quinta-feira, 27 de julho de 2017

Como a gelatina ajuda na implantação do embrião?



Muitas são as etapas que antecedem a gravidez. Trata-se de um evento onde um pequeno fator afeta todo o processo. A ovulação costuma ser o momento de mais atenção nas tentativas, mas tão importante quanto está a implantação do embrião. Sabemos que há muitos meios de ajudar na ovulação como chás, alimentos, vitaminas e até medicamentos indutores de ovulação, mas e para a implantação do embrião? Existe alguma coisa que possamos fazer para ajudar nessa etapa? Sim, vamos saber mais a respeito da implantação e conhecer algumas dicas para ajudar nesse processo.


O desafio da implantação do embrião


A implantação embrionária humana não é bem compreendida, bem como muitas desordens relacionadas com a implantação. A implantação do embrião é apontada como responsável por grande parte do insucesso de técnicas avançadas de reprodução, como a fertilização in vitro. Dados apontam que cerca de 75% dos abortos acontecem nesta fase, quando a mulher nem mesmo sabe que está grávida. São chamadas gravidez química, conheça mais a respeito neste post

Atenção ao endométrio


É no endométrio que acontece a implantação do embrião. É um tecido rico em vasos sanguíneos e glândulas, que se alteram durante o período fértil para propiciar condições adequadas  para implantação,  nutrição do embrião após a fecundação, e durante os estágios iniciais da gestação. O endométrio é responsável pela nutrição do óvulo fecundado, até que a placenta se forme e passe a transportar nutrientes e oxigênio da mãe para o bebê.


Alguns tratamentos, como é o caso dos indutores de ovulaçãopodem fazer com que o endométrio fique fino, impossibilitando a boa implantação do embrião. (Entenda como isso acontece aqui.) O endométrio deve ter pelo menos 7mm para que o blastócito, o óvulo fecundado, consiga se fixar, na famosa nidação. Esse espessamento endometrial é possível com os hormônios que são secretados ao longo do ciclo, sendo o estrogênio fundamental para a formação inicial. A progesteronaapós a ovulação na chamada fase lúteacompleta a caminha para receber o bebezinho em formação. A única forma de saber a resposta endometrial é por meio de ultrassons seriados, que acompanham o ciclo. 


Como ajudar na implantação do embrião?


Algumas dicas podem ajudar o corpo no momento da implantação embrionária. Como o processo de implantação costuma acontecer entre 4 a 10 dias após a fecundação, deve-se seguir as dicas após esse período. Caso fique confusa com essas datas, o melhor é utilizar as dicas após a ovulação. 

Gelatina - por conter colágeno, ela contribui no fortalecimento do endométrio, além de ser um elemento importante para os órgãos. A gelatina sem sabor, em pó ou folhas, tem maior concentração, mas as coloridas e saborosas de caixinha também possuem. Existem ainda a gelatina hidrolisada que é mais concentrada e pode ser adicionada a sucos ou leite.

Clara de ovo - por ser forte fonte de proteínas, ajuda o organismo durante a fase lútea. Algumas pessoas consomem a albumina em pó, que é bastante concentrada. A albumina em pó pode ser comprada em casas de produtos naturais ou para suplementos usados por atletas. Caso não tenha problemas com colesterol, pode optar pelo consumo do ovo inteiro.


Abacaxi - é um dos truques mais conhecidos pelas mulheres que desejam engravidar. Ele ajuda na vascularização sanguínea do endométrio. Isso ocorre devido a enzima bromelina, que atua com anticoagulante natural. 

Bebidas isotônicas - são soluções com concentração de moléculas semelhante aos fluidos do nosso corpo. São aliados na implantação porque ajudam a manter o corpo hidratado e a repor sais minerais naturalmente pelo corpo. São bebidas isotônicas o soro caseiro, água de coco, e outros isotônicos industrializados como Gatorade, SportDrink, Marathon, SportFluid, SportAde.

Ômega 3 - estimula a circulação e aumenta o fluxo sanguíneo no endométrio, além de ser um regulador hormonal natural.

Physalis - Alguns estudos mostram que ingredientes da fruta exótica ajuda transplantados a não rejeitarem os órgãos. O mesmo conceito vem sendo usados por tentantes que passam por técnicas de reprodução, pois o organismo pode interpretar o embrião como um invasor. A fruta, portanto, atua regulando a imunidade do organismo. O ideal é consumir de 3 a 6 por dia.

Outras dicas de fertilidade, bem como alimentos que ajudam a engravidar podem ser vistas neste post aqui. Até a próxima!

Leia também:

Ciclo Menstrual Curto





2 comentários:

  1. Olá... A exatamente 9 anos tento engravidar, porém desde novinha com apenas 13 anos descobri que me endométrio é menor e como toda tentante venho a sites pra descobrir o que fazer e queria saber se o endométrio pode engrossar apenas com essas coisas, (gelatinas, abacaxi etc)???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O endométrio é a parte interna do útero que se desfaz a cada ciclo. Sua espessura irá dessa forma aumentar conforme o ciclo. Em caso do não engrossamento do mesmo, o ideal é conversar com seu médico quais medidas devem ser tomadas, talvez com a inclusão de hormônio para ajudar no processo. As informações aqui divulgadas são auxiliares mas sozinhas não devem ser tomadas como tratamento único em caso de condições especiais de saúde.

      Excluir