segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Shampoo Johnson's Baby ajuda a engravidar?


Gosto muito de pesquisar a respeito de um assunto antes de comentar sobre ele aqui no blog. Faz um tempo que ouvi sobre a dica de usar o shampoo infantil Johnson's Baby com pH balanceado. Antes de tudo quero deixar claro que o objetivo do post é informar e não criticar o uso que cada tentante faz durante as tentativas de engravidar. Então, vamos lá!


Shampoo Johnson's ajuda a engravidar?


Para entender o papel do shampoo Johnson's Baby nas tentativas para engravidar é necessário antes falarmos sobre o pH vaginal. 

O pH (Potencial Hidrogeniônico) está relacionado ao nível de acidez de um líquido ou ambiente. Essa escala irá variar entre teores ácido, neutro ou alcalino (básicos). Diferentes partes dos corpo tem uma escala de acidez. No caso da região vaginal, o pH normal é ácido, variando entre 2,0 e 4,0, numa escala de 0 a 14. Já o esperma, em contato com o ambiente vaginal, eleva esse pH para valores entre 5,5 e 7,0, tornando o ambiente mais alcalino (básico). Lembrando que quanto mais próximo de 7, menos ácido é o ambiente e acima desse valor, mais alcalino ou básico é o ambiente. 

Onde entra o shampoo Johnson's nisso? Acontece que os sabonetes íntimos são destinados a deixar o ambiente vaginal com o pH ácido, que é a sua forma equilibrada. Com o uso do shampoo Johnson's o pH passa a ficar mais alcalino (parecido com o do esperma) permitindo que os espermatozoides sobrevivam mais tempo nesse ambiente. (Quanto tempo vive o espermatozoide?

Vale salientar que o corpo feminino, quando não há alterações hormonais, já possui mecanismos para deixar o ambiente mais favorável aos espermatozoides! É o que acontece no período fértil. Quando vai se aproximando da ovulação, o corpo começa a produzir o muco fértil que é o responsável por facilitar a mobilidade dos espermatozoides. O conhecido Muco Clara de Ovo (por causa do seu aspecto parecido com a clara do ovo).


Posso utilizar o shampoo Johnson's todos os dias?


O pH vaginal é naturalmente ácido e isso não é por acaso. Essa região é uma porta de entrada para o organismo da mulher. Se não fosse a proteção natural (pH ácido!) qualquer micro-organismo como vírus e bactérias poderiam entrar sem problemas, causando doenças. Por isso o ambiente deve ser naturalmente hostil. Ao utilizar o shampoo Johnson's todos os dias, criaria um desequilíbrio no pH da vagina, deixando a região suscetível a infecções e doenças como candidíase.


Então como usar?


Não é necessário deixar de usar uma dica para engravidar (afinal, vai que dá certo?) mas deve ser feito com cuidado, assim não prejudica sua saúde! O uso é igual ao sabonete íntimo comum, basta lavar a região íntima durante o período fértil, mas atenção a alguns pontos:
  • Não usar fora do período fértil, alternando os dias e por no máximo 2 ou 3 vezes.
  • JAMAIS usar o shampoo para lavar o canal vaginal por dentro! Pode parecer estranho mas algumas pessoas acreditam que lá dentro também deve ser lavado. Além de problemas alérgicos, lavar dentro do canal vaginal pode causar mais facilmente infecções, além do risco de machucar essa região tão sensível. 


Diferenças de pH entre os sabonetes íntimos e o shampoo Johnson's 


A grande diferença entre os sabonetes íntimos comuns e o shampoo Johnson's está no pH deles. Os sabonetes líquidos que a gente usa no corpo (dentre eles o shampoo Johnson's) possuem um pH alcalino, enquanto que o sabonete  íntimo  possui pH ácido, que é o tipo de pH correto para a região genital.

E isso é mesmo importante? É sim, pois a região genital possui pH ácido e quando usamos um sabonete com pH alcalino, acabamos comprometendo a acidez natural da região. Quando, ao contrário, usamos sabonete íntimo, que possuem pH entre 4 e 4.5, preservamos a flora vaginal.

Já vi questionamentos referente a alergias, e a princípio os sabonetes íntimos não causam alergias, mas é claro que isso pode acontecer, tanto com o sabonete íntimo quanto com qualquer outro sabonete, já que  essa é uma região sensível, então é bem mais fácil de desenvolver alergias.


Embora tenha procurado, ainda não encontrei a informação de qual seria o valor do pH do shampoo Johnson's Baby pH balanceado. A dica é desse produto específico, contudo, consegui informação sobre o pH de outros produtos da marca que teriam o mesmo efeito, são eles:


Usar diariamente não é melhor?


Dentre os comentários que li a respeito, alguns eram de pessoas dizendo que pode sim usar o shampoo todos os dias pois com elas nada aconteceu. Muito cuidado com esse tipo de afirmação! Cada organismo reage de uma forma, alguns serão mais fortes e outros nem tanto. Estar mais suscetível a ter uma infecção ou doença não quer dizer que irar ter com certeza mas que é mais fácil do que alguém que não usa todos os dias. Por isso o melhor é ter discernimento com as dicas. Afinal, se o objetivo é ajudar a engravidar, não há necessidade de usar uma dica durante um período que você não vai engravidar, como é o caso de estar fora do período fértil ou após a ovulação! 


Uma solução que pode ser adotada com mais segurança é o uso de lubrificantes amigos da concepção. Eles foram desenvolvidos para ajudar na mobilidade e sobrevivência dos espermatozoides sem comprometer a proteção natural da região vaginal. (Conheça mais a respeito neste post aqui!

Ressalto que o intuito do post não é de criticar o uso do shampoo Johnson's para ajudar a engravidar. Na verdade é uma ótima dica. Contudo, devemos sempre usar as dicas com sabedoria para que não venhamos a ser prejudicadas mais do que ajudadas. Até a próxima! 

Leia também:






Nenhum comentário:

Postar um comentário