sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Engravidar sem muco fértil é possível?


Um grande aliado para quem deseja engravidar é o muco fértil. Conhecido como muco clara de ovo, ele é responsável por ajudar o espermatozoide a alcançar o útero durante o período fértil da mulher. Assim sendo, podemos imaginar o quanto ele é importante para quem sonha com o positivo! Contudo, algumas mulheres sofrem por não conseguir visualizar esse muco durante o período fértil. Será que isso atrapalha ou mesmo impede a gravidez? Qual a relação do muco fértil com a fertilidade? Não ver o muco fértil significa que a mulher não está ovulando? Pode-se fazer algum tratamento para melhorar a produção do muco fértil? Essas e outras questões serão tratadas mais adiante.

O que é muco fértil?



O muco fértil nada mais é do que o muco produzido no canal cervical. Também chamado de muco cervical, ele é considerado muco fértil quando se apresenta no período em que a fertilidade da mulher está mais alta, ou seja, quando as chances de engravidar são grandes. 

A função do muco fértil é de sustentar, nutrir e proteger o espermatozoide, a pouca quantidade ou mesmo a sua ausência dificulta a sobrevida do mesmo, nesta circunstância o casal terá poucas chances de conseguir engravidar.

Problemas na produção do muco fértil


A produção de muco é variável.  Existem casos de mulheres que não produzem muco cervical, contudo apresentam ciclo ovulatório com padrão hormonal normal. Nesses casos, torna-se muito difícil que os espermatozoides sobrevivam ao ambiente vaginal, já que o mesmo é bastante hostila menos que adotem medidas de auxílio à produção do muco fértil, que veremos mais adiante. Em outros casos, as mulheres ovulam normalmente mas produzem muco somente em alguns ciclos e outras que ovulam normalmente mas produzem pouco volume de muco, tão pouco que a sua visualização é imperceptível. 

Causas da ausência do muco fértil


A ausência do muco pode ocorrer sem razão aparente, e é um problema que se observa também em mulheres jovens. Estudos hormonais com padrões ovulatórios normais, demonstram que a cérvix simplesmente não respondeu aos estímulos hormonais em alguns ciclos, comprometendo a produção de muco. A outra causa comum relacionada na falha da resposta cervical é o seu envelhecimento, situação comum da pré-menopausa em diante.

A produção do muco está relacionada ao hormônio estrogênio e sua baixa pode levar a pouca ou nenhuma produção do muco fértil. A utilização de alguns medicamentos, como indutores de ovulação, podem afetar a produção do muco fértil. 

Procedimentos cirúrgicos na cérvix como cauterização, conização e criocirurgia, podem danificar ou "arrancar" as glândulas cervicais, eliminando a produção de muco e causando infertilidade. Em geral nesses procedimentos, as glândulas que estão localizadas na parte superior da cérvix, responsáveis pela  produção do muco que realiza o transporte dos espermatozoides, são preservadas, porém se observa uma redução significativa no volume do mesmo.

Nas condições de diminuição do volume de muco ou falha na sua produção em alguns ciclos, o Método de Ovulação Billings pode colaborar significativamente para a mulher reconhecer seus sinais de fertilidade.

Posso engravidar sem ver o muco fértil?


A gravidez sem a presença de muco fértil é possível embora um pouco mais difícil. Uma das funções do muco cervical do período fértil é proteger o espermatozoide da acidez vaginal. Quando a quantidade de muco é diminuída, é possível que um número reduzido de espermatozoides consigam chegar às trompas, diminuindo as chances de gravidez. Contudo, é importante lembrar que nem sempre o muco fica visível sem que se faça a colheita direto do colo do útero. Então pode ser que se tenha muco fértil mas não consiga visualizar.


Identificando a fertilidade sem a presença do muco fértil


Mesmo sem a presença do muco fértil é possível identificar os sinais que o corpo emite durante o período fértil.

É importante estar muito atenta em seu ciclo, para conseguir identificar as mudanças que ocorrem na vulva, que ajudam a reconhecer melhor a fertilidade, são elas:

  • Umidade (mesmo que pequena, é perceptível que algo mudou na sensação)
  • Sensação de lubrificada (algo escorregadio), ainda que não consiga visualizar o muco
  • Inchaço na região vulvar, apesar de fácil identificação, pode ser ocasional e de curta duração
  • Maciez vulvar, ao perceber a região vulvar inchada e palpá-la, se observa que essa está "molinha", em mulheres mais velhas se reconhece uma diminuição da flacidez
  • Desenvolvimento de um linfonodo palpável e sensível na virilha/ sinal do linfonodo (um gânglio inchado/ um carocinho)


Todos estes são indicadores valiosos da fertilidade.

Podemos utilizar-se de outros métodos para saber se estamos ovulando, como:



Como melhorar a produção de muco fértil


Existem algumas medidas que podemos tomar para ajudar nosso corpo com a produção de muco fértil:

Beber água - O muco cervical é basicamente composto de água, sem hidratação não existe produção de muco cervical. Aumente a sua ingestão de líquidos, especialmente água (pelo menos 2 litros), e colha os frutos da hidratação adequada do seu organismo.

Alimentos saudáveis - uma boa alimentação ajudará o corpo a manter-se funcionando corretamente. Linhaça, inhame, óleo de prímula, óleo de copaíba, óleo de gérmen de trigo são algumas das boas alternativas que estimulam a produção de muco cervical. 

Lubrificante amigo da concepção


Quando há pouca ou nenhuma produção de muco fértil, a alternativa é o uso de lubrificantes feitos especialmente para as mulheres que desejam engravidar. Diferente dos lubrificantes comuns, que criam uma barreira e impossibilitam a movimentação dos espermatozoides e fazem com que morram mais rápido, os lubrificantes para concepção tem uma fórmula que os deixam com a mesma consistência do muco fértil, ajudando os espermatozoides a chegarem vivos e bem mais rápido ao útero. Entenda em detalhes como eles funcionam nesse post
Como vimos, mesmo que haja pouca ou nenhuma produção de muco fértil, sempre se pode fazer algo a respeito. O importante é manter o foco e seguir em frente na conquista do positivo! Até a próxima!

Leia também:






Nenhum comentário:

Postar um comentário