segunda-feira, 11 de julho de 2016

Ciclos anovulatórios - O que é anovulação?




Um ciclo menstrual regular representa que todo mês ovulamos e temos chances de engravidar, correto? Não! Muitas mulheres não sabem mas nem sempre ovulamos no ciclo menstrual. Isso pode ocorrer por vários fatores. Anovulação é uma condição que afeta a mulher ao menos um ciclo vez ou outra. É importante saber identificar os sintomas e também saber quais tratamentos podemos seguir para permitir que o positivo chegue.

O que é anovulação?


Um ciclo anovulatório é aquele ciclo em que a mulher deixou de ovular por algum motivo no qual os ovários falharam em liberar um oócito. A maioria das mulheres que tem anovulação, simplesmente deixam de menstruar ou enfrentam irregularidades (conheça mais sobre menstruação irregular aqui) quando passam por ciclos anovulatórios, de forma que é fácil deduzir que algo pode estar errado. 

Existe também um número menor de mulheres que menstruam com regularidade todos os meses, mas não ovulam, e por terem sua menstruação regrada, sequer suspeitam do problema. Muitas dessas mulheres ficam meses e meses tentando engravidar, sentindo-se frustradas sem saber que aqueles ciclos não resultariam na tão sonhada gravidez. 

Causas da anovulação


Existem várias causas de anovulação, a maioria dos quais são os desequilíbrios hormonais que interrompem o ciclo reprodutivo da mulher. Outras causas da anovulação podem ser coisas como subjacentes problemas de fertilidade, fatores de estilo de vida, SOP - Síndrome dos ovários policísticos,  problemas da tireoide ou da hipófise, excesso ou baixo peso, exercícios físicos muito intensos (típico de atletas e competidoras) entre outros. 


Anovulação decorrente de desequilíbrio hormonal ou químico


O desequilíbrio químico ou hormonal é a causa mais comum de anovulação, responsável por em torno de 70% dos casos. 
  • Em torno de metade das mulheres com desequilíbrio hormonal não produzem folículos suficientes para assegurar o desenvolvimento de um óvulo. Isso pode ser causado por pouca secreção hormonal da glândula pituitária ou do hipotálamo. 
  • A glândula pituitária controla a maioria das outras glândulas hormonais no corpo humano. Desta forma, qualquer mal funcionamento da glândula pituitária afeta outras glândulas sob a sua influência, das quais os ovários. Isso ocorre em torno de 10% dos casos. Glândulas mamárias também são controladas pela glândula pituitária, o que pode então afetar também a lactação. 
  • O hipotálamo controla a glândula pituitária. Em 10% dos casos, alterações nos sinais químicos do hipotálamo podem facilmente afetar os ovários e provocar anovulação. 
  • Existem outras anormalidades hormonais sem ligação direta às mencionadas acima que também podem afetar a ovulação. Mulheres com hipotiroidismo ou hipertiroidismo algumas vezes têm problemas de ovulação. Disfunções da tireoide podem provocar anovulação ao perturbar o equilíbrio dos hormônios naturais da reprodução. Síndrome do ovário policístico e hiperprolactinemia também podem causar anovulação através de desequilíbrios hormonais.


Anovulação decorrente de problemas funcionais


  • Os ovários podem parar de funcionar em torno de 5% dos casos. Isso pode ser devido aos ovários não conterem ovos. Porém, um bloqueio completo dos ovários raramente é causa de infertilidade. Ovários bloqueados podem começar a funcionar novamente sem explicação médica clara.
  • Um choque emocional significativo pode temporariamente afetar o funcionamento do cérebro e ocasionar disfunções do hipotálamo. Porém, isso não é muito comum.
  • Em alguns casos, o ovo pode amadurecer apropriadamente, porém o folículo pode não romper. Isso é chamado de síndrome de folículo luteinizado não roto. Em casos em que continua crescendo sem romper formam um Cisto Folicular.
  • Danos físicos aos ovários, ou ovários com múltiplos cistos, podem afetar a sua capacidade de funcionar. Isso é chamado distrofia ovariana. Mulheres com síndrome do ovários policístico também pode causar anovulação.
  • Perda de peso ou anorexia também podem causar desequilíbrio hormonal, ocasionando ovulação irregular. Por outro lado, excesso de peso também pode ocasionar disfunções ovarianas.


Anovulação Crônica


A anovulação crônica caracteriza-se pela ausência persistente de ovulação, ou seja, ciclo após ciclo, a mulher não ovula. Atinge cerca de 15 a 20% da população feminina em idade fértil e pode ocorrer em condições fisiológicas (início da puberdade, perimenopausa, amamentação, puerpério, pós-abortamento). Nos primeiros meses após a menarca, a anovulação pode persistir por até 2 anos em decorrência da imaturidade do eixo córtico-hipotálamo-hipófisegonadal. Adicionalmente à alteração dos períodos menstruais e infertilidade, anovulação crônica pode causar ou exacerbar outros problemas de longo prazo, como hiperandrogenismo e osteopenia. Anovulação crônica desempenha um papel central em desequilíbrios múltiplos e disfunções da síndrome do ovário policístico. 

Sintomas da anovulação


A anovulação é geralmente associada a sintomas específicos. Porém, é importante notar que eles não necessariamente são mostrados simultaneamente.
  • Amenorreia (falta de menstruação) ocorre em torno de 20% das mulheres com disfunção ovulatória.
  • Menstruação não freqüente e leve ocorre em torno de 40% das mulheres com disfunção ovulatória.
  • Menstruação irregular, quando 5 ou mais ciclos menstruais no ano são 5 ou mais dias menores ou maiores que a média.
  • Falta de mastalgia (dor ou sensibilidade nos seios) ocorre em torno de 20% das mulheres com disfunção ovulatória.
  • Aumento de pelos no corpo e na face.


Tratamento da anovulação


É possível restaurar a ovulação usando medicação apropriada. A anovulação é tratada com sucesso em aproximadamente 90% dos casos. O primeiro passo é diagnosticar anovulação. A identificação da anovulação, ao contrário do que comumente acredita-se, não é fácil. Mulheres com anovulação ainda assim podem ter ciclos menstruais regulares. Em geral, as pacientes somente notam que há problema quando resolvem engravidar. O acompanhamento do gráfico de temperatura basal é uma forma útil de dar pistas precoces sobre anovulação e ajudar o diagnóstico. (Conhecendo a temperatura basal) Outra forma de observar se o ciclo é ovulatório é utilizando testes de ovulação caseiros. (Como sei se estou ovulando?)

Os testes de ovulação devem ser feitos em intervalos de 10 horas e a temperatura basal deve ser medida com o máximo de disciplina para que não ocorram erros de interpretação.



Na falta de positivos nos testes e com a ausência de uma temperatura mais elevada, uma possível anovulação deve ser considerada.

O tratamento da anovulação deve buscar a mono-ovulação e não super-estimular os ovários. Os riscos associados à gravidez múltipla (gêmeos, trigêmeos, etc.) são bem maiores do que a gravidez de um único filho. Desta forma, é importante adaptar o tratamento a cada paciente individualmente. (Saiba mais sobre indução de ovulação!)

O que fazer se tiver ciclo anovulatório?


É possível diminuir e até reverter um quadro de anovulação através de uma mudança no estilo de vida. Lembre-se que nem sempre um ciclo anovulatório é um problema, mas em caso de mais ciclos sem conseguir determinar a ovulação, procure incorporar na rotina, exercícios, uma dieta saudável e abolir o stress, drogas, álcool, fumo, além de excessos alimentares. Além de adotar hábitos mais saudáveis, uma visita ao médico é indispensável, bem como seguir o tratamento sugerido.


Óvulo liberado


Lembre-se de não desanimar! A anovulação pode ser tratada o mais importante é identificar o problema. Faça de tudo para que possa realizar seu sonho de ser mãe. Até a próxima!

Leia também:



O que são indutores de ovulação?


Conhecendo a temperatura basal

Nenhum comentário:

Postar um comentário