quarta-feira, 26 de abril de 2017

Gráfico da Temperatura Basal



A temperatura basal é a temperatura do corpo depois de um período de descanso, a chamada temperatura de base. Durante o ciclo menstrual, o registro da temperatura permite identificar a ovulação e também se há possibilidade de gravidez. Com o tempo pode-se mesmo saber se o ciclo foi anovulatório. (Conheça melhor sobre como funciona medir a temperatura basal aqui.

Esse post tem objetivo de ajudar a quem já utiliza temperatura basal mas não consegue entender o gráfico com as informações. Vamos lá!


Criando o gráfico de temperatura basal


Pode-se inserir os dados numa tabela em Excel ou PDF, ou pode utilizar um site para isso. Esta é a opção mais simples se você tem internet sempre disponível para atualizar o gráfico. Os dois sites mais utilizados são Mamanandco  e FertilityFriend (esse último é em inglês). 

1) Começe por introduzir o 1º dia do seu ciclo. O ciclo inicia no 1º dia da menstruação e vai até a véspera da menstruação do mês seguinte. 

2) Se estiver utilizando o site para atualizar os dados, indique a hora de referência para a avaliação da sua temperatura.
É importante que faça a avaliação da sua temperatura à hora indica com tolerância de + ou - 30 minutos, caso contrário poderá distorcer a detecção de ovulação.

3) Introduza a sua temperatura em cada dia.

É importante haver temperaturas máximas consecutivas para que a ovulação seja detectada. Isto permitirá ao gráfico detectar o "patamar baixo" (fase folicular), um pico (ovulação) e o "patamar alto" ( a fase luteínica). No caso de não utilizar o gráfico do site, mais abaixo irei explicar como identificar cada fase.

4) Indique o máximo de informações (tipo de muco, relações sexuais, febre, teste de ovulação, etc...). No caso de utilizar o gráfico em Excel, lembre-se de identificar se houve relação sexual e também identificar o muco cervical. (Aprenda a identificar o Muco Cervical)


Como interpretar as informações


Para quem usa o gráfico no site ou como aplicativo, a ferramenta detectará, se os dados registrados o permitirem, a ovulação... cerca de 3 ou 4 dias após ela ter ocorrido. Ela será indicada pelo ponto de intercepção de uma linha vermelha vertical (dia da ovulação) com uma horizontal (que marca a média da temperatura basal). No gráfico, dá para ver que a temperatura fica mais alta até sua próxima menstruação, quando volta a cair. 

Linha Vertical e Horizontal marca a ovulação

Você pode até notar que sua temperatura sobe um dia ou outro, mas se ela não se mantiver mais elevada durante alguns dias, é possível que você ainda não tenha ovulado. Se você engravidar, sua temperatura basal se manterá mais alta até o fim da gestação. 

Temperatura Basal e as fases do ciclo menstrual


Na primeira fase do ciclo menstrual, a temperatura basal costuma estar mais baixa. No dia da ovulação a temperatura geralmente tem uma queda mais acentuada, seguindo-se por subida da temperatura até a chegada do novo ciclo menstrual ou a descoberta da gravidez. 

As alterações na temperatura são causadas pelas alterações hormonais. Na primeira fase do ciclo há o predomínio do Estrogênio, responsável pelo desenvolvimento dos fólicos que mais tarde liberará o óvulo amadurecido, trata-se da Fase Folicular. O LH (hormônio luteinizante), que vai se elevando junto com o estrogênio, chega ao seu ápice, e faz com que a temperatura tenha uma queda brusca, é também a indicação de que o óvulo será liberado. Após a ovulação é hora da progesterona subir, ela garantirá que o endométrio seja protegido, o que é muito importante no momento da implantação do embrião, a famosa nidação. Após a ovulação, o ciclo se encontra na Fase Lútea, pois é o momento em que o corpo lúteo (casquinha do óvulo) se mantém com a ajuda da progesterona até que o hCG passe a elevar a progesterona, que ocorre após a implantação do embrião, ou o corpo lúteo se desfaz, diminuindo a progesterona e indicado que um novo ciclo deve se iniciar.

Padrões nos gráficos


Nem sempre é simples identificar o padrão do gráfico TB mas pode-se utilizar dos outros sintomas, que em conjunto com o gráfico ajudará a identificar a ovulação. Dentre esses sintomas estão:

  • muco cervical fica mais “molhado” a medida que a ovulação se aproxima; 
  • muco cervical “seco” imediatamente após ou logo depois da elevação da temperatura basal; 
  • muco clara de ovo é observado nos dias imediatamente anteriores à ovulação; 
  • padrão bifásico (parte do gráfico com temperatura baixa e a outra com temperatura alta), mostrando a elevação da TB após a ovulação; 
  • aumento da temperatura subitamente e mantido durante a fase lútea; 
  • colo alto, aberto e mole antes da elevação da TB; 
  • kits de ovulação ficam positivos 12-36h antes da elevação da TB; 
  • kits de ovulação só serão positivos um ou dois dias antes da ovulação; 
  • microscópio de saliva mostrará as samambaias antes da ovulação.


A análise e a interpretação é mais confiável quando alguns sinais podem ser correlacionados. Entretanto, é quase sempre possível detectar a ovulação e o aumento da fertilidade mesmo longe das circunstâncias ideais. Quanto mais sinais se cruzarem, mais confiável será a interpretação. 

A linha tracejada indica que não há certeza quanto à ovulação

Quando os sinais não combinam e a ovulação é duvidosa por causa disso, o site ou aplicativo indicará a data mais provável com uma linha vermelha tracejada no dia mais provável. Isso serve para lhe alertar que a data estimada não é confirmada para que continue a observar outros sinais e não perca sua chance de engravidar.

Neste gráfico, é possível ver alguns dias de muco fértil e colo macio nos dias que antecedem a ovulação, que é confirmada pela subida súbita da temperatura no 14º dia do ciclo (14DC). As temperaturas mantem-se altas até o final da fase lútea. Geralmente as temperaturas começam a cair e os manchados aparecem antes que a menstruação comece. Os dias mais férteis foram do 10 ao 14DC. As relações ocorram numa boa janela fértil, apesar de não haver gravidez neste ciclo.





Já neste gráfico, a ovulação foi detectada no 17DC e é precedida de alguns dias de muco fértil, um teste de LH positivo e colo alto e mole.






Neste aqui, a ovulação foi detectada no 15DC pela subida súbita da temperatura, seguida de 2 dias de muco fértil. As relações foram dentro da janela fértil. O teste de gravidez positivo foi pego no 12DPO (dias “pós-ovulação”).





Já no gráfico ao lado, a ovulação foi detectada no 20DC, seguindo alguns dias de muco fértil e um pico na leitura do monitor de fertilidade. Apesar da ovulação está clara e o 20DC ser apontado pela maioria dos sinais, não é possível determinar com certeza se a ovulação aconteceu no 19DC ou no 20DC uma vez que as temperaturas começaram a subir no 19DC. As temperaturas ficaram elevadas por 13 dias durante a fase lútea.



Neste gráfico, a ovulação foi claramente detectada no 16DC pelo aumento da temperatura. O muco clara de ovo, colo alto e mole e um teste de ovulação positivos são observados no dia anterior à ovulação. A relação anterior ao dia da ovulação resultou em gravidez neste ciclo. Um teste de urina de gravidez positivo é detectado no 12DPO. O teste feito no 9DPO foi realizado muito cedo para detectar a gravidez.



E finalmente, neste gráfico a ovulação foi detectada no 15DC. Apesar do muco não ter sido observado nos dias imediatamente anteriores à ovulação, ela é detectada pelo aumento da temperatura e um teste de ovulação positivo. As relações aconteceram dentro da janela de fertilidade (2 dias antes e no dia da ovulação). As temperaturas ficaram elevadas 14 dias durante a fase lútea. A temperatura do 13DC não foi tomada no mesmo horário que as demais, tornando-a incerta, por isso deve-se aguardar o aumento das temperaturas e sua manutenção para indicar a ovulação. 

Ciclos anovulatórios


Para identificar os ciclos em que não houve ovulação basta observar o padrão que se segue na temperatura. Normalmente o ciclo é marcado por oscilações constantes sem que se consiga definir uma subida da temperatura seguida pela manutenção do padrão elevado. Conheça melhor sobre os ciclos anovulatórios.





Por que usar a Temperatura Basal para ajudar a engravidar?


O gráfico da temperatura permite saber se uma ovulação ocorreu e assim ter ideia de quando deverá ocorrer o próximo ciclo menstrual (cerca de 14-15 dias após a ovulação). Com o tempo a mulher poderá aprender o que é padrão para o seu ciclo, de forma que pode perceber qualquer alteração que pode indicar uma gravidez.

É importante lembrar que esse método necessita de disciplina e paciência nos primeiros ciclos porque o aprendizado vem com o tempo! Até a próxima! 

Fonte: blogmamis 

Leia também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário