terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Quem é a doula?


Nos dias de hoje é muito comum ouvirmos debates acirrados a respeito de como deve ser o parto, qual o melhor e o verdadeiro, quem é e quem não é uma boa mãe por ter optado por este ou aquele procedimento. Embora este seja um ótimo tema, por hoje, optei por explicar o papel de alguém que ouvimos falar mas não temos muita ideia do que ela faz: a doula! Se enfim conseguiu seu positivo e ainda quer entender um pouco a respeito desse profissional, aqui vão algumas colocações. 

O que é uma doula?


Doula é uma palavra com origem grega que significa "mulher que serve". Conhecida hoje como a pessoa que estará para dar todo o suporte durante o parto. 

Antigamente, o parto era um acontecimento que reunia as mulheres da família para ajudar a gestante a passar pelo trabalho de parto da forma mais confortável e natural possível. Eram as irmãs, tias, avós que estavam ali para oferecer travesseiros, massagens ou apenas apoio as mulheres durante o parto e também com os cuidados com o recém-nascido.

Com o passar do tempo, a medicina evoluiu e vários especialistas foram sendo formados, cada um preocupado com sua área de conhecido, prontos para cada procedimento médico necessário durante o parto. Então temos os obstetras, pediatras, enfermeiras, cada um especializado na sua área, mas que muitas vezes deixam o lado emocional da mãe para último plano e é nesse momento que a doula faz toda a diferença. 

A doula é uma profissional com alguma experiência na área da saúde mas que não se atém apenas aos aspectos clínicos da parturiente. A doula está pronta a dar todo suporte emocional, oferecer conforto, encorajamento, tranqüilidade, além de oferecer as informações sobre os procedimentos e as mudanças físicas esperadas (dilatação, posição do bebê e contrações, entre outras) durante o período de intensas transformações que mãe está vivenciando. 

Para algumas mulheres, é importante respeitar o tempo de trabalho de parto de forma mais natural possível, mas pela falta de experiência e conhecimento, não sentem-se seguras para questionar as sugestões do seu médico. Ter alguém por perto, que além de conhecimento, irá respeitar suas escolhas, traz muita tranquilidade para viver o parto de acordo com suas convicções sem arriscar o bem-estar da mãe e do bebê.

O que a doula faz?


Através de sua presença contínua ao lado da gestante, a doula irá dar todo o suporte emocional. Além de tranquilizar, encorajar e dar apoio, ela tem papel de dar carinho e acolher a gestante nesse momento tão importante. Para isso utiliza todos os recursos disponíveis para que o ambiente seja o mais silencioso e calmo ou mesmo, de acordo com a preferência da mãe, poderá ajustar a iluminação ou colocar um som ambiente que seja mais agradável.

A doula também conta com conhecimento para dar maior conforto físico para a mãe, como massagens, técnicas de respiração e relaxamento, podendo sugerir banhos e posições que aliviem as dores do parto, os desconfortos ou que possam ajudar no progresso do trabalho de parto.

Quando não se tem conhecimento dos termos médicos e dos procedimentos, a doula estará disponível para explicar como funciona e quais os efeitos na mãe e na criança. Ela também pode explicar o que o papai e a mamãe podem esperar do trabalho de parto e do pós-parto, quais procedimentos são comuns ou não, de forma que a mulher poderá se preparar física e emocionalmente para os mesmos. Mesmo em caso de cesárea, ela pode dar apoio para que a cirurgia seja uma experiência mais tranquila para a mãe.

De acordo com a escolha dos pais, poderá ser meio de comunicação entre a mãe, a família e a equipe médica, onde garantirá que os desejos da mãe sejam respeitados sempre que possível.  

A doula também ajudará para que o acompanhante tenha papel ativo durante e após o parto, com sugestões de como o mesmo pode contribuir com o conforto da gestante.

Após o parto será uma opção para ajudar com a amamentação e com os cuidados com o bebê.

Não é papel da doula


A doula é uma pessoa que dará apoio à mãe mas de forma alguma será alguém que indicará quais procedimentos médicos devem ser seguidos ou quanto ao uso de medicamentos. Também não realiza nenhum procedimento clínico como aferir pressão ou medir temperatura, aplicar medicamentos, monitoramento cardíaco da mãe e do feto, não poderá questionar os procedimentos com a equipe médica, apenas colocar qual o desejo da mãe. 

A doula não é substituta de uma enfermeira ou de um obstetra. Cada profissional tem seu papel no parto e o da doula é de apoio e esclarecimento somente. Também não substitui o pai ou o acompanhante. 

Doula na maternidade


Tanto o Ministério da Saúde quanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimulam e reconhecem a importância das doulas durante o trabalho de parto. Estudos comprovam que a presença das doulas diminuem em 50% os índices de cesáreas, 25% a duração do trabalho de parto, 60% os pedidos de analgesia peridural, 30% o uso de analgesia peridural, 40% o uso de ocitocina e 40% o uso de fórceps. Fica claro, que uma pessoa com conhecimento e que respeita os desejos da mães deixam toda a experiência bem mais positiva do que jeito que deve ser. 



O Ministério da Saúde diz que "O apoio da doula, além de melhorar a vivência experimentada pelas mulheres que dão à luz, parecem ter uma influência direta e positiva sobre a saúde das mulheres e dos recém-nascidos. Devem, portanto, ser estimuladas em todas as situações possíveis." - Parto, Aborto e Puerpério - Assistência Humanizada à Mulher, 2001.

A OMS reconhece que "O apoio físico e empático contínuo oferecido por uma única pessoa durante o trabalho de parto traz muitos benefícios, incluindo um trabalho de parto mais curto, um volume significativamente menor de medicações e analgesia epidural, menos escores de Apgar abaixo de 7 e menos partos operatórios." - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. OMS. Maternidade segura. Assistência ao parto normal: um guia prático. Genebra: OMS, 1996.

Mesmo diante desses fatos, algumas maternidades não permitem a presença da doula, de forma que você deve procurar previamente junto a maternidade que pretende dar a luz, se a mesma permite a presença da profissional. 

Onde encontro uma doula?





Felizmente hoje é relativamente simples encontrar uma doula que atue na maioria das regiões do Brasil. Basta uma pesquisa na internet, há muitas indicações em listas de discussões e blogs que incentivam parto humanizado e o apoio dessas profissionais. Para começar pode acessar o site Doulas do Brasil, e a doula pode ser contatada em qualquer período da gestação. 


Na hora de contratar essa profissional, é importante observar se há empatia entre a mãe e a doula pois a confiança e a cumplicidade é fundamental para que seu papel seja cumprido em sua essência de forma maximizada. Cada profissional tem sua forma de trabalho e este deve se encaixar nas expectativas da mãe. Vale ressaltar que a doula está como apoio ao parto de forma mais natural possível, contudo, caso haja necessidade de cesárea ela será a primeira a ajudar nessa decisão, mas com a escolha de um obstetra que apoie o parto normal será mais fácil realizar esse trabalho. Até a próxima. 

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário