sexta-feira, 8 de julho de 2016

Quanto tempo vive o espermatozoide?



Os espermatozoides são células reprodutivas masculinas e nos seres humanos são bem menores do que a célula reprodutiva feminina, o óvulo. São dotados de estruturas que permitem o máximo de eficiência de deslocamento e ainda permite a resistência aos diversos obstáculos que precisa sofrer para chegarem ao óvulo. 


Ambiente nada agradável



Chamados carinhosamente pelas tentantes de peixinhos, eles enfrentam um caminho hostil até que consigam chegar ao óvulo. Mas isso não significa que seja uma super-célula capaz de vencer barreiras físicas como um tecido de uma roupa, por exemplo.

Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, o ambiente vaginal não é nada hospitaleiro para os peixinhos. Grande parte dos espermatozoides ejaculados morrem na vagina antes de chegar às tubas uterinas (trompas de Falópio), dado o ambiente ácido que enfrentam. Entre 200 a 500 milhões de espermatozoides que são depositados na parte posterior da vagina humana, cerca de apenas 300 a 500 conseguem alcançar o local da fecundação. Por isso um homem que conte com menos de 20 milhões de espermatozoides por ejaculação é considerado infértil. (Espermograma: Avaliação da Fertilidade Masculina)

O ambiente da vagina é programado para impedir o acesso de qualquer "intruso" no organismo da mulher. Contudo, a natureza precisa permitir a propagação da espécie, de forma que, uma vez ao mês, ela permite que esse ambiente se torne mais acessível. Quando a mulher vai se aproximando do dia da ovulação, o corpo transforma o muco cervical, fazendo-o mais fluido e menos alcalino. Assim os peixinhos conseguem sobreviver por mais tempo do que em outros períodos do ciclo fértil. (Conheça mais sobre o ciclo menstrual)


Como é formado o espermatozoide?


O espermatozoide é formado nos Túbulos Seminíferos, pequenos canais contidos nos testículos, a partir de uma célula primária chamada espermatogônia. Diferente dos ovários, que tem uma quantidade determinada de óvulos para a vida toda, o testículo fabrica os espermatozoides constantemente. Ela começa na puberdade e continua até o final da vida. A espermatogênese, ou seja, a produção de espermatozoides demora cerca de 70 dias. A espermatogônia é uma célula redonda, grande e com núcleo volumoso. Durante sua transformação o núcleo é condensado, a célula se reduz e alguns órgãos se transformam no "motor" e outros na cauda do espermatozoide.

Um homem saudável produz entre 100 e 200 milhões de espermatozoides por dia, todos os dias. O processo se inicia com células espermáticas imaturas que se desenvolvem e, uma parte delas chegam ao estágio de células espermáticas maduras (ou espermatozoides). Nesta etapa eles migram para o epidídimo,  que são os órgãos que ficam sobre os testículos, - pode ser traduzido como "sobre os gêmeos", por estar sobre os testículos -, onde após 18 a 24 horas ganham a capacidade de se locomover, chamada de motilidade. 

Nos epidídimos o espermatozoide sofre o seu "acabamento" e, agora já aptos a se moverem, são levados pelo Vaso Deferente próximo da Próstata, numa região chamada Ampola, até chegarem à vesícula seminal, onde ficam armazenados até o momento da ejaculação.




O líquido seminal


As vesículas seminais secretam um líquido que contém frutose (açúcar monossacarídeo), prostaglandinas e proteínas de coagulação (vitamina C). A natureza alcalina do líquido ajuda a neutralizar o ambiente ácido da uretra masculina e trato genital feminino, que, de outra maneira, tornaria inativos e mataria os espermatozoides.

No momento da ejaculação os líquidos produzidos pelas Vesículas Seminais (70%) e pela Próstata (30%), se juntam aos espermas e são eliminados na ejaculação. Uma ejaculação contém milhões de espermas, sendo considerados indivíduos férteis, aqueles que ejaculam mais de 20 milhões de espermas por mililitro. O líquido ejaculado contém uma substância chamada Espermina, cujo odor é similar  ao da água sanitária (Cândida).



Onde surgiu o nome "Testículo"?


O nome testículo vem de Testis ou pequenos testamentos. Duas histórias são conhecidas para a origem desse nome. A primeira, conta que os gladiadores romanos faziam o juramento de fidelidade ao imperador segurando um dos Testículos. A segunda, mais aceita, diz respeito a eleição do Papa. Na idade média, uma Papisa (Lucrécia Borgia) foi eleita para o Papado, e para evitar que o fato se repetisse os cardeais instituíram um método para saber se o escolhido era realmente um homem. Os candidatos se sentavam em uma cadeira especial com um buraco no assento, e os outros cardeais apalpavam os Testículos do pretendente confirmando sua masculinidade. Após a confirmação do eleito, era liberada a fumaça e a famosa frase "Habemus Papa" era dita aos populares.


Tempo de vida do espermatozoide



Se a ejaculação acontece fora da vagina, a expectativa de vida do espermatozoide é muito curta, mesmo com a proteção do líquido seminal. Dependendo da umidade e da temperatura, podem durar apenas alguns minutos. Porém em um ambiente estéril, protegido da desidratação, como em um frasco coletor de exames ou uma camisinha, o sêmen pode manter os espermatozoides vivos por alguns minutos até cerca de 2 horas. 

Após a ejaculação, dentro do corpo da mulher, os espermatozoides podem sobreviver de 2 a 3 dias. Mas nem todos vivem durante tanto tempo. Em uma ejaculação saudável, um homem pode liberar cerca de 300 milhões de espermatozoides que precisam sobreviver às barreiras do corpo da mulher como, por exemplo, o muco do canal cervical que é espesso e tem um pH diferenciado dificultando muito o deslocamento das células. Ao final de tudo, só chegam às trompas, onde a fecundação acontece apenas algumas centenas deles. Algumas pesquisas garantem que em situações raras espermatozoides podem se manter vivos dentro do corpo da mulher por até 7 dias, mas a média de sobrevivência não passa de 72 horas.



Depois de introduzir no corpo da mulher, o esperma costuma seguir fértil entre 48 e 72 horas, mas só nas condições favoráveis e ideais, isto é, durante os dias da ovulação, que é quando o pH vaginal está acima de 6. O grau de acidez do ambiente ideal para um espermatozoide é de 7-7,5, e a temperatura: entre os 37 ºC e os 37,5 ºC. 

Há outros fatores que poderiam influir na sorte dos espermatozoides. Por exemplo, um estudo realizado pelos pesquisadores britânicos Robin Baker e Mark A. Bellis, ainda que não concludentes, sugerem que o orgasmo oferece às mulheres uma forma de controlar o esperma masculino. Se houver orgasmo, atrai-se mais esperma; se não há, se repele em certa medida. 



Existem dois tipos de espermatozoides normais, os que carregam o cromossomo X, responsáveis pela formação de bebês do sexo feminino, e os que carregam o cromossomo Y, responsáveis pela formação de bebês do sexo masculino. É o homem quem define o sexo do bebê e não a mulher como se acreditava há muitos anos atrás. Até a próxima!

Leia também:

Como engravidar de menina

Como engravidar de menino

Como ocorre a fecundação

Qual a melhor frequência sexual para engravidar?

Espermograma: avaliação da fertilidade masculina

Obesidade e Fertilidade

Crianças que parecem clones de famosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário