segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Como funciona os testes de ovulação


Quais são os meus dias férteis? Essa costuma ser uma pergunta recorrente com as mulheres que estão tentando engravidar. Graças aos avanços tecnológicos, hoje em dia podemos contar com ajuda dos conhecidos Testes de Ovulação. São testes que podem ser feitos em casa e é uma ótima forma de saber o melhor momento de intensificar os namoros para engravidar. Conheça melhor como eles funcionam...

Detectando a ovulação


Para engravidar, sabemos que é necessário que ocorra a ovulação, que é o momento da liberação do óvulo que poderá ser fecundado pelo espermatozoide. Durante o ciclo menstrual são apenas alguns dias em que há possibilidade de engravidar, o chamado período fértil. Nesse período o hormônio responsável pela liberação do óvulo tem seu nível elevado e é esse hormônio que o teste de ovulação detecta. Trata-se do hormônio luteinizante (LH) que pode ser detectado na urina, afinal os níveis aumentam em média cerca de 24 a 36 horas antes da ovulação, chamado de "onda LH" ou pico de LH.


O que precisa saber para usar os testes de ovulação


Para aproveitar melhor os testes de ovulação é necessário ter algumas informações básicas a respeito do seu ciclo menstrual. Isso se você não quer gastar vários testes num único ciclo. 

É importante saber a duração do ciclo menstrual. Sabemos que a ovulação costuma ocorrer na metade do ciclo. Dessa forma, os testes poderão ser feitos alguns dias antes do período em que deve ocorrer a ovulação. Clique aqui para saber como calcular o seu período fértil.

Qual o melhor horário para fazer os testes de ovulação?


Os testes de ovulação podem ser feitos a qualquer momento do dia, mas é importante que se faça sempre na mesma hora de cada dia. 

Tente não urinar nas quatro horas antes do teste de ovulação e evite beber fluidos em excesso antes do teste – pode ser que você ache mais fácil usar a primeira urina do dia.

Algumas mulheres já relataram que não conseguiam o positivo no teste de ovulação mesmo tendo certeza de que tinham ovulado no ciclo. Uma dia nesse caso é tentar alterar o horário do teste, tentar fazer mais a noite ou mesmo tentar fazer de madrugada. O LH é eliminado na urina. Se você costuma fazer os testes apenas de manhã ou a noite por exemplo, pode facilmente perder o pico de LH. Isso explica as montanhas de testes negativos que as mulheres costumam acumular.

Já li relatos que a pessoa só conseguiu ver o teste positivo quando passou a realizar o teste de madrugada. Não custa tentar!

Qual frequência repetir os testes?


Os testes devem ser feitos até que a mulher consiga o resultado positivo. Isso quer dizer que pode ser que sejam 3 ou 4 dias mas também pode ocorrer, em casos de ovulação tardia, que sejam necessários mais dias realizando o teste. Alguns médicos sugerem que conforme a mulher se aproxime da data de ovulação, repita o teste duas vezes ao dia, com intervalo de 10 horas entre os testes. Isto é devido ao fato de que o pico de LH pode não ser detectado se a mulher não  testar a urina o mais próximo possível desse pico.  Contudo, isso significa gastar mais testes de ovulação. 

Onde encontrar testes de ovulação?


Dependendo da localidade, podem ser encontrados em farmácias mas é mais comum a venda pela internet. Geralmente os kits reagentes contêm cinco tiras usadas para fazer o teste em cinco dias consecutivos mas podem ser comprados em maiores quantidades de forma antecipada. Os testes são descartáveis, não podendo ser reutilizados. Os kits têm uma fita reativa que deve ser mergulhada na urina, até a marca indicada, por até três minutos para depois observar o resultado.



Como ler os resultados


Os testes de ovulação são de dois tipos: digital e os de tira. Os testes digitais são simples de ler o resultado. Basta que apareça um rostinho feliz e é considerado positivo. Já os de tira são um pouco diferente. Isso pois muitas mulheres costuma acreditar que são iguais os testes de gravidez de farmácia em que o resultado é positivo com o simples aparecimento de uma segunda linha. 


Teste de ovulação digital - Resultado positivo


Como já mencionei, o teste de ovulação detecta o LH na urina. Ocorre que durante todo o ciclo temos esse hormônio presente em pouca ou grande quantidade. Então, o simples fato do teste apresentar uma segunda linha significa que ele detectou o hormônio. O que determinará positivo, ou seja, que há um pico de LH é a tonalidade da segunda linha. 


São duas linhas: controle e a do teste. A linha de controle serve para confirmar que o teste tá funcionando. A segunda linha, a do teste, irá adquirir a coloração de acordo com a quantidade de LH que encontrou na urina. A chave está na comparação da linha de controle com a linha do teste. Para que seja positivo, a linha do teste deve ter a coloração tão forte ou mais forte que a linha de controle. Veja a imagem:




Linha teste mais clara, indica negativo e pode aparecer alguns dias antes e até alguns dias depois da ovulação. Algumas pessoas consideram o teste fácil de ler, contudo, muitas mulheres podem confundir a tonalidade e perder o positivo ou mesmo acreditar que é positivo quando na verdade a linha ainda está mais clara do que a linha de controle do teste. Em caso positivo, a ovulação costuma ocorrer em até 48 horas. 

Algumas vezes pode acontecer do teste de ovulação apresentar a segunda linha mais escura, embora ainda não muito escura, em seguida a linha voltar a ficar mais clara. Nesse caso, pode ser que tenha se perdido o pico de LH ou mesmo ter ocorrido um ciclo anovulatório

Os testes oferecem um nível de segurança de aproximadamente 98%, mas não podem ser usados como um método anticoncepcional e nem é garantia de que a gravidez vai ocorrer, pois além da falta de ovulação, outros fatores podem determinar a infertilidade.


Em todo caso, sempre recomendo as meninas que compram teste comigo, que continue os namoros ainda que não consigam identificar os testes como positivos. Lembre que ansiedade pode alterar e mesmo atrapalhar as tentativas de engravidar, por isso é importante também acompanhar junto a um ginecologista de confiança. Até a próxima!

Leia também:









Nenhum comentário:

Postar um comentário