sábado, 28 de novembro de 2015

O que são indutores de ovulação?


No último post (veja aqui) falei de algumas complicações comuns que podem atrasar a chegada do positivo. Alguns problemas estão relacionados a ovulação, ou melhor, a falta dela. Uma forma de ajudar é com o uso de indutor de ovulação. Mas o que é indutor de ovulação?

Como o nome já diz, indutor de ovulação é um medicamento que ajuda a estimular a ovulação. E como esse indutor age? Qualquer pré-mãe pode usar? Existe efeito colateral? Essas perguntas vou tentar esclarecer aqui e agora! rs.

Seria ótimo se nossas dúvidas fosse tiradas junto ao ginecologista,  mas nos dias de hoje, infelizmente, ainda é muito difícil encontrar um médico que queira passar um tempo nos explicando como funciona determinados tratamentos e se eles são viáveis no nosso caso. E já que o doutor não ajuda, aqui estou eu para te dar aquela moral. Vamos lá!!!

Tipos de indutor


Existem dois tipos de indutores de ovulação, os que são a base de citrato de clomifeno ou a base de gonadotrofinas - FSH e LH.

Nos casos mais leves de alterações na ovulação, o citrato de clomifeno é o mais indicado. Os conhecidos no Brasil são Clomid, Indux e Serophene e Dufine. A única diferença entre eles é o laboratório que fabrica e claro, o preço.

Algumas mulheres mesmo tomando esses indutores não ovulam. Isso ocorre em casos mais graves. Nesse caso, é indicado um tratamento mais severo, comumente utilizado em fertilização (FIV, ICSI e IA), com indutor a base de gonadotrofinas como Gonal ou Menopur.

Como age o indutor?


O clomifeno é uma droga tomada por via oral que age ocupando os receptores do estrogênio no sistema nervoso central. Ela não exerce plenamente a função dos estrogênios, e ainda o impede de se ligar aos seus receptores. Quando os receptores não recebem estrogênio, o organismo interpreta isso erradamente como uma redução na quantidade total de estrogênio circulante e tenta fazer, através da produção de mais FSH e LH, com que a concentração dele aumente. Tem o papel de enganar o cérebro. O aumento de FSH e LH estimulam os folículos ovarianos e favorecem a ocorrência da ovulação.

Qualquer pré-mãe pode usar?


Não! Bem que eu gostaria de usar todo mês mas nem tudo é possível. Indutor deve ser usado com muita cautela e também é imprescindível que haja acompanhamento médico. Isso porque o seu uso trás alguns riscos para a mulher, como hiper estímulo dos ovários. Em caso de hiper estímulo há um crescimento ovariano significativo, associado a distensão e/ou dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, falta de ar e redução do volume urinário. Pode ser acompanhada de ascite, derrame pleural (água na pleura), hipotensão, alterações eletrolíticas, hemoperitônio (sangue no peritônio) e tromboses. Nos casos graves, deve haver a interrupção a medicação e hospitalização.


Quem não deve tomar?


  • As pré-mães com alergia ao citrato de clomifeno ou a algum dos componentes da droga.

  • Pré-mães com doença hepática.

  • Pré-mães com sangramento uterino anormal.

  • Pré-mães com aumento de cisto ovariano ou desenvolvimento de cisto não relacionado a SOP.

  • Pré-mães com disfunção adrenal ou tireoideia não controlada.

  • Pré-mães que já estão grávidas sem saber.

Então pré-mamães nada de se automedicar e só tome indutor com o conhecimento do seu médico, de preferência com acompanhamento através de ultrassom seriada.


Quais são os efeitos colaterais?


Os sintomas variam de mulher pra mulher e de ciclo pra ciclo, os mais comuns são, dores/desconforto abdominal, inchaço, dores nos seios, gases, dor de cabeça, enjoo, azia, calores, espinhas(oleosidade da pele ), atraso menstrual, corrimento escuro (em pouca quantidade) e pequenas tonturas.

Com indutor o ciclo também  pode ficar um pouco mais longo, até uns 4 dias, e o fluxo tende a ser menor e mais escuro. Em alguns casos também o ciclo pode ficar mais curto, entre 2 e 4 dias.

Outras reações são:

Aumento do volume ovariano é a mais frequente, mas pode haver dores de cabeça, fogachos, dor mamária, sangramento uterino, alterações visuais, náuseas, ganho de peso, vômitos e desconforto abdominal.

Nos casos de aumento de volume ovariano, pode ocorrer distensão e dor abdominal, geralmente reversíveis sem nenhum tratamento específico em 2 a 3 semanas.

Síndrome do hiperestímulo ovariana (SHO) sendo a complicação mais grave da indução ovariana. É classificada, dependendo da severidade dos sinais e sintomas e das alterações laboratoriais, em leve, moderada e grave. A incidência da SHO grave varia de 0.25 a 1.8%.

Com indutor é normal ter muitos folículos? Posso engravidar de gêmeos/trigêmeos?


Sim, com o estímulo do indutor, é normal se ter vários folículos dominantes, o que geralmente ocorre é que um evolui e eclode e os demais acabam regredindo.



                  242292             clomid1

A gravidez múltipla pode ocorrer com o uso do indutor, mas não é comum. As chances de se ter dupla ovulação, sendo uma em cada ovário, geralmente é o mais comum, mas mesmo assim a chances de gêmeos é baixa.

Óvulo fecundado após indução tem mais dificuldade de se fixar no útero?


utrogestran_cap-p2

O uso de indutor tende a deixar o endométrio mais fino do que o ideal, por esse motivo, pode ser mais difícil que o embrião se fixe com sucesso.  É importante fazer um acompanhamento médico nesse momento, pois com o uso de progesterona essa dificuldade pode ser vencida. Nesse momento o ultrassom tem muita importância, pois é nesse momento que seu médico avaliará a necessidade ou não de hormônios para engrossar o endométrio.

Quando iniciar os treinos???


O Período Fértil, ocorre de 4 a 12 dias após a ingestão do último comprimido de indutor,  então o ideal é manter treinos regulares durante o ciclo, pelo menos 3x por semana, e intensificar durante o possível período fértil. Treine em dias alternados. Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário