quarta-feira, 5 de abril de 2017

Estresse atrapalha engravidar


Muitas mulheres que planejam engravidar já ouviram a frase: "Deixe a ansiedade de lado que você engravida!". Mas quanto o estresse e a ansiedade podem atrapalhar a concepção? Tentar engravidar já é um ato estressante por si só. Há uma expectativa envolvida, e quando se passam meses sem conseguir engravidar, isso pode criar um ciclo vicioso de estresse que torna a concepção ainda mais difícil.

O que é o cortisol?


O cortisol é um hormônio esteroide produzido pelas glândulas suprarrenais (localizadas sobre cada rim) que em pequenas doses tem efeitos benéficos para o organismo, pois ajuda a produzir energia, a regular o açúcar no sangue e a pressão arterial, a controlar o estresse e a regular o sistema imunológico.
Pessoas que têm níveis altos de cortisol no corpo, podem sofrer aumento de peso - principalmente na área abdominal -, envelhecimento avançado, aparecimento de úlceras no estômago e um sistema imunológico bem mais frágil.


Causas do cortisol alto


Níveis elevados de cortisol no sangue podem ser causados principalmente por estresse ou por se sentir frequentemente depressivo e/ou com ansiedade. Além disso, também pode ser resultado de tensões no ambiente da pessoa e estresse físico, como por exemplo uma lesão.
Outras possíveis causas da síndrome de Cushing (nome dado para quem sofre com nível elevado de cortisol) são os problemas suprarrenais, tomar medicamentos esteroides, consumir bebidas alcoólicas de forma excessiva ou sofrer de uma depressão severa.

Como estresse afeta a fertilidade


Um estudo realizado por seis meses com 247 mulheres britânicas que tentavam engravidar e estavam em idade fértil (18 a 40 anos) mostrou que aquelas mulheres com maiores níveis de Cortisol tinham 12% menos chances de engravidar. No caso do cortisol a mulher tem dificuldade para desenvolver e liberar o óvulo, o cortisol impediria a comunicação entre espermatozoide e óvulo, esse hormônio atrapalha o momento da fertilização, quando o gameta masculino caminha pelas trompas de Falópio, fazendo com que ele não reconheça sua célula alvo. Vale lembrar que somente o cortisol não é obstáculo para o propósito de ter filhos, mas pode ser prejudicial à reprodução se estiver muito elevado ou abaixo do ideal (tanto para mulher como para o homem). Os pesquisadores também afirmaram que mesmo níveis baixos de estresse têm um impacto na fertilidade. 



Quando o organismo esta sob o estado de estresse passa a liberar grandes doses de um hormônio chamado alfa-amilase (é um tipo de adrenalina que diminui a produção de progesterona que é o hormônio responsável pelo ciclo menstrual e pelas transformações no organismo durante a gravidez). Sem a progesterona as chances de o embrião se implantar no útero diminuem.

Cuidando do estresse


É comum ouvir histórias de mulheres que engravidaram após diminuir a pressão para engravidar pode estar relacionada com a redução dos níveis de cortisol. Portanto, é de extrema importância observar o que, além das tentativas, está causando estresse e tentar reduzir ou eliminar esses fatores.

A dificuldade de engravidar não é um problema sem solução, é preciso acalmar os nervos que estão à flor da pele, entender que sua vida tem sido prejudicada por uma constante agitação, é preciso diminuir o ritmo de trabalho, pratique atividades relaxante como ioga, por exemplo, inicie uma boa leitura, mude seus hábitos, cuide de você, assuma um novo estilo de vida!

Alimentação ajuda na saúde reprodutiva


Comer equilibradamente, dando atenção ao valor nutricional dos alimentos pode contribuir para a diminuição do excesso de cortisol, especialmente nos casos em que ele é decorrente do estresse, e consequentemente ajudar no emagrecimento.

Fenilalanina - trata-se de um aminoácido que é precursora da dopamina. Quando você aumenta os níveis de fenilalanina, a pessoa se sente bem e então os níveis do cortisol, caso estejam elevados por causa do estresse, diminuem. Alguns alimentos ricos neste aminoácido são: frango, ovos, arroz integral, brócolis, abóbora, couve manteiga, agrião e alcachofra.

Triptofano - é um aminoácido e percursor da serotonina, que proporciona o prazer e o bem-estar.Alimentos ricos em triptofano são: arroz integral, soja, oleaginosas, carne, ovos, leite e derivados. Entre eles, as comidas de origem vegetal são uma fonte mais garantida de triptofano. 

Vitamina B5 - é importante para regular cortisol. Esse nutriente é um cofator para a produção de serotonina. E quanto mais serotonina, maior a sensação de bem-estar e menor a produção do cortisol. Alguns alimentos ricos neste nutriente são: damasco, amêndoa, leite, salmão, gérmen de trigo e farinha de aveia.

Além desses alimentos, o ideal é diminuir os fatores que atrapalham a fertilidade como consumo de álcool e cigarro. Aumentar a prática de exercícios ou de atividades físicas que tragam satisfação e bem-estar. Encontre aqui outras dicas de fertilidade! Até a próxima!

Leia também:






Nenhum comentário:

Postar um comentário