quarta-feira, 7 de junho de 2017

Motivos para esperar o trabalho de parto


"Esse bebê não nasce nunca?!"
"Ainda na barriga?!" 
"Não nasceu ainda?!"

Essas perguntas são muito comum na reta final da gestação. Muitas gestantes passam então a ficar aflita por estar com 39 semanas e ainda não terem entrado em trabalho de parto. Soma-se a isso os médicos que amam agendar a cesariana e tem-se então uma chuva de bebês nascidos antes de completar as 40 semanas de gestação. Mas o fato é que se tudo estiver correndo bem na gravidez, essas últimas semanas, são super importantes para os bebês! É importante respeitar o tempo do bebê, e aguardar o sinal dele de que está totalmente formado e pronto para nascer.



A importância de esperar o trabalho de parto


Quando a mulher entra em trabalho de parto, o bebê passa por uma preparação para nascer que começa com as contrações uterinas. Elas funcionam como um alerta para a criança, que passa a liberar substâncias para o amadurecimento final do próprio organismo, como o hormônio corticoide, que age no pulmão – se você estiver em trabalho de parto e for preciso uma cesárea de emergência, a criança já vai estar com o organismo mais pronto. Além disso, o seu corpo também estará mais preparado para amamentar graças a hormônios liberados no trabalho de parto. A ocitocina, também conhecido como "hormônio do amor" ajuda não apenas na conexão entre a mãe e o bebê, como também ajuda na amamentação (Saiba mais sobre a Ocitocina). A segunda etapa ocorre no parto. Quando o bebê passa pelo canal vaginal, os pulmões dele sofrem uma compressão que ajuda a eliminar líquidos e fluídos que possam causar algum desconforto respiratório posterior. É por tudo isso que não vale a pena agendar uma cesárea.


Razões para dar 40 semanas de gestação para o seu bebê! 


#1 Bebês nascidos com 40 semanas, são mais capazes de sugar e engolir, graças aos músculos da face mais desenvolvidos. 

#2 Essa habilidade de sugar e engolir melhor, torna a amamentação muito mais possível! 

#3 Bebês nascidos com 40 semanas são mais capazes de controlar a temperatura corporal, isso por conta da gordura extra que eles possuem.

#4 Num geral, quanto mais tempo o bebê fica na barriga, menos tempo ele fica no hospital. 

#5 O desenvolvimento do cérebro acelera nas últimas 5 semanas de gestação. 

#6 Os bebês ganham mais peso nas últimas semanas de gravidez, esse peso extra, prepara eles para o nascimento e o primeiros dias de vida.

#7 Bebês prematuros têm mais chances de terem icterícia, pois o fígado dos prematuros pode não estar totalmente formado. 

#8 Bebês prematuros têm mais chances de terem problemas respiratórios, pois o pulmão do prematuro pode não estar totalmente formado. 

#9 Bebês prematuros têm maiores chances de hemorragias cerebrais. 

#10 Bebês prematuros têm mais chances de terem convulsões nos primeiros dias de vida e mais chances de desenvolverem epilepsia. 

#11 Bebês prematuros têm mais chances de terem problemas de audição, pois seus aparelhos auditivos podem não estar totalmente desenvolvido no nascimento. 

#12 Nos últimos meses de gestação os bebês fazem um estoque de glicogênio para regular o açúcar no sangue. Bebês prematuros podem não ter o tempo suficiente de estocar o glicogênio, e por isso eles têm mais chances de terem problemas com baixa glicemia. 

#13 Bebês nascidos com 40 semanas têm melhores resultados, do que bebês nascidos com 38 semanas nos exames de protocolo realizados em recém-nascidos.

#14 Bebês nascidos com menos de 37 semanas têm mais chances de terem problemas comportamentais. 

#15 Bebês prematuros não são capazes de ficarem acordados o tempo necessário para uma mamada completa. 

#16 Bebês nascidos antes de 38 semanas têm mais chances de serem readmitidos no hospital. 

#17 O cérebro de um bebê de 35 semanas pesa apenas 2/3 do cérebro de um bebê com 39, 40 semanas. 

#18 Mais de 25% dos bebês que nascem de cesáreas eletivas entre 37 e 39 semanas precisam ser admitidos em Unidades Intensivas neonatal. Comparado a 1 em cada 20 bebês que nascem depois de 39 semanas. 


#19 Os números de mortalidade infantil são 4 vezes maior para bebês nascidos entre 34 e 36 semanas. 

Razões para a mãe esperar 40 semanas: 


#20 Você está prestes a deixar de ser o centro das atenções, então segure a ansiedade e aproveite para ser a número 1 por um pouquinho mais de tempo! 

#21 Aproveite esse tempinho extra para curtir uma babymoon (viagem antes do nascimento) com seu marido. 

#22 Lembre-se que você  já está se relacionando com seu bebê mesmo com ele na barriga, então aproveite para curtir ele na barriga, enquanto ele não regorgita na sua blusa e chora noite e dia no seu colo. 

#23 Você pode não acreditar agora, mas você ainda vai sentir muita falta dessa barriga, dos chutinhos, dos soluços, de saber que seu bebê está dentro de você. 

#24 Aproveite esse tempinho extra para curtir seu marido, vocês não terão muito tempo sozinhos nos primeiros meses após o nascimento do seu bebê. Aproveite para ir ao cinema, jantar fora. 

#25 Aproveite este tempinho extra para deixar tudo pronto para o bebê! 

#26 Esperar para entrar em trabalho de parto naturalmente, geralmente faz com que você consiga seguir seus planos do plano de parto. 

#27 Aproveite para dormir!!!!! Você não imagina como vai sentir saudade do tempo em que podia deitar e dormir. 

#28 Você não imagina quantas trocas de fralda pode deixar de fazer nessas semanas extras com seu bebê na barriga. 

Razões para esperar 40 semanas para ter um parto mais tranquilo: 


#29 Aguardar o trabalho de parto natural, significa não induzir o parto. Induzir o parto aumenta os riscos para o bebê e as chances de hemorragia pós-parto. 

#30 Induzir o parto aumenta os riscos de você precisar de uma cesárea. 

#31 A cesárea é uma cirurgia de grande porte, que oferece riscos e com uma recuperação difícil. 

#32 Aguardando o trabalho de parto natural, você diminui muito os riscos do parto e de intervenções. 

#33 Induzir o parto pode fazer com que seu parto seja mais longo. 

#34 Especialistas acreditam que o parto induzido é mais doloroso, isso porque a ocitocina artificial provoca contrações fortíssimas. 

#35 Tanto o parto induzido, quanto a cesárea aumentam os riscos de infecção.

Coisas para se lembrar: 


#36 Como muitas vezes a contagem das semanas não é exata, por ser baseada no ciclo menstrual, que não é exato. Muitas vezes o que você pensa que é 38 semanas, pode ser 36 na verdade. 

#37 Dê esse tempo extra para o seu bebê amadurecer, confie nele, ele saberá quando estará pronto para o mundo do lado de fora da barriga.

#38 Bebês não são muito convenientes, eles querem mamar o tempo todo, regorgitam assim que você colocou uma roupa limpa neles, e fazem cocô assim que você sair de casa. Aproveite a conveniência de ter o seu bebê dentro da sua barriga! 

#39 Devagar e forte é que se vence a corrida! 

#40 Se existe algo na vida que vale a pena esperar, é por isso! Você se alimentou bem, não bebeu álcool, você evitou medicamentos nesses meses todos e tudo pela saúde do seu bebê. E se existe algo super importante para a saúde do seu bebê, é isso, esperar o tempo certo dele chegar, para que ele possa começar a vida bem, forte, saudável e pronto!  

O parto consciente


Ninguém quer aqui dizer que a cesárea não deve ser feita ou que apenas o parto natural ou normal é bom. Na verdade, quando realizado de forma consciente, todos eles podem ser muito bem aproveitados (Leia mais sobre os diferentes tipos de partos). Não adianta querer ter um parto normal se a criança já apresenta sofrimento fetal. claro que seria maravilhoso que o parto fosse sempre o mais natural possível, mas felizmente, a cesárea veio para ajudar nos momentos em que tudo não saiu como o esperado. Cesárea bem indicada salva vidas e deve ser um recurso utilizado quando necessário! Cesárea Humanizada existe, conheça mais a respeito neste post!

É fundamental que a mulher entenda tudo o que está se passando com ela, os prós e contras de escolher o tipo de parto que deseja e acima de tudo, optar por garantir sempre a saúde e segurança não apenas dela mas também do bebê. Muitas mulheres escolhem cesárea por não entenderem os motivos reais ou ainda por acreditarem estar fazendo o melhor para si e para o bebê, quando na verdade apenas estão sendo conduzidas para essa decisão pelo bem estar do médico.

A gestante que deseja o parto normal ou ao menos deseja esperar o trabalho de parto, deve conversar com seu médico a esse respeito e caso não se sinta segura dos motivos apresentados para ter que agendar uma cesariana, o melhor é procurar uma segunda opção ou mesmo trocar de médico. 


E o que fazer com a ansiedade?


Vamos cuidar dela. Ansiedade maternal não é motivo para adiantar o parto. Imagine que  parto não é um fim, é apenas o começo de uma vida nova e bastante cansativa. Porque tanta pressa de chegar lá? O bebê virá no tempo dele. Curta o silêncio, durma à tarde, ponha músicas legais para o seu bebê ouvir. Vá ao cinema, leia todos os livros que você sempre quis e nunca teve tempo, caminhe no parque, saia para jantar, namore  seu companheiro, encontre suas amigas ou  visite as que já tem filhos pequenos. Cuide de você,  conecte-se  com a sua essência, sua família, seus desejos, sua missão. Uma parte importante dela está prestes a começar. Até a próxima!







Nenhum comentário:

Postar um comentário