quarta-feira, 27 de julho de 2016

Bicarbonato de sódio para engravidar



Nem sempre engravidar é tão simples para muitas mulheres. E muitas delas fazem uma verdadeira maratona para tentar o positivo, seja com tratamentos, posições e até simpatias podem surgir. Fazem de tudo! O que poucas pessoas sabem é que para que ocorra a fecundação, também existe uma maratona! Os espermatozoides não tem um caminho fácil até o útero. A primeira barreira já está logo no ponto de partida na região vaginal. O ambiente vaginal é construído para manter qualquer "intruso" fora, e isso também ocorre com os peixinhos do marido. Dessa forma, existe um aliado da tentante para tornar esse ambiente mais amigável para os peixinhos, que é o Bicarbonato de Sódio. Veremos como o bicarbonato ajuda na concepção.

Entendendo a região vaginal



Por se tratar de uma entrada para o organismo da mulher, o sistema imunológico (a defesa do organismo) não pode permitir que esse local seja de fácil proliferação de outros organismo. Com isso, é feito uso de uma estratégia que é o pH vaginal. 

O pH (Potencial Hidrogeniônico) possui teores ácido, neutro e alcalino e atua de forma diferente em parte do seu corpo, inclusive sua vagina. É a representação da escala na qual uma solução neutra é igual a sete, os valores menores que sete indicam uma solução ácida e os maiores que sete indicam uma solução básica. O pH de uma região íntima saudável é ácido, ou seja, menor do que 7.


A acidez do pH da vagina é ácido porque, nesta condição, ele funciona como uma espécie de um mecanismo de defesa da região íntima, combatendo infecções, irritações e possíveis odores ruins na vagina.

Como o bicarbonato ajuda na concepção?


O corpo da mulher vai alterando o muco cervical que permite com que os espermatozoides sobrevivam com mais facilidade durante o período em que ela está mais fértil, contrabalanceando a acidez natural da vagina. Contudo, em alguns casos, a acidez é tão elevada que é necessária uma ajuda a mais para neutralizá-la. 


O bicarbonato torna-se uma ótima ferramenta para ajudar a neutralizar essa acidez, permitindo assim a sobrevivência do espermatozoide e possibilitando que uma quantidade maior deles possam atingir o óvulo. (Quanto tempo vive o espermatozoide?)

Como preparar a ducha de bicarbonato?


Misture 1 colher pequena de bicarbonato (daquelas de café) com 1 litro de água filtrada ou fervida, caso use água fervida, aguarde até que a água esteja fria.

Aproximadamente 30 minutos antes de ter relação sexual, faça um banho de assento com o preparado, espalhando a água pela vagina. Caso prefira pode fazer uso de uma ducha ginecológica, facilmente encontradas em farmácias. A ducha serve especificamente para introdução de líquidos no canal vaginal, permitindo que todo o colo do útero tenha a acidez mais neutralizada. Caso não tenha ducha mas queira inserir o líquido no canal vaginal, pode fazê-lo através de seringas sem agulha. Basta encher a seringa, introduzindo no canal vaginal e deixando que o líquido escorra. Faça o processo duas vezes são suficientes. É importante destacar, que caso opte pelo uso da seringa, faça uma boa higiene nas mãos, e esterilize a seringa antes de usar com água quente.

Lembre-se que essa é apenas uma ajuda para ser usada durante o período fértil mas que não deve ser utilizado durante todo o ciclo pois o pH da vagina saudável é naturalmente ácido. Portanto, não utilize desse recurso mais que 1 ou 2 vezes durante o período fértil, optando também por alternar os dias em que usa. Também é muito importante que NÃO seja utilizado uma grande quantidade do bicarbonato para que a flora bacteriana, que são as chamadas “bactérias do bem”, não sejam totalmente destruídas pois são elas que protegem nosso organismo de doenças como candidíase.

Testando a acidez da vagina



A ducha de bicarbonato é indicada quando a acidez da vagina no período fértil está mais elevada. Caso a mulher queira ter certeza do pH vaginal nesse período pode fazer um teste com tiras de pH. 

Os testes devem ser feitos exclusivamente no período fértil pois é nesse período que é importante que o pH não esteja elevado, no caso das mulheres que desejam engravidar. Dessa forma, é importante ter certeza de que está realizando os testes nos dias que antecedem a ovulação, que pode ser identificado com a ajuda de tiras de testes de ovulação. 

No primeiro dia do período fértil o teste deve ser feito de 2 a 4 horas após o ato sexual por via vaginal. Caso o teste indique acidez elevada, as próximas relações podem contar com a ducha de bicarbonato para manter um ambiente seguro aos espermatozoides.

O pH vaginal normal é algo entre 3,0 e 4,2, porém durante o período fértil, o pH vaginal ideal tem que estar acima de 6. O espermatozoide encontra melhores condições quando o pH está entre 7, e 7,5. Lembre-se que a escala mais baixa é mais ácida, enquanto que mais alta mais básica.

Como manter o equilíbrio do pH da vagina?



Ginecologistas afirmam que a vagina se limpa sozinha e que não necessita de excesso de lavagem, por exemplo. No entanto, alguns fatores externos podem mexer com o pH da região, como suor, higiene inadequada ou até mesmo o uso de roupas apertadas demais. A melhor forma de cuidar da vagina neste caso é através de higienização com sabonetes íntimos com pH ácido, produzidos especialmente para não agredir a pele e as mucosas da região. Sabonetes comuns, alcalinos, neutros ou bactericidas podem desequilibrar o pH e a barreira protetora da pele e da vagina. Contudo, durante o período fértil o uso de sabonete íntimo deve ser evitado.

Durante o período fértil também é bom evitar a ingestão de carboidratos e açúcar, além de frutas cítricas devem ficar fora do cardápio, bem como carnes 
e queijos. Já no caso de alguns alimentos como framboesa, espinafre, acelga, linhaça, couve, maçã, banana e brócolis podem ser ingeridos sem problemas. 


Cuidados com a região vaginal


Muitas coisas pode causar a acidez mais elevada da região vaginal como dieta alimentar, uso excessivo de protetor de calcinha, uso calcinha que não permite a respiração adequada da pele, estresse e uma infinidade de coisas. Alguns cuidados que podem ajudar:

  • Boa higiene do local
  • Banhos de assento – evitar uso constante de lavagem vaginal profunda, como duchas, etc. já que o uso excessivo altera o pH vaginal, destrói a flora local e ainda pode facilitar a proliferação de micro-organismos.
  • Evitar o uso de jeans e roupas muito apertadas
  • Evitar uso de calcinhas de lycra ou coton, dando preferência para tecidos que facilitem a respiração da pele como o algodão
  • Não ficar muito tempo com o biquíni molhado
  • Não coçar para evitar ferimentos.

Vale ressaltar que o bicarbonato de sódio não deve ser usado muito pois pode comprometer a saúde da região vaginal, o que facilitará com que haja proliferação de infecções e doenças. Usado com sabedoria ele se torna mais um aliado na batalha pelo positivo. Até a próxima!

Leia também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário