quarta-feira, 30 de março de 2016

Diferentes tipos de partos



Em se tratando de gravidez, a hora do parto é um tema que gera muitas conversas, discussões, medos, dúvidas e todo tipo de ansiedade por parte, principalmente, da mãe. A ansiedade é maior por parte das mães de primeira viagem que não têm ideia do que acontece de verdade (pessoalmente) nesse momento tão marcante. Em um mundo onde a informação é acessível tão rapidamente, alguns cuidados devem ser tomados para que, ao optar por um parto ou outro, ela saiba quais os prós e contras de sua escolha. 

Parto Natural, Parto Normal e Parto Humanizado


O parto natural é o mais antigo modo do homem vir ao mundo. Muitas pessoas confundem parto natural com parto normal. Ambos ocorrem via vaginal depois de um determinado tempo de trabalho de parto. 



No parto natural não há intervenções médicas, sejam elas medicamentosas ou não (uso de objetos que auxiliem na retirada do bebê, como o fórceps por exemplo). Nesse tipo de parto os enfermeiros e obstetras estão acompanhando o trabalho de parto a fim de garantir que tudo ocorra bem mas sem lançar mãos de intervenções quaisquer. Todo parto natural é normal mas nem todo parto normal é natural. 




Acontece que, ainda que o parto seja via vaginal, no parto normal, a mulher tem a opção de tomar medicamentos que irão ajudar com as dores do trabalho de parto ou o obstetra pode necessitar utilizar instrumentos que ajudem no trabalho de parto. O obstetra exerce a função de conduzir o trabalho de parto e pode intervir, realizando incisão no períneo para alargar o trajeto de saída do bebê, a chamada Episiotomia; administrando medicações para acelerar as contrações; recorrendo à analgesia, incluindo anestesia peridural; e até mesmo ajudando na expulsão do bebê manualmente. É devido a número de intervenções feitas no parto normal que, apesar do nome, deixa sua normalidade normalidade e passa a um evento repleto de procedimentos e interferências realizadas de forma rotineira e, muitas vezes, desnecessária.

O parto humanizado é um parto em que, além de não haver intervenções desnecessárias, há uma participação maior da família da parturiente, ou seja, o familiar que estiver acompanhando o trabalho de parto também tem relevância no mesmo. Toda a equipe médica, a família e a mamãe então interagem de forma que, o tempo e a segurança do bebê sejam respeitados. Nada é feito sem conhecimento dos demais e ainda que sejam necessárias medidas médicas, a opinião da família é levada em conta, mas essa é feita com base em informações pertinentes para a saúde da mãe e da criança. 




No parto humanizado, a grávida decide se quer um parto normal ou cesárea, anestesia, na cama ou na água, por exemplo, cabendo apenas à equipe médica respeitar essas decisões, desde que não coloquem em risco a mãe e o bebê. 



Muitas pessoas acham que a cesárea não é um parto humanizado já que há intervenção médica, mas se ela for feita de forma a respeitar a família, mantendo-a esclarecida e ciente dos riscos, ela também pode ser considerada humanizada. Digo isso pois há muitos casos de indicar cesárea porque "o bebê é grande ou pequeno demais", "a mãe tem bacia estreita" ou "o bebê virou de posição durante o parto".

Cesariana



Algumas pessoas não gostam de nomear a cesárea como um parto pois é uma cirurgia, mas há aqueles que dizem se tratar de um parto cirúrgico. Feito quando, por algum motivo, o parto não pode ser normal. 

A grande questão nesse tipo de procedimento é a sua real necessidade, já que muitas mães (não julgo aqui!) preferem optar por esse tipo de intervenção no momento do parto, embora muitas vezes os riscos não são colocados de forma clara para a paciente. 



É um procedimento relativamente rápido, dura cerca de 30-40 minutos (quando não há complicações) mas que tem um pós-operatório mais demorado, momento em que as energias da mãe são mais necessárias, que é quando ela e o bebê vão para casa. 

Diferenças entre os partos



É claro que se você está grávida ouvirá muitas histórias sobre partos, ainda que algumas sejam proibidas (ou deveriam ser), independente do tipo de parto que você preferir, existirão histórias felizes e outras tristes. Isso não significa que seu parto será igual ao da tia da comadre da amiga da vizinha... Informe-se e opte por aquilo que você se sentirá feliz. Não importa qual seja sua escolha, desde que faça consciente e não apenas por causa do seu médico que tinha férias planejadas bem na sua data de parto! Cada parto apresenta riscos em diferentes níveis... Minha torcida é para seu parto, seja ele qual for, lhe traga seu baby em segura pois é isso que importa! Até a próxima. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário