segunda-feira, 27 de junho de 2016

Curiosidades sobre a gravidez



Que tudo muda depois da descoberta da gravidez não é novidade para ninguém (ou quase!). O mundo da maternidade traz muitas novidades e algumas delas muitas pessoas desconhecem. Conheça algumas dessas curiosidades sobre a gravidez e seu bebê.

Gravidez múltipla



As chances de nascimentos múltiplos aumentam com mães de altas ou com sobrepeso.

Mulheres mais altas que a média têm um risco aumentado de conceber gêmeos. Mulheres de estatura alta têm cerca de 30% a mais de chances de ter uma gravidez gemelar. Um estudo descobriu que mulheres com média de 164,8 centímetros de altura tinham maior probabilidade de conceber gêmeos do que as mulheres com média de 161,8 centímetros.



E mulheres obesas, com índice de massa corporal acima de 30, são mais propensas a conceber gêmeos do que mulheres com IMC normal.

Pele iluminada!



É comum ouvir que mulheres grávidas têm um brilho especial. Acontece é que isso é verdade! A explicação é que, quando uma mulher está grávida, a quantidade de sangue no corpo dela tende a aumentar em 50%. Esse sangue extra acaba aparecendo na pele, especialmente nas bochechas.
Além disso, os hormônios femininos, que estão a todo vapor, deixam as glândulas de óleo mais ativas, resultando em uma aparência mais brilhante e em uma pele mais macia. A combinação desses óleos extras e do sangue a mais resulta em um brilho notável e muito bonito.

Crescimento do útero



Durante o curso da gravidez, o útero se estende do tamanho de um pêssego para aproximadamente o tamanho de uma melancia. Isso é cerca de 500 vezes o seu tamanho normal.
Depois do parto o útero tem uma forma redonda e é mais consistente, devido a que está a começar a contrair-se. Mede cerca de 20 cm e pesa entre 900 g e 1 kg. No transcurso dos posteriores dias, o útero vai reduzindo atá alcançar o seu tamanho e peso normais.

Sapatos maiores



O fluido extra e a retenção de líquidos pode fazer com que as mulheres fiquem com os pés extremamente inchados. Muitas tem que calçar um número maior de sapato durante a gravidez.

Não apenas durante, mas a gravidez, pode aumentar permanentemente o tamanho dos pés das mulheres. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, acompanhou 49 gestantes, cujas medidas dos pés foram registradas no primeiro trimestre da gestação e cinco meses após o parto. Para 70% delas, o pé tornou-se mais comprido e mais largo. 

Olfato apurado



Esse é um aspecto que nem sempre é agradável, já que a mulher pode sentir um odor (bom ou ruim) muito facilmente. Acredita-se que com um olfato mais apurado a mãe pode evitar alimentos que possam afetar o desenvolvimento e a saúde do bebê. Uma forma que a mãe-natureza encontrou de cuidar do bem estar da gestação, embora estar em determinados lugares em que consegue sentir os aromas mais sutis seja às vezes bem desanimador.



O bebê pode sentir os mesmos cheiros que a mãe



Se a mãe está sentindo um cheiro desagradável, o seu bebê pode estar sentindo também. A partir de 28 semanas de gravidez o bebê pode sentir os mesmos cheiros que a mãe. Nesse momento o bebê pode se movimentar ou dar cambalhotas dentro do útero quando tiver alguma coisa fedida perto da mãe. Então agora você já sabe que as cambalhotas nem sempre serão uma expressão de felicidade.

O bebê tem mais ossos do que a mãe



Quando o bebê nasce, possui mais ossos que um adulto. Com 300 ossos no seu pequenino corpinho enquanto um adulto tem 206! Como pode "perder" ossos ao crescer? Na verdade, os ossos não são perdidos mas sim fundidos uns aos outros, criando um número menor até um dia se igualar ao mesmo número que os adultos têm.

Mais ossos mas sem patela



Embora os bebês tenham mais ossos que um adulto, eles não forma as patelas (ou rótulas) quando ainda estão no útero. As patelas são os "tampões" do joelho – a parte da frente do joelho. Os bebês nascem sem as patelas e só vão ter patelas com 6 meses de vida.

O xixi do bebê



Por volta de 12 semanas após a concepção, o bebê já está produzindo urina. Ele engole líquido amniótico que é digerido e filtrado pelos rins e aí é urinado de volta no útero. Na segunda metade da gravidez, o bebê vai urinar cerca de um litro por dia. 

Gostar de doce desde cedo


Os bebês conseguem detectar sabores dentro o útero, porque a comida que a mãe come pode alterar o sabor do líquido amniótico. Mas a partir de 15 semanas os bebês mostram preferência por sabores adocicados por engolir mais líquido quando está doce e por engolir menos líquido quando está mais amargo.

Os bebês podem sonhar


A partir de 4 semanas após a concepção os bebês começam a dormirMedir diretamente a atividade cerebral de um feto humano enquanto ele está no útero é impossível. O que se sabe sobre os hábitos de sono em uma idade tão pequena vem de observações sobre os movimentos dos olhos dos bebês.

É sabido que o cérebro oscila entre o ciclo REM (no qual o cérebro ainda está parcialmente consciente) e o ciclo não-REM (no qual o cérebro já está com os sistemas praticamente desligados e o cérebro descansa). Especialistas já flagraram o sono REM (sigla em inglês de movimento rápido dos olhos), característico de quem está sonhando, a partir da 23ª semana de gestação. 

Aprendendo uma língua


Bebês ainda no útero já podem entender o ritmo e as entonações da língua de suas mães. Alguns especialistas dizem que podem perceber a diferença da língua que vão falar só pelos murmúrios que fazem depois que nascem.

Fazendo o bebê pular


A partir de 23 semanas de gravidez o bebê pode começar a fazer barulhos estranhos como espirrar. Um novo estudo feito por médicos na cidade de Nova Iorque revelou que o barulho do telefone celular tocando pode surpreender ou até mesmo irritar os fetos.

Achando graça



Apesar do bebê ainda não poder rir no útero, ele pode responder às risadas da sua mamãe quicando para cima e para baixo. Isso acontece a partir de 32 semanas a partir da concepção. O que é possível e é sempre lindo de se ver é o sorriso do bebê durante a ultrassom. Nada mais precioso para uma mãe do que poder vislumbrar o pequeno sorrindo ainda dentro da barriga.



Bebês choram no útero


Embora não possam dar risada, os bebês choram no útero e isso começa a acontecer com 26 semanas a partir da concepção. Mas isso não deve ser motivo de preocupação! O choro é uma importante ferramenta de comunicação para os bebês então é compreensível que eles estejam treinando essa técnica antes mesmo de vir ao mundo.

As impressões digitais


As impressões digitais do bebê são formadas dentro dos primeiros três meses de gravidez. Ainda dentro do útero, cada movimento do bebê faz com que se desenvolvam sulcos na pele lisa e fina. Esses movimentos dentro do líquido amniótico cria um padrão único em cada dedo, sendo que nem mesmo gêmeos idênticos possuem a mesma impressão digital. Estes sulcos são extremamente úteis para termos firmeza ao segurarmos alguma coisa. E, depois de nascidos, elas não mudam jamais (salvo acidentes), o que nos garante uma assinatura individual e imutável pelo resto da vida.


Entretanto, existe uma síndrome raríssima, chamada de Síndrome de Nagali, que provoca a pele lisa nos dedos, impedindo a formação das digitais.

Coração forte


Em média, leva apenas um mês de gravidez para o coração se formar e começar a pulsar, ainda dentro do útero. O coração do embrião começa a bater quando ele está em média, com 4 milímetros (do tamanho de um feijão). Com 1 centímetro, já é possível identificar coração, cérebro, pernas e braços. Maravilhoso, não é?

O bebê tem cabelinho no rosto 



Por mais estranho que possa soar, cada bebê tem um bigodinho bem fino enquanto ainda está no útero da mãe.

Esse cabelinho fino, chamado de Lanugo, gradualmente vai se espalhando pelo corpo dele. E um pouco antes do bebê nascer esse cabelo vai se desprendendo e o bebê engole e depois faz um cocô chamado mecônio.


Uma gravidez pode durar um ano inteiro



A maioria das mamães espera cerca de nove meses, e os médicos podem induzir o parto se a gravidez continuar por muito tempo. Porém, sim, é possível estar grávida durante um ano inteiro. A gestação mais longa do mundo durou 375 dias, e, estranhamente, o bebê tinha apenas cerca de 3 quilos. Isso certamente coloca toda uma nova perspectiva em algumas semanas de atraso.


Segundo registros do ano de 1945, uma mulher chamada Beulah Hunter, de 25 anos, deu à luz em um hospital em Los Angeles. O acontecimento se tornava marcante por um motivo um tanto estranho: Penny Diana, sua filha, nascia não mais nem menos que 375 dias após ter sido concebida. De acordo com a revista “Time”, o médico de Beulah afirmou, na época, que o crescimento do bebê aparentou ter sido interrompido após três meses de gestação, e os batimentos cardíacos da criança só foram detectados pela primeira vez quatro meses depois – quando Beulah já estava no sétimo mês de gravidez. 

Produção de estrogênio


Quando a gravidez chega ao fim, a placenta de uma mulher produz mais estrogênio em um dia do que uma mulher não-grávida vai produzir em três anos. A enorme quantidade de estrogênio secretado pela placenta, durante a gravidez, promovem um desenvolvimento ainda maior das mamas, aumentando o estroma e a deposição de grande quantidade de gordura, como também a ramificação do sistema de ductos mamários.

Contrações pós-parto


Aquelas dores fortes que aparecem de instantes em instantes não cessam magicamente assim que o filho nasce. Muito pelo contrário: elas podem durar até alguns dias – sim, dias – depois do parto. Essas contrações são câimbras musculares, um jeito que o corpo encontra de cessar a perda de sangue. Mas, calma, as dores tendem a ser bem menores e, se por acaso a mulher ficar internada após o parto, talvez nem perceba.
O útero ainda mantém a sua contração para impedir que os vasos sanguíneos -abertos depois da expulsão da placenta- provoquem uma hemorragia, perigosa para a mãe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário