segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Amamentar é legal!


É sempre lindo o momento da amamentação. A ligação entre mãe e filho onde o amor e a cumplicidade aumenta cada vez mais. Somos mamíferos e é incrível que em pleno século XXI ainda tenhamos quem se choque com esse ato de amor! Algumas pessoas esquecem que já necessitaram de tal atitude por parte de suas mães e é improvável que os mesmos "entendessem" e esperassem até que a mãe estivesse em casa longe dos olhos julgadores! Claro que a mulher conquistou seu espaço (e ainda continua conquistando!) e que no passado tudo que envolvesse a mulher e a maternidade deveria "estar bem resguardado em casa onde era o seu lugar". Mas se isso mudou por que não mudar essa mentalidade também? 

O que diz a OMS (Organização Mundial de Saúde)?


As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebê deve tomar apenas leite materno e não deve dar–se nenhum outro alimento complementar ou bebida. Essa recomendação é também seguida pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pelo Ministério da Saúde no Brasil. 

Se a própria OMS recomenda que o bebê tenha aleitamento exclusivo, quem é que vai determinar quando um bebê deve sentir sede ou fome? Ou será que a mãe é que deve deixar a existência social para que não corra o risco da criança ter fome no meio da rua? 
O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que o poder público, as instituições e os empregadores devem oferecer condições adequadas ao aleitamento materno para todas as mulheres. Isso significa que as mulheres que trabalham fora têm direito a amamentar seus filhos mesmo nas horas que estão trabalhando. 
A funcionária que ainda não tem o direito à licença de 180 dias (Lei 11.770/08) tem o direito de retornar ao trabalho e fazer dois descansos remunerados de meia hora por dia para amamentar o bebê até ele completar seis meses de idade. Os pais adotivos têm os mesmos direitos que os pais biológicos. Esse período de amamentação pode ser acordado com o empregador para que a saída da mãe para amamentar seja confortável para todos. Podendo ser acordado que as duas saídas sejam convertidas em apenas uma de 1 hora, podendo ser para chegar mais tarde, sair mais cedo ou aumentar o horário de almoço.

Qual o problema com a amamentação?


Somos mamíferos! Essa é uma das lições básicas em qualquer aula de ciência. Contudo, algumas pessoas esquecem disso! Como um país conhecido por ser liberal, embora a realidade seja outra, pode sexualizar até um simples lanchinho do bebê? Me pergunto se essas pessoas olham seu amigo comendo aquele hambúrguer enorme que deixa cair todo o molho pelo lado e fala: Nossa que sexy?


Ou será que ele olha uma vaca amamentando e pensa que poderia ser ele lá na teta do animal? 


Amamentar não tem nada de sexual, é um ato natural que deve ser respeitado por TODOS. 

Ninguém é obrigado a ficar olhando para uma mãe amamentando (e não tem motivos para isso né?) mas deve respeitar a mulher que prefere suprir as necessidades de seu filho ao se preocupar com que uma mente problemática estará pensando. 

A legislação garante a amamentação! 


A amamentação é garantida por lei e toda mulher tem o direito de amamentar seu bebê em qualquer lugar, seja ele público ou privado, em local fechado ou aberto, na presença ou não de outras pessoas, de qualquer idade, de qualquer sexo ou gênero, mesmo que estabelecimento tenha uma área "reservada" para a amamentação. Quem escolhe o local onde o bebê será amamentado é a mãe, não o estabelecimento. Ela não pode ser constrangida ou impedida de tal ato. 

Não deveria ser necessário que leis fossem criadas para que um ato tão lindo seja respeitado, mas em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro as mesmas já existem. A lei nº 16.161 de 13/04/2015 aprovada em São Paulo, além de estabelecer de forma clara o direito a amamentação em qualquer local (público ou privado, aberto ou fechado), estipula uma multa para quem impedir esse direito. Já no Rio de Janeiro existe a lei nº 7.115 de 25/11/2015 que também estabelece multa para quem impedir a amamentação em público. 


Boatos da internet 


Há um tempo atrás estava rolando na internet que uma lei havia sido aprovada e que proibia a amamentação em público. Devemos tomar muito cuidados com essas informações que circulam pela internet. Antes de tudo, verifique os dados informados na publicação: se é uma lei tem um número, esse número existe e/ou consta em tramitação no congresso? Existem dados precisos na publicação ou usam termos como "uma lei foi aprovada"? Já imaginou que me proibir de fazer algo em público tem que está de acordo com a constituição e que temos direito de ir e vir? O importante é buscar a informação em vários outros locais antes de acreditar no que circula na internet.

Boca no trombone!


Qualquer pessoa que te impeça de amamentar seu filho, seja em qualquer local, público ou privado deve ser denunciada. Ainda que não seja explícito mas que cause qualquer constrangimento, não deixe de denunciar e buscar seus direitos. Faça um boletim de ocorrência, em caso de algum estabelecimento (mesmo que seja oferecido um local para amamentação) e busque testemunhas e também um advogado (que pode ser público). Ainda que seja no seu local de trabalho, busque ajuda do seu sindicato ou do Ministério do Trabalho. No caso de cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro, você pode denunciar o estabelecimento à prefeitura para que este seja multado. 

Quais são as vantagens da amamentação?

  • O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê até o sexto mês. Por isso não é preciso completar com outros leites, mingaus ou suquinhos, fazendo economia para o orçamento familiar;
  • O leite materno é muito fácil de digerir e não sobrecarrega o intestino e os rins do bebê. Isso explica porque as fezes do bebê são aguadas (amarelas ou verdes), e que a urina se apresente bem clarinha e abundante;
  • Ele protege o bebê da maioria das doenças;
  • É prático, não precisa ferver, misturar, coar, dissolver ou esfriar;
  • Está sempre pronto, a qualquer hora ou lugar;
  • Transmite amor e carinho, fortalecendo os laços entre a mãe e o bebê;
  • Protege a mãe da perda de sangue em grande quantidade depois do parto;
  • Também protege a mãe da anemia porque impede a menstruação;
  • A amamentação diminui as chances de a mãe ter câncer de mama e de ovário.

Campanha de incentivo a amamentação


O projeto Loove surgiu para mostrar o quanto a amamentação é linda, muito mais que isso, serve para mostrar que é um ato de amor, proteção e cumplicidade. (Créditos: Tiago Figueiredo/Projeto Loove)



















 Um ato de amor não deve ser motivo de vergonha. Nada mais lindo do que viver esse amor na plenitude. Vale a pena! Até a próxima.

Leia também:

Conselhos que toda mãe (NÃO) quer ouvir

Ocitocina e sua importância

Plano de Parto

Como é produzido o leite materno

Epidural: tomar ou não?

Mãe adotiva pode amamentar: Conheça a Translactação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário