segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Tempo de Gestação


Quando a mulher resolve comunicar sua gravidez para a família e amigos, a primeira informação que todos esperam que esteja na ponta da língua é quantos meses de gravidez você está. Contraditoriamente, esse é o assunto que mais gera dúvidas nas mamães. Uma busca pela internet não facilitará as coisas, isso por causa da grande quantidade de tabelas e formas de contar. Não há nada que facilite a vida da gestante, mesmo se usar uma calculadora online, dependendo do tipo de conta, não haverá consenso. Entenda a causa de tantas variedades de conversões de semanas para meses.

A conta em semanas


Toda mãe de primeira viagem, que não tenha hábito de ler a respeito, pode chegar na consulta pré-natal e se depará com a surpresa do médico não revelar o tempo de gestação em meses. Sim, não conta-se o meses mas as semanas de gravidez! 

O motivo para que seja adotado esse tipo de contagem tem relação com as mudanças do feto, principalmente na primeira metade da gravidez. Em um único mês, acontecem dezenas de alterações importantes, e a contagem em semanas nos permite definir com mais exatidão o tempo de cada uma.

Por exemplo, o zigoto (óvulo fecundado) implanta-se na parede do útero na 3ª semana, o coração forma-se na 4ª, o embrião passa a ser visível à ultrassonografia na 5ª, os olhos surgem na 6ª e o futuro bebê já começa a se movimentar na 7ª semana (a mãe não nota porque ele ainda é muito pequeno). Ao adotar a contagem de semanas é mais fácil determinar os marcos que aquela gestação deveria passar. Sabe-se por exemplo que ao final de 8 semanas e ainda não ouve-se o coração do bebê, pode significar um aborto retido. 



Por que contava-se em meses?


Antigamente essa conta era feita observando o calendário lunar. Nesse caso, a data prevista para o parto é o dia que entra a mesma lua da data da concepção, pela nona vez. Por exemplo, quando a mulher engravida na lua cheia, começando a contar da lua cheia do mês seguinte, até completar as nove luas. Assim, ainda que a contagem eram nove luas, pode-se notar que a conta não incluia o primeiro mês. É o mesmo que ocorre quando atrasa a menstruação hoje. No mês em que se percebe o atraso, já conta-se a gestação como 4 semanas, ou seja, um mês. Como pode isso? Para entender a contagem em semanas, deve-se entender como se conta o início da gravidez.



Começo da gravidez


É claro que sabemos que o início da gravidez é o momento em que o óvulo fecundado se implantou no útero. Mas dizer quando isso ocorreu é que causaria problemas para determinar o tempo de gestação. 

Mesmo para quem tem controle do seu ciclo menstrual e também de sua ovulação, não se pode determinar quanto tempo levou entre a ovulação, fecundação e implantação do embrião, já que não há um tempo certo e cada mulher levará mais ou menos tempo nesse processo.

Assim, era preciso de uma data que toda mulher poderia identificar e, a partir dela, contar o tempo de gravidez. Essa é a Data da Última Menstruação, conhecida como DUM, que corresponde ao primeiro dia de sangramento do último episódio de menstruação antes da gravidez.

Contagem da DUM


A gestação é datada do início do ciclo menstrual em que será liberado o óvulo a ser fecundado por um espermatozoide dando origem ao embrião, que formará o futuro bebê. Pode parecer estranho, mas é assim mesmo – a gravidez é contada mesmo antes do embrião ter sido formado; é por isso que você nunca conheceu alguém no primeiro mês de gravidez – só é possível saber que se está grávida a partir do atraso menstrual, normalmente 4 semanas após a DUM. 

É importante lembrar que mesmo que a mulher só tenha tido uma única relação sexual no mês que engravidou, isso não significa que a concepção tenha ocorrido neste dia. Os espermatozoides podem permanecer viáveis dentro do aparelho reprodutor feminino por 5 a 7 dias, dependendo da vitabilidade dos mesmos. Portanto, se a mulher teve relações no dia 16, mas só ovulou no dia 19, a concepção ocorreu somente 3 dias depois da cópula.


Se a mulher tiver tido mais de uma relação sexual no mesmo mês, aí mesmo é que fica quase impossível descobrir qual foi o exato dia da fecundação. Como o óvulo fica viável por 24 horas e os espermatozoides por até 7 dias (em geral 3 a 5), se a mulher engravidou em um mês que teve relações nos dias 12, 14, 17 e 19, isso significa que a fecundação do óvulo pode ter ocorrido entre os dias 12 e 26 do mesmo mês. Ou seja, um imenso intervalo de 2 semanas.

Portanto, como é quase impossível descobrir o dia exato que ocorreu a fecundação, de forma a tornar o cálculo mais simples, convencionou-se designar o primeiro dia da gravidez como o primeiro dia da última menstruação. É muito comum os médicos se referirem a este dia como DUM (sigla para Data da Última Menstruação).

A confusão da conversão


Por usar a contar o primeiro mês com 4 semanas como referência do tempo de gestação, é comum que a mãe adote essa contagem para os próximos meses. Como comentado anteriormente, antigamente a gravidez era contagem com base no calendário lunar. Contudo, o calendário gregoriano que usamos não define todos os meses com o mesmo número de dias. Há meses de 28, 29, 30 ou 31 dias. Portanto, não há sincronicidade com as semanas, da mesma forma quando adotamos o mês lunar, que dura 28 dias ou 4 semanas. 

Esse é o motivo de tanta diferença entre as tabelas de conversão encontradas na internet. 

Contagem Lunar


O calendário lunar conta 1 semana lunar = 7 dias. O mês lunar então é formado por 4 semanas de 7 dias = 28 dias. 

Como o período compreendido entre o início da gestação e o dia do parto tem cerca de 280 dias, podemos perceber que esse valor corresponde a 40 semanas.

A gravidez estará completa ao término do 9º mês lunar, porém o bebê nascerá ao longo do 10º mês lunar. Foi daí que surgiu o conhecimento popular de que a gravidez dura 9 meses. Na verdade o bebê está pronto pra nascer após 9 meses, mas nascerá ao longo do 10º mês lunar de gestação.

Uma vez que um mês lunar tem 4 semanas, 40 semanas de gravidez correspondem a 10 meses lunares. 

Variedade de tabelas


Pesquisando na internet encontramos tabelas que convertem semanas e outro mês com 5 semanas. Outras que alternam um trimestre com todos os meses com 4 semanas e o trimestre seguinte com meses com 5 semanas. Outras que é até difícil compreender como seria a contagem. 









Mes lunar e Mes Gregoriano


Essa tabela é a melhor (para mim) para entender a diferença entre os tipos de contagem, ficando mais fácil entender a transição de um mês para outro:



Calcular a data do parto


Quando calculado pela DUM, uma gestação normal (ou a termo) é aquela que dura entre 37 a 41 semanas. Se o bebê nascer antes da 37ª semana, ele é considerado prematuro. Se nascer após a 42ª semana, ele é chamado de bebê pós-termo.

Na maioria dos casos, os bebês nascem ao redor da 40ª semana de gravidez. Portanto, quando o obstetra lhe diz a data prevista para o parto (DPP), ele simplesmente contou 40 semanas após a sua DUM. Uma forma rápida de estimar a DPP sem ficar contando os dias no calendário é através  da fórmula de Naegele:

1º – Pegue o primeiro dia da sua última menstruação (DUM) e adicione sete dias.
2º – Diminua três meses.
3º – Some um ano.

Exemplo:

DUM = 05 de Maio de 2014
Some 7 dias = 12 de Maio de 2014
Subtraia 3 meses = 12 de Fevereiro de 2014
Some um ano e obtenha a DPP = 12 de Fevereiro de 2015

Obviamente, isso é apenas uma estimativa. O objetivo não é tentar adivinhar o dia do parto, mas, sim, informar a mãe da época provável do nascimento, caso a gravidez vá até as 40 semanas. Na verdade, somente cerca de 5% dos bebês realmente nascem na data estimada no início do pré-natal. Uma gravidez pode ir até 42 semanas de gestação sem problemas.

Caso não saiba a DUM


Várias situações podem levar a mulher a não lembrar o dia exato da sua menstruação. Por exemplo, mulheres com ciclo menstrual muito irregular, mulheres que só descobrem a gravidez já com várias semanas de gestação, mulheres que tiveram sangramento de escape no início da gravidez e o confundiu com a menstruação, etc.

Nestes casos, a ultrassonografia transvaginal é a forma usada para estimar o tempo de gravidez. A partir da 5ª semana de gravidez, o embrião já pode ser identificado pelo ultrassom. Este exame tem uma acurácia muito elevada se for feito ainda no primeiro trimestre.

Nas primeiras semanas (até a 12ª), todos os bebês têm tamanhos muito parecidos entre si. Com o ultrassom, o médico dará a você uma data prevista para o parto.

A partir daí, a cada novo ultrassom que você fizer, pode aparecer uma data prevista para o parto diferente. Lembre-se que a mais confiável sempre será a que você obteve primeiro. 

E se o tempo de gravidez no ultrassom não bater com o tempo calculado pela DUM?


Mesmo em mulheres que tenham ciclos regulares, mas principalmente em mulheres com ciclos irregulares, um exame de ultrassom deve ser feito para confirmar a datação da gravidez no início da gestação, de preferência em torno de 9 semanas. Geralmente a data do ultrassom não bate exatamente com a DUM:

  • Quando essa diferença é menor que uma semana, você deverá datar a gravidez pela DUM;
  • Se a diferença for maior que uma semana, então o ultrassom é mais fiel para a datação.


Converse sempre com seu médico a respeito.

Quando insistem em saber o tempo da gestação em meses?


É complicado quando a gestante é questionada quanto tempo de gestação e mesmo respondendo as semanas, é insistido por saber o tempo em meses. Nesse caso, um truque que ensinado é usar a data prevista do parto para marcar a virada de cada mês. Dessa forma, no mês anterior a data do parto, a gestante entra no nono mês. Ou seja, se a data do parto é 26/07/2017, a cada dia 26 a gestante contará como mais um mês de gestação.

Divisão da gravidez em trimestre


A gestação é dividida em três trimestres, onde cada um tem suas características e marcam as 3 grandes transformações da gravidez.

Primeiro trimestre é a fase do começo da gestação, do sono, dos enjoos.

1 a 4 semanas de gestação: 1 mês
5 a 8 semanas de gestação: 2 meses
9 a 12 semanas de gestação: 3 meses

Segundo trimestre uma fase que costuma ser ótima, boa para fazer compras, investir na vida sexual e até viajar.

13 a 16 semanas de gestação: 4 meses
17 a 20 semanas de gestação: 5 meses
21 a 24 semanas de gestação: 6 meses

Terceiro trimestre é quando a mulher fica mais inchada e pesada.

25 a 28 semanas de gestação: 7 meses
29 a 32 semanas de gestação: 8 meses
33 a 36 semanas de gestação: 9 meses
37 a 40 semanas de gestação: 10 meses.

Mesmo a divisão em trimestres apresenta algumas variações de quando começa ou termina. Dessa forma, não fique surpresa se encontrar sites com datações diferentes.

Calculadora do DPP



Como se pode ver, é normal que quando se pretende converter as semanas de gestação para meses, haja algumas diferenças entre o tempo de gestação que você chegou ao tempo que sua amiga calculou. Tudo dependerá da tabela adotada. O melhor mesmo é continuar contando em semanas. Até a próxima!!!

Leia também:

O que NÃO dizer a uma gestante

Dores na gravidez

Como aliviar os enjoos na gravidez

As fases do trabalho de parto

Curiosidades sobre a gravidez

Nenhum comentário:

Postar um comentário