serão ingeridos pelo bebê juntamente com o leite. O sangue poderá ser eliminado no cocô e provavelmente terá um cor mais escura.

Assaduras ou fissuras anais: Bebês recém-nascidos passam por uma fase de adaptação intestinal, que pode causar as famosas cólicas. Algumas vezes junto com essa fase de cólicas fortes surgem as assaduras e as fissuras anais, que são pequenos cortes na região do ânus do bebê provocados pela saída do cocô (principalmente se o cocô estiver mais duro do que pastoso).

Alergias: Alguns bebês têm alergia a leite de vaca, de caixinha ou leite em pó próprios para crianças. Mesmo os bebês que mamam no peito, podem apresentar alergia ao leite de vaca ou derivado, que são ingeridos pelas mães.

Conheça melhor o bebê recém-nascido neste post!






Nenhum comentário:

Postar um comentário