quarta-feira, 9 de março de 2016

Como engravidar de gêmeos



Sonhar com um lindo barrigão ostentando uma gravidez mais que desejada é o que muitas pré-mães fazem no dia a dia. Outras entretanto sonham com uma gravidez em dose dupla!! Engravidar naturalmente de gêmeos nem sempre é possível para aquelas que não tem histórico de gravidez gemelar na família mas que com a ajuda de algumas técnicas isso é possível. Veja aqui quais sãos!

Gravidez gemelar naturalmente




Há quem pense que basta existe casos de gêmeos na família (tanto do pai quanto da mãe) é suficiente para que suas chances de ter filhos gêmeos seja maior. Na verdade não é bem assim... Vamos entender como ocorre:

Caso haja histórico de gravidez gemelar por parte da família da mãe há mais chances de ovular mais ou ovular dos dois ovários ao mesmo tempo, o que aumenta a chance de conceber gêmeos fraternos (bivitelinos ou falsos gêmeos), ou ainda, maior probabilidade de que haja a alteração genética que faz com que a divisão celular seja duplicada gerando os gêmeos univitelinos (idênticos) embora esse seja um ponto controverso entre os estudiosos, não havendo confirmação se essa alteração partiria da mãe ou do pai ou mesmo se há mesmo alguma determinação genética para casos de gêmeos idênticos.

Indutores de Ovulação


          

Quando não se tem predisposição genética para desenvolver mais de um óvulo no ciclo menstrual ou ovular nos dois ovários, há uma forma de induzir que o corpo ovule mais e essa forma é utilizando os indutores de ovulação. Ele estimula que mais folículos sejam desenvolvidos e dessa forma há a liberação de mais de um óvulo no ciclo menstrual, havendo mais de um óvulo as chances de mais de um ser fecundado é maior. Os indutores mais conhecidos são os compostos de Citrato de Clomifeno como Clomid e Indux. Embora os indutores sejam uma ótima forma de aumentar as chances de gravidez devem ser utilizados com acompanhamento médico pois podem ocasionar efeitos colaterais como hiperestimulação ovariana.

Fertilização in vitro 



A fertilização in vitro é uma técnica que consiste na manipulação dos gametas em laboratório e após fecundação, introdução do embrião no organismo materno. Como é feita uma seleção dos embriões mais viáveis a implantação, as chances que mais de um se implante (geralmente são implantados 2 ou 3 embriões) são maiores, sendo essa técnica a mais utilizada por quem deseja ter filhos gêmeos. (Conheça mais da técnica aqui!)

Consumir laticínios 




Segundo alguns estudos mulheres que consomem todos os dias produtos lácteos como leite, queijo e iogurte, têm cinco vezes mais chances de engravidar de gêmeos naturalmente do que as mulheres que não seguem essa dieta. Apenas deve-se ter cuidado para não consumir demais e nem exagerar nas calorias, pois se você ganhar muito peso, suas chances de engravidar diminuirão.  

Comer mandioca, inhame e batata doce



Alguns afirmam que a mandioca contém substâncias naturais que ajudam na ovulação, assim como o inhame e a batata doce que contêm diosgenina, uma substância que estimula a produção de vários óvulos durante o período fértil da mulher. Inclusive encontra-se com facilidade a citação da tribo Yorubá, nativa da Nigéria, cuja base da alimentação é a mandioca e que tem bastante casos de gêmeos nascidos na tribo (a cada 11 nascidos, 2 são gêmeos). 

Também conhecida como macaxeira ou aipim, a mandioca pode ser adicionada sem dificuldade à dieta pois o alimento é facilmente encontrado em supermercados e feiras brasileiras. Da mesma forma, o inhame e a batata doce também podem ser encontrados com facilidade.


Não tema a idade



Estudos afirmam que com o passar do tempo as chances de gravidez gemelar aumentam. Segundo alguns desses estudos, mulheres com mais de 35 anos possuem níveis mais elevados de um hormônio folículo-estimulante (FSH) que favorece a liberação de mais de um óvulo no mesmo ciclo menstrual. Dessa forma, é importante cuidar da saúde já que alguns médicos tem mais receio de gravidez em idade mais avançada. Estando com boa saúde e com bom acompanhamento, a gravidez pode se desenvolver muito bem mesmo não sendo mais tão jovem.

Outros fatores que contribuem para gravidez gemelar


Peso - mulheres obesas, com índice de massa corporal acima de 30, são mais propensas a conceber gêmeos do que mulheres com IMC normal.

Altura - mulheres mais altas que a média têm um risco aumentado de conceber gêmeos. Um estudo descobriu que mulheres com média de 164,8 centímetros de altura tinham maior probabilidade de conceber gêmeos do que as mulheres com média de 161,8 centímetros.

Número de filhos - gêmeos são mais comuns em mulheres que já engravidaram mais vezes e têm famílias grandes.

Raça - mulheres negras são mais propensas a conceber gêmeos do que as mulheres brancas. As asiáticas são as menos propensas a conceber gêmeos.


Amamentação - mulheres que engravidam durante a amamentação são mais propensas a conceber gêmeos.

Claro que não há garantias de conseguir uma gravidez gemelar, mas toda ajuda é bem vinda! Lembre-se apenas que da mesma forma que a felicidade é duplicada, os cuidados também, então se conseguir realizar seu sonho de engravidar de gêmeos, o pré-natal é primordial em qualquer gravidez. Até a próxima.


Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário