segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Ultrassom é confiável para saber o sexo do bebê?


A gravidez chega trazendo muitas dúvidas, não apenas para os pais que passam a pensar no sonho se realizando ou ainda na situação financeira, como para aos envolvidos, avós, tios, parentes e amigos que desejam participar desse momento junto com a gestante. Nesse caso, a pergunta que não cessa é se será menino ou menina.

Contudo, a próxima dúvida que chega é se o resultado é confiável! Há muitas histórias de pais que achavam que iam ter uma menina, mas depois descobriram que era menino e vice-versa. A grande questão é se o ultrassom pode errar? Sim! Na verdade existem alguns fatores que contribuem para uma exatidão menor do exame. Vejamos o que pode fazer o ultrassom ser menos confiável:

Qualidade do aparelho


É importante contar com um aparelho de ultrassom que ofereça a melhor qualidade para que o diagnóstico seja o mais assertivo possível. Tal qual todo tipo de aparelho, o equipamento de ultrassom também é passível de ajustes, manutenção e falhas. Pois isso também interfere no resultado do exame. 

Experiência médica


Poucas pessoas sabem mas o médico que realiza o exame de ultrassom deve ser especialista em exame de ultrassom obstétrico. Quanto mais experiência médica em conjunto com um bom aparelho de ultrassom, o resultado é menos suscetível a erros. 

No Brasil, por determinação do CFM – Conselho Federal de Medicina, somente um médico ou uma médica podem realizar e interpretar os exames de ultrassom, sendo especialista na área de ultrassonografia, profissionalmente preparado para utilizar as principais técnicas necessárias para a realização deste exame.

Outras situações que dificultam um exame de qualidade


Devido à fragilidade do feixe ultrassonográfico, à medida que ele penetra camadas e mais camadas dos tecidos, vai perdendo sua energia e a resolução da imagem vai se deteriorando progressivamente, motivo pelo qual a qualidade do exame quando há muitos fetos, muitos miomas grandes ou quando a paciente está muito obesa é pior do que quando está magra e não tem nenhuma das situações mencionadas. Cirurgias abdominais prévias, posição uterina e posição fetal também pode atrapalhar a visualização do sexo do feto. A experiência do médico que executa o exame ultrassonográfico e o tipo de equipamento utilizado também influencia a qualidade do procedimento.

Idade Gestacional


Quanto mais tarde é feito o exame de ultrassom menos chances há de "indicar" errado o sexo do bebê. Isso acontece pois os primeiros exames, feito antes de 14 semanas, não consegue confirmar o sexo do bebê pois nesta fase da gravidez o bebê ainda não tem a genitália totalmente formada. 


Na verdade, o que se vê nessa fase é uma estrutura chamada tubérculo fetal, a qual, dependendo da posição em relação ao tronco do bebê, sugere que seja menina ou menino. Contudo, é importante saber que existe 20% de chance de erro. Os médicos analisam o ângulo em que o tubérculo genital se encontra, como abaixo:

Tubérculo Genital masculino (XY) e feminino (XX)



Lembre-se que dependendo da posição do bebê ou da experiência do médico, essa análise pode ser incorreta.

Quando a ultrassom é mais confiável


A partir da 16ª semana é a época ideal para conhecer o sexo do bebê, pois os órgãos sexuais já estão bem desenvolvidos. Quanto mais tempo aguardar melhor! A posição do pequeno dentro da barriga pode dificultar a visão, mas, com um pouquinho de paciência na hora do ultrassom, o médico pode conseguir fazer com que ele se vire. Alguns truques como comer chocolate e refrigerante antes do exame também ajuda para que o bebê se movimente mais. Mesmo que o médico dê seu palpite, o melhor é sempre confirmar no ultrassom morfológico do 3º trimestre. 


Veja como é formado o sexo do bebê:




Dessa forma, não exija de seu médico uma resposta caso ele esteja com dificuldades pois realmente pode estar difícil e uma resposta precipitada pode levar a sérios problemas no futuro, como ter que trocar o enxoval do bebê e ter que explicar para todos que o sexo estava errado. Lembre-se de aguardar a confirmação com um segundo, terceiro e até quarto exame! Caso a curiosidade e a ansiedade sejam maior, a mamãe pode optar pela sexagem fetal. (Saiba mais a respeito aqui!) E deixe as compras de roupas e decoração em rosa ou azul apenas para o final da gravidez, enquanto isso investir em cores e tons neutros é uma maneira sábia de arrumar o enxoval sem ter que trocar tudo depois! Até a próxima!

Leia também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário